Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Insônia, o que é?

Existem basicamente 4 tipos de insônia: 
1. Dificuldade para sentir sono;
2. Dificuldade para permanecer sonolento;
3. Acordar muito cedo;
4. Sono de baixa qualidade.
Uma pessoa com insônia provavelmente apresenta os seguintes sintomas:
- Sensação de cansaço e irritabilidade ao longo do dia;
- Dificuldade para se concentrar no trabalho;
- Sonolência durante o dia
.
      Você pode estar se sentindo cansado e indisposto mesmo que não tenha insônia. Pode ser que você também esteja  "pregado(a)" porque tem ficando acordado(a) até tarde da noite. Isto não significa que você tenha insônia. Muitas pessoas ficam sonolentas durante o dia simplesmente porque elas foram pra cama tarde demais na noite anterior. Elas não têm um distúrbio do sono; elas só não dormiram o suficiente.
        Todo mundo tem uma má noite de sono de vez em quando. Para a maioria das pessoas, a insônia dura apenas alguns dias e depois desaparece sem tratamento. Mas a depressão e o estresse causam um nível mais elevado de insônia que pode durar por várias semanas. Este tipo de insônia possivelmente não irá passar assim tão fácil, por conta própria.
Quem desenvolve?
Se você sofre de insônia, saiba que não está sozinho. Este é um distúrbio do sono comum. Cerca de 30% dos adultos apresentam os sintomas da insônia. Menos de 10% dos adultos estão propensos a desenvolver insônia crônica. O distúrbio é mais comum em idosos do que em mulheres. Algumas condições médicas podem causar insônia ou, ainda, ela pode ser o efeito colateral de um remédio.
Como sei se eu tenho?
1. Você tem dificuldade para pegar no sono ou permanecer sonolento? Você acorda cedo demais? Você se sente pouco descansado depois de dormir?
2. No caso de uma criança, a criança resiste em ir pra cama ou dormir sozinha?
3. Este problema acontece ainda que você tenha a oportunidade e o tempo para aproveitar uma boa noite de sono?
4. Você enfrenta, pelo menos, um dos seguintes problemas?
- Baixa energia;
- Falta de motivação;
- Problemas de memória ou de concentração;
- Baixo desempenho na escola ou no trabalho;
- Mudanças de humor extremas;
- Sonolência durante o dia;
- Erros graves no trabalho ou no trânsito;
- Tensão, dores de cabeça ou dores estomacais;
- Frustração ou preocupação sobre seu sono.

 Se a sua resposta para estas perguntas for "sim", então você provavelmente sofre de insônia. É importante saber se há alguma outra coisa que esteja causando seus problemas de sono. Eles podem ser o resultado de um dos seguintes fatores:
Outro distúrbio do sono;
Uma condição médica;
- Uso de medicação;
- Um distúrbio de saúde mental;
Abuso de substâncias.

 Devo consultar um especialista?
Primeiro, você deveria tentar seguir algumas dicas de higiene do sono (leia mais em "6 dicas de higiene para um sono perfeito"). Você deve compartilhar seus problemas do sono com seu médico também. Se a insônia te causar sonolência durante o dia e distração, então pode ser que você precise agendar uma consulta com um especialista em medicina do sono. Ele estará apto a descobrir as causas e tratar o distúrbio.
O que o médico precisa saber?
Pra começo de conversa, seu médico precisa saber quando a insônia começou. Além disso, você terá de compartilhar sobre o que está se passando na sua vida, já que muitas variáveis influenciam o distúrbio. Por fim, um histórico médico completo também é importante. Não se esqueça de contar ao seu médico todos os remédios que você esteja tomando (isto inclui remédios que você possa ter comprado numa farmácia sem prescrição médica).
Faça um diário do sono por duas semanas. Registre o horário em que você dorme e se levanta, bem como o tempo que você permaneceu acordado de madrugada. Este diário ajudará o seu médico a identificar seus padrões do sono e fornecerá pistas sobre o que está causando o problema e como solucioná-lo.
Vou precisar fazer exames?
Médicos não precisam de exames para tratar a maior parte dos pacientes com insônia. Um especialista em medicina do sono provavelmente irá aplicar um teste escrito para avaliar seu bem estar emocional e mental. O especialista pode também solicitar exames de sangue laboratoriais caso suspeite que você tenha um problema médico relacionado.
Você precisará fazer uma polissonografia se seu médico suspeitar que você tenha apnéia obstrutiva ou outro distúrbio do sono.
Como é o tratamento?
Muitos casos de insônia respondem a mudanças que você pode fazer por conta própria. Em geral, você pode dormir melhor apenas seguindo algumas dicas de higiene do sono (leia mais em "6 dicas de higiene para um sono perfeito").
A higiene do sono consiste em hábitos básicos e dicas que ajudam você a desenvolver um padrão de sono saudável. Há também algumas coisas simples que você pode fazer para tornar sua cama e seu quarto mais confortáveis (leia mais em "8 dicas simples para trazer boas energias e melhorar a qualidade do seu sono" e "O barulho que te faz dormir - download grátis").
Aliado à higiene do sono, recorra sempre a um médico. Ele poderá ensiná-lo outras maneiras de melhorar o seu sono como, por exemplo, exercícios de relaxamento que podem ser feitos antes de dormir. Veja algumas técnicas de relaxamento em:
- "Dormindo feito bebê com Nadi Shodhana";
- "O tapinha que não dói e cura a insônia";
- "Feldenkrais: exercício, relaxamento e sono";
- "Médico revela: cura para a insônia está na boca".
Seu médico também será capaz de encontrar caminhos para você diminuir sua preocupação em dormir. Ficar fora da cama até que você esteja com muito, muito sono, ajuda. Esta é, inclusive, uma das práticas da chamada "terapia comportamental".  
Se necessário, seu médico irá alterar os remédios que você está tomando. Eles podem estar relacionados com os seus problemas do sono.
Muitos tipos de medicação podem ajudá-lo(a) a dormir melhor. Algumas são úteis, especificamente, no tratamento da insônia. Essas medicações são conhecidas como hipnóticos. Remédios que tratam outros problemas também podem contribuir para uma boa noite de sono. Seu médico saberá dizer o que funciona melhor no seu caso específico. Nunca é demais lembrar: diga "não" à auto-medicação.

Fonte: Sleep Education

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.