Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cura de lesões na mielina.

 A esclerose múltipla – EMou esclerose disseminada é uma doença neurológica crônica, inflamatória e extremamente invasiva, de causa ainda desconhecida, sem nenhuma relação com as limitações que surgem no envelhecimento. Sua maior incidência é em mulheres (3/1 em relação aos homens) e indivíduos da raça branca. Este tipo de patologia é de progressão lenta e leva a uma destruição da bainha de mielina que recobre e isola as fibras nervosas (sistema nervoso central – SNC) responsáveis pela transmissão de comandos do cérebro às várias partes do corpo e estruturas do cérebro (crânio e a medula espinhal). Esta doença, ao danificar as fibras nervosas, provoca um descontrole interno generalizado e ao agir sobre as vias neuronais para os movimentos musculares, provoca a maior parte dos seus sintomas sem afetar os nervos periféricos.
Moriel Sophia 
Cromoterapeuta – Sinaten 0880
               A chamada bainha de mielina (células de Schwann) é uma capa que envolve as fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal, fazendo com que tenham uma condução de impulsos nervosos mais rápida (condução saltatória). A mielina é uma substância lipídica (armazenadora de energia), constituída justamente por proteínas e gorduras, de cor branca reluzente e de caráter birrefringente (dupla refração), proveniente de algumas células da glia (célula formadora do tecido nervoso). Os glóbulos brancos e os anticorpos (linfócitos T) que estes produzem destroem a bainha em vários lugares ao longo da fibra, dificultando a transmissão nervosa. Os sintomas da doença, portanto, dependem de quais fibras sejam danificadas.
               Não é um processo degenerativo contagioso e, na maioria dos casos, não é fatal e nem letal. Porém, manifesta-se em surtos, com sintomas que levam horas ou dias para aparecerem, persistindo por dois a quatro meses e desaparecem num processo gradual. A repetição desses surtos (exarcebações) é que determina a gravidade de cada caso.
               Dá lugar a sintomas e sinais neurológicos sumamente variados e múltiplos, às vezes com remissões e outras com exacerbações, tornando discutíveis: o diagnóstico (procura das causas), o prognóstico (resultado provável) e a eficiência dos medicamentos.
               Não existem causas conhecidas, entretanto estão sendo estudadas causas do tipo: anomalias imunológicas, infecção produzida por um vírus latente ou lento e mielinólise por enzimas. Apesar de não ser herdada, observações de casos familiares sugerem suscetibilidade genética, havendo 15 vezes maior probabilidade de contração da condição.
               A maioria dos casos é diagnosticada em adultos jovens, sendo raros em pessoas com mais de 50 anos. As manifestações surgem entre os 20 e os 40 anos de idade, sendo que essa enfermidade teria menor prevalência e incidência na América Latina, principalmente no Brasil, pois é mais comum em climas temperados do que em tropicais.
Sintomas
               Esta doença causa uma piora do estado geral do paciente, levando-o à: fraqueza muscular, rigidez e dores articulares, descoordenação motora causando dificuldades para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perda do equilíbrio em pé, dificuldade para andar, tremores e formigamento em partes do corpo. Em alguns casos pode causar: distúrbio esfincteriano (incontinência fecal ou retenção urinária), alterações visuais graves (neurite retrobulbar / ambliopia – cegueira temporária / diplopia – por paresia do músculo reto medial unilateral com estrabismo divergente), perda de audição, depressão e impotência sexual. Em estágios mais graves da doença observam-se um comprometimento respiratório, levando inclusive a episódios de infecção ou insuficiência respiratória, que devem ser tratados com atenção e rapidez, minimizando o desconforto do paciente e uma provável piora do seu estado geral, através de exercícios para: desobstruir os brônquios, expansão pulmonar, reeducação diafragmática e musculatura acessória, com uso de incentivadores respiratórios.
               Apresentam períodos oscilantes entre melhoras e pioras, sendo que, a dor raramente existe quando predominante na medula.
               A evolução é muito variada e imprevisível. No início pode haver períodos longos de meses ou anos entre um episódio ou outro, mas os intervalos tendem a diminuir e eventualmente ocorre a incapacitação progressiva e permanente. Alguns pacientes se tornam rapidamente incapacitados. Quando a doença se apresenta na meia-idade a progressão é rápida e sem melhoras e às vezes fatal em apenas um ano.
               O principal problema para o doente é a progressiva desabilidade, pois só um terço deles será capaz de trabalhar normalmente após 20 anos. A maioria necessitará de se utilizar de cadeira de rodas para se movimentar antes dos 20 e depois do surgimento dos primeiros sintomas. Alguns casos podem surgir antes de 6 anos.
               As lesões iniciais caracterizam-se por infiltração: de leucócitos mononucleares, em volta das vênulas (pequenos vasos), incluindo linfócitos, plasmócitos e desmielinização individual dos axônios adjacentes. Lesões tardias geralmente são em todo um feixe de axônios. Há infiltração de macrófagos (células T, ativadas por auto-antígeno ainda não determinado) e micróglia (células neurogliais fagocitárias) com aspecto de célula de espuma, ou seja, que fagocitaram grandes quantidades de lipídio, certamente mielina.
Formas clínicas
relapsante-remitente:  é a forma mais comum, com sintomas agudos que se repetem com intervalo de meses ou anos e desaparecem sem deixar seqüelas ou quase nenhuma. Esses quadros agudos podem ser precipitados por: infecção, trauma e pós-gravidez (2 a 3 meses).
progressiva-secundária: é uma evolução da forma acima descrita, porém em cada agudização há uma piora da doença, deixando seqüelas importantes como: cegueira, ataxia (perda da coordenação motora) dos membros, espasticidade, fraqueza, nistagmo (movimento oscilatório/rotatório do globo ocular), disartria (distúrbio da articulação da fala) e síndrome piramidal (déficits motores).
progressiva-primária: é a pior forma e a doença não ocorre em surtos agudos e nem recorre, porém sua evolução é galopante. Há uma progressão contínua que vai se agravando com os anos dentro das características dela, bem como, podendo detonar o estado de demência se não for tratada a tempo.
progressiva-recorrente: com surtos, desde o princípio, mostrando claramente a progressão das incapacidades geradas em cada crise.
 Tratamento
               Como não tem cura, não há como impedir a progressão da doença e a terapêutica está direcionada para atrasar a progressão e diminuir a disrupção (interrupção) na vida do paciente pelo alívio dos sintomas. É possível acelerar a recuperação durante a fase aguda inicial ou relapsante. No tratamento são utilizados:
antivirais: que, se não curam, às vezes melhoram sensivelmente a sintomatologia.
interferons-beta: atua na redução da inflamação dosistema nervoso central – SNC e são proteínas naturalmente produzidas no corpo, com eficácia comprovada embora sem curar definitivamente a doença. Modula o sistema de defesa imunológico do organismo, reduzindo a auto-agressão desencadeada por linfócitos e anticorpos contra a bainha de mielina das fibras nervosas e, conseqüentemente, diminuindo as inflamações e lesões do cérebro e medula espinhal.
tônus muscular: há também as drogas antiespásticas, ou seja, diante de uma paraparesia espástica, com lesão dos motoneurônio superiores caracterizando uma condição neurológica anormal e que provoca um aumento do tônus muscular no momento da contração. Os músculos espásticos são mais resistentes à contração do que os normais e também custam mais a se relaxar, permanecendo contraídos por um período de tempo mais longo.
toxinas botulínica: proteína de origem biológica, comercializada e conhecida pelo nome de BOTOX®, tem mudado a vida de pacientes com distúrbios neurológicos e é agora considerada uma grande aliada no tratamento de reabilitação, embora seus benefícios já tenham sido comprovados há anos no campo da estética. Vem sendo utilizada com muito sucesso no tratamento de pacientes com: paralisia cerebral, traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, lesões medulares e outras patologias do sistema nervoso central – SNC. Objetiva amenizar o quadro de espasticidade (aumento do tônus) característico destas patologias e que constitui atualmente um dos maiores obstáculos para a reabilitação neurológica. Portanto, com a utilização da toxina botulínica – tipo A, a espasticidade é controlada e o tratamento se torna mais eficaz, gerando resultados mais amplos os quais tornam os pacientes mais independentes e socialmente ativos. 
betabloqueadores: substâncias que atuam no tratamento de distúrbios do ritmo: dos batimentos cardíacos, hipertensão e angina.
dores articulares: objetivam a inibição da dor e redução das inflamações articulares.
dores raras: junto ao trigêmeo. São utilizadas substâncias que deprimem a atividade elétrica excessiva no cérebro, sem afetar demasiadamente a atividade normal, ou seja, inibe a geração de potenciais de ações e úteis no tratamento de disfunções de ansiedade, epilepsia ou convulsão cerebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.