Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Terapia pela hipnose.

A hipnose é uma experiência psicológica que induz um indivíduo ao estado de inconsciência, ou transe, podendo ser feita individualmente (auto-hipnose) ou em grupo. O Transe é um estado natural que ocorre quando a atenção de uma pessoa está extremamente focada e livre de distrações. A atenção pode estar focada em algo interno, como um pensamento ou uma imagem, ou em algo externo, como um livro, um filme, etc.
A hipnoterapia é uma psicoterapia que utiliza como ferramenta principal a técnica da hipnose. Esse tipo de tratamento vem se destacando cada vez mais como um recurso muito importante na melhoria da qualidade de vida das pessoas, curando doenças e problemas existenciais. Alguns problemas que essa técnica pode tratar:
· Fobias
· Depressão
· Síndrome do pânico
· Obesidade
· Disfunções sexuais
· Stress
· Dificuldade de aprendizado
· Dificuldades conjugais
· Memória
· Criatividade
· Timidez
· Insônia
   Esta técnica ainda é vista com reservas, pois, ao longo da história, muitos fizeram mau uso dela, assim como a apresentaram com características de "show de palco", o que distorce seu significado.
   Atualmente, é crescente a utilização da hipnose, como técnica terapêutica, respaldada por estudos e pesquisas que validam cada vez mais sua eficácia na cura de diversos males. Sua principal qualidade está na rapidez e na segurança das respostas, principalmente em casos onde técnicas tradicionais são inadequadas ou demoram no aparecimento dos resultados. É isenta de riscos, desde que sua condução seja feita por profissionais habilitados.
   A hipnose é uma ferramenta eficiente para o tratamento de alguns problemas comportamentais e emocionais.
   Neurotransmissores (como as endorfinas, por exemplo, que propiciam aquele estado de bem-estar intenso que recarregam nossas forças e nos fazem sentir o "prazer de viver"), são despejados na corrente sangüínea quando obtemos o relaxamento. E muitos destes neurotransmissores exercem função ativa na cura de determinadas doenças. Por outro lado, também o sistema imunológico é beneficiado pela auto-hipnose. Uma "simples sugestão positiva" pode aumentar, por exemplo, a concentração de imunoglobulina na saliva e reduzir, desta forma, em 80% a possibilidade de a pessoa contrair uma virose como a gripe.
   Uma das vantagens de usar a hipnose na psicoterapia reside na sua habilidade de utilizar-se desses extraordinários recursos da mente inconsciente. Todos sabemos que a mente inconsciente contém os registros de todas as nossas experiências e aprendizados de vida. A hipnose permite um acesso maior aos recursos e recordações inconscientes. Além disso, com o transe hipnótico que sempre proporciona um relaxamento profundo, pode-se interromper com segurança os processos de stress, pânico e ansiedade.Muitas experiências mostram que algumas pessoas que só conseguiriam falar sobre determinadas situações de suas vidas de forma limitada, conseguem, numa regressão hipnótica recordá-las com todo os matizes afetivos do momento em que ocorreram. Na maior parte das vezes o paciente lembra-se do que lhe ocorreu e pode, após encerrar o processo hipnótico, elaborar seus problemas.
   Nota-se que, especialmente, nos processos fóbicos, a hipnose tem se revelado eficiente. Alguns pacientes recordam-se de situações que desconheciam ou então tinham conhecimento porque pais ou parentes haviam feito menção, mas tal recordação não fazia parte de seu repertório de memória consciente.
   Entretanto, a hipnose não é um remédio para todos os males tendo indicações muito precisas, no tratamento psicoterápico. Quando falamos em indicações é necessário ter em mente, que o profissional deve ter domínio do manejo psicoterapêutico, para determinar o que deseja obter com o processo hipnótico. Além disso, é necessário ter conhecimentos claros sobre as técnicas de indução de transe bem como das técnicas de exploração desses estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.