Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Linguagem facial.

Estamos em permanente contacto com os outros na nossa vida quotidiana. No entanto, utilizamos outros métodos para além da fala para comunicar uns com os outros. A expressão facial, o tom de voz, a postura e os gestos constituem uma série de sinais sem palavras intimamente relacionados com as nossas emoções e com os nossos sentimentos. Estes sinais são interpretados pelo cérebro, embora não tenhamos consciência da sua existência. É por esta razão que, regra geral, intuitivamente sentimos se estamos ou não em boa companhia. Defeitos cerebrais podem reduzir a nossa capacidade de utilizar a expressão facial e a leitura da linguagem corporal.
O rosto expressa todos os sentimentos
O nosso rosto reflecte os nossos sentimentos e os nossos músculos faciais são controlados pelo cérebro. Utilizamos espontaneamente as mesmas expressões quando estamos felizes, com medo, surpreendidos, zangados, infelizes ou sentimos aversão, independentemente dos nossos antecedentes culturais. Utilizamos todas as outras expressões de forma diferente. Algumas pessoas são capazes de facilmente controlar ou reprimir a sua expressão facial. Podem, por exemplo, sorrir educadamente mesmo que sintam ódio relativamente à pessoa que está à frente delas. O cérebro do receptor, no entanto, compreende imediatamente que se trata de um sorriso falso. Embora, os cantos dos lábios fiquem para cima, somente um sorriso genuíno fará aparecer as rugazinhas à volta dos olhos. Os nossos músculos dos olhos estão para além do controlo da vontade. São controlados pelo lobo frontal. Um sorriso genuíno é mais simétrico do que um falso.
A nossa linguagem corporal fala mais alto do que as palavras
Reflectimos e utilizamos parte da nossa linguagem corporal de uma forma bastante consciente. Por exemplo, quando queremos enfatizar algo com os dedos fazemos o gesto... ou o gesto: está maluco. A utilização da linguagem gestual é mais comum na Europa do Sul e nos países Árabes do que no Norte da Europa.
Outros elementos da linguagem corporal ocorrem de uma forma muito inconsciente. Por exemplo, quando parece que já nada vale a pena fazer sentamo-nos numa posição curvada, coçamos o pescoço ou cruzamos os braços para manter os outros afastados. As pessoas à nossa volta, no entanto, farão a leitura e processamento tanto dos nossos sinais corporais inconscientes assim como dos conscientes. De facto, a linguagem corporal comunica melhor do que as palavras. Há quem acredite que as palavras representam cerca de 7%, a forma de falar 38% e a linguagem corporal tanto como 55% na comunicação entre as pessoas.
A linguagem corporal é tão única como as impressões digitais
Quando sorrimos, damos um aperto de mãos, assoamos o nariz ou calçamos os sapatos os métodos são os mesmos. Cada actividade tem o seu próprio padrão de movimento definido que foi armazenado no cérebro. Por isso, o actor é confrontado com um trabalho muito exigente quando assume a linguagem corporal de outra pessoa.
Danos cerebrais podem danificar o nosso sentido de conveniência
Uma pessoa que chama a atenção sobre si própria falando exageradamente alto, dando nas vistas ou uma pessoa desgastada e insensível, frequentemente experimentam dificuldades em situações sociais. Têm um mau sentido de conveniência e não têm consciência da irritação que provocam. Pessoas que tenham sofrido um traumatismo craniano grave ou que sejam afectadas por demência senil, por uma hemorragia cerebral, por depressão ou outros tipos de danos cerebrais podem experimentar problemas na leitura e na expressão da linguagem corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.