Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Acupuntura para curar anemia falciforme.

 O tratamento disponível hoje visa reduzir a anemia falciforme e o número de crises. A hidroxiureia, um quimioterápico que aumenta a taxa de hemoglobina fetal e dilui o índice de hemácias falciformes, pode ser receitada aos pacientes que apresentam mais de um sintoma ou complicação. Quando a doença se mostra mais intensa, são necessárias transfusões de sangue. A pesquisa da Unesp buscou descobrir quais interferências levam a essa graduação na manifestação de sintomas, já que os indivíduos portam o mesmo defeito na hemoglobina. “Sabemos que a co-herança de outros traços genéticos é um fator que influencia. Buscamos, então, investigar outros polimorfismos, o estresse oxidativo e a resposta dos doentes à hidroxiureia, que é um importante antioxidante”, detalha Cláudia Bonine, bióloga da Unesp que coordenou o estudo. 
   A pesquisa analisou o comportamento de 50 adultos durante um ano. O resultado apresentado na África mostrou que os anêmicos falciformes que associam a ingestão de hidroxiureia ao quelante de ferro — droga que ajuda a tirar o excesso desse elemento do sangue — tiveram uma diminuição significativa no estresse oxidativo quando comparados com pacientes que não fazem uso desses medicamentos. A pesquisadora observa que, cientificamente, essa análise nunca havia sido feita. Por falta de prescrição ou por não aderirem ao tratamento adequado, muitos pacientes tomam apenas ácido fólico e passam por transfusões de sangue. 
O grupo da Unesp também rastreou características genéticas envolvidas com o metabolismo do ferro e descobriu alta frequência de uma mutação no gene HFE. Tal alteração leva à maior absorção do ferro, causando prejuízos ao fígado, aos rins, ao pâncreas e ao coração. “O rastreamento proporciona o direcionamento do tratamento, proporcionando uma terapia individualizada”, diz. 
Desconhecimento 
O diagnóstico precoce minimiza os prejuízos trazidos pela patologia. Antes da obrigatoriedade do teste do pezinho, isso não ocorria na maioria dos casos. A dona de casa Rita de Cássia Silva, 49 anos, não sabia que ela e o marido tinham o traço falciforme (quando a pessoa herdou de um dos pais apenas um dos genes da doença, e pode ser assintomática por toda a vida). Dos quatro filhos gerados pelo casal, dois nasceram com a doença. “Não conhecia o mal. Camila recebeu o diagnóstico somente aos 4 anos. Até então, os médicos diziam que ela tinha reumatismo. Nessa época, estava grávida de Fábio, que também herdou a doença”, relata. 
Os únicos medicamentos indicados aos dois foram injeções de benzetacil e ácido fólico. Camila sofre até hoje com dores nas pernas e nos braços. Fábio, hoje com 20 anos, teve mais problemas. “A doença foi mais cruel com ele, vítima de cinco AVCs (acidentes vasculares cerebrais) quando pequeno. As sequelas afetaram a fala, a mastigação e o aprendizado. Fábio depende de mim para se alimentar, tem convulsões por conta dos danos neurológicos e necessita de constantes transfusões de sangue. Sua vida foi completamente comprometida”, lamenta Rita. 
No entanto, a estudante de direito Janaína Castro Marques, 26 anos, também conhece muito bem as dores provocadas pela anemia falciforme, responsáveis por deixá-la internada por pelo menos uma semana a cada mês. “Já foi pior. Meu diagnóstico não foi precoce, não tenho aparência anêmica. Na infância, passava 20 dias por mês internada. Fiz inúmeras transfusões. Hoje, não preciso mais. O ácido fólico e a hidroxiureia me deram mais qualidade de vida. Também tenho encontrado alento para as dores na acupuntura”, conta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.