Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Falciformação/Anemia falciforme como é causada.

A Anemia falciforme é  causada por uma alteração na forma dos glóbulos vermelhos do sangue da pessoa: ao invés de redondilhos, uma parte dos glóbulos vermelhos fica com forma de uma foice. Uma pessoa só terá Anemia Falciforme se herdar esse problema do pai e da mãe. Se herdar apenas do pai ou da mãe, ela não terá a doença, mas será portadora do traço falciforme: ou seja, embora não fique doente, ela poderá transmitir esta herança para seus filhos. Se dois portadores de traço falcêmico tiverem um bebê, a criança tem 25% de chance de ter anemia falciforme. 

Identificação 
A doença pode ser detectada através do exame eletroforese de hemoglobina ou exame de DNA. A gestação em casais portadores do traço falciforme (em que a hemoglobina é do tipo que predispõe à doença, ainda que o homem ou a mulher não a manifeste) apresenta um risco de 25% para o nascimento de uma criança portadora de anemia falciforme. Nesses casos, é importante que exista um aconselhamento genético antes do planejamento de filhos para que o casal conheça e avalie o nascimento de um filho. O casal tem o direito de escolher se deve ou não ter filhos. 

O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de várias hemoglobinopatias, como a anemia falciforme, além de outras anomalias como síndrome de Down. Por isso, é importante que esse exame seja feito em todas as maternidades do país e, quando constatada a doença, os pais recebam a orientação correta dos cuidados que devem ter com a criança para que ela tenha uma vida normal. 

Como é hereditária, a doença falciforme não tem cura, mas tem controle. Os médicos ressaltam a importância do diagnóstico precoce e de medidas preventivas para minorar as complicações da doença, que pode levar à morte. O paciente falciforme precisa de uma dieta equilibrada já que apresentam deficiência nos glóbulos vermelhos. Além disso, a criança com a doença tende a se cansar mais rapidamente, o que pode dificultar seu relacionamento social. 

Além de enfrentar a doença, o paciente de anemia falciforme tem problemas nos aspectos social e psicológicos. 

Conheça as manifestações 
Os principais sintomas são crises de dor, icterícia (cor amarela nos olhos), síndrome mão-pé (crises de dor, inchaço e vermelhidão que acomete mãos e pés de crianças pequenas), infecções, úlceras nos tornozelos, palidez, cansaço e dor no baço. 

As crises de dor são geralmente desencadeadas por infecções, e essas infecções podem se tornar graves se não tratadas a tempo. Durante as crises graves, a dor torna-se muito forte e pode ocorrer hemorragia cerebral, além de problemas pulmonares e ósseos associados. 

Não existe cura com a terapia medicamentosa, pois se trata de uma doença genética. No entanto, o uso correto dos antibióticos para prevenção de infecções, assim como das outras medicações, diminui a incidência de infecções e o número de crises de dor, melhorando a qualidade de vida e a aumentando o tempo de vida dos pacientes. 

13 comentários:

  1. PODE-SE ADQUIRIR A FALCIFORMAÇÃO ATRAVEZ DA DOAÇÃO DE SANGUE?
    jveza18@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao pode a falciformacao é ereditario nao adquirido

      Excluir
  2. nao se adquire porque ate a pessoa com afalsiformacao nao deve doar sangue visto que ela ja esta sempre anemica,e caso se obtenha o sangue de alguem com afalsiformacao nao se contamina visto ,que a falsiformacao e uma doenca hereditaria e nao infecciosa,no caso que alguem recebe uma transfusao com sangue de uma pessoa com falsiformacao ,nao apanha a doenca ,so que elas rebentam ou destroem se n fazem efeito (as celulas,e e bom quando se toma muitos liquidos ,ajuda na dor que e causada qdo o sangue fica ploqueado,e nao passa oxigenio,e aconselhavel a tomarem muita agua ,e alimentacao adquada ,o feijao nao E retirado da dieta ,porque contem ferro ,e tb se precisa no organismo uma vez que a sempre anemia ,so no caso em que se a transfusoes sanguiena entao ai ,o vivel de sangue no corpo e levado a que acautelar se com o consumo de feijao.nesse caso prefere se nao usar o feijao branco porque E mas rica em ferro em relacao o feijao castanho,as verduras sao ricas em acido folico,vitaminas.o paracetamol,para as dores higiene para evitar as infeccoes,o leite o peixe a carne o arroz os cereais,flocos de aveia .

    ResponderExcluir
  3. comer muitas folhas verde ajuda na producao de novas celulas sanguineas,os legumes as kissacas ,kiabos ,gimboa ,couves , saladas ,no cacimbo -E bom agassalhar se bem por causa do desencadeamento da crise da dor muito calor e muito frio,faz mal no caso do doente,usarem cremes na pelel pra evitar as lesoes na pelel pelas infeccoes,sobre tudo beber muitos liquidos,e as feridas ou as ulceras nos menbros e proprio na doenca tem que se usar meias pra proteger sempre a pele ,os antibioticos ,paracetamol alimentacao,desporto,e beber ate por dia pelo menos 1 litro a 2 litros d eliquidos,a betaraba e sim rico em ferro pode se usar nas saladas ou como lhe agradar.

    ResponderExcluir
  4. tenho um filho de 8 anos e asvezes ele acorda chorando muito traspirando e sem força o medico pediu o exames de falciforme e deu positivo ele diz q meu filho so tem algumas percentagem.sera q essas crises q ele tem tindo e da falciforme?sera q apenas 1 acido folico que o medico mandou dar todos os dia e suficiente pra ele?sera que ele nunca vai curar? ajudem por favor estou desesperada....barraba13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. eu sou a veronica paca zau tenho uma filha de sete meses na gravidez eu fiz o teste de falsiformacao deu negativo mais a minha filha as vezes acordava com dedos inflamados febres altas e chourava muito fiz o teste com ela a primeira vez deu negativo e a segunda vez deu positivo e o medico nao me disse as percentagem dela somente me mandou dar um acido folico por dia uma metede de comprimido ospem e ibuprofem tres vezes ao dia. eu gostaria saber e quero uma resposta sera possivel a crianca ser doente desta doenca sem a mae ter e so apenas o pai ter? e tanbem queria saber se mesmo sendo portadoura do pai so a crianca tem essas crises? por favor quero uma resposta estou aflita.923438692 ou veronicazau557@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segundo as pesquisas, Salvo, que cada organismo reage de formas muito diferentes,Se herdar apenas do pai ou da mãe, ela será portadora do traço falciforme mas não terá a doença, :
      Veronica, leve sua filha a consultar outro medico. e refazer os exames pois pode ser que ela tenha outro problema de saude e nao anemia falsiforme, e aí com um tratamento adequado ela fique bem.
      Que Deus te ilumine.

      Excluir
  6. Tenho 29 anos e marquei uma consulta geral por causa das dores que sinto no corpo todas as manhã, fizeram me uma serie de examés na qual deu positivo para a falciformação seta que é possível sempre fui saudável e as dores só come saram a surgir aos 27 anos...
    Como se pode interpretar isto????

    ResponderExcluir
  7. Oi Manoel, primeiro: a anemia falciforme é hereditaria em geral herdada de pai ou mãe que possui os traços. Se um deles tiver é possivel, mas antes disto deves estar ciente que podes e deve refazer os exames.Ter uma segunda opinião médica, e caso dê positivo, existe tratamento para que a pessoa tenha boa qualidade de vida.

    Segundo: excluindo a possibilidade de pais com os traços da anemia falciforme, deves mesmo voltar ao médico pois existe inúmeras doenças que podem causar tais dores, desde problemas de coluna artrose...e aí só mediante avaliação médica, exames e levantamento históricopra que voce tenha um diagnóstico e tratamento adequado.
    Muita luz!!!

    ResponderExcluir
  8. A minha mulher esta gravida e deu positivo no exame de falcigormaçao, segundo o historial da família dela e da minha ninguém teve o tem este doença se assim posso dizer. E ja temos a outra filha tmbém não tem. Alguém pode me explicar o que esta passar quando não estou a entender. Hj não dormi de tanto pensar nesta caso.

    ResponderExcluir
  9. Zau, leve ela a consultar outro medico um levantamento historico, e refazer os exames, ha casos em que o exame é repetido duas a tres vezes para ter certeza do diagnostico.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  10. Olá, se o casal for portador do traço falciforme já tem três filhos que não tem anemia, o quarto filho va i nascer com a doença ou pode acontecer de ser desenvolver ?

    ResponderExcluir
  11. Meu exame de eletroforese de hemoglobina deu A1-39% A2-3,1% e hemoglobina S -39,8% eu tenho falcemia?

    ResponderExcluir

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.