Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Descompressão microscopia estenose lombar e cervical.

CIRURGIAS CONVENCIONAIS-LAMINECTOMIAS E DISCECTOMIAS:
    Estas técnicas são utilizadas para descompressão do tecido nervoso que está envolvido pela coluna e pode ser utilizada em qualquer região da nossa coluna. Quando o quadro é de doença por estenose do canal da coluna, o principal elemento a ser retirado deve ser o tecido ósseo, embora na coluna cervical, devido ao freqüente uso da técnica por via anterior, também os discos intervertebrais são retirados.
    Quando a doença principal é a hérnia de disco, basta na maioria das vezes que seja retirado parte do material discal e conseqüente descompressão das estruturas neurológicas com da técnica da discectomia. Esta é sem dúvidas a cirurgia mais comumente realizada atualmente no mundo. Na coluna cervical em geral se utiliza esta técnica em cirurgia realizada pela porção anterior do pescoço, na coluna torácica dependendo da posição da hérnia, vamos optar pela abordagem anterior ou posterior. Na coluna lombar estamos utilizando sempre a abordagem posterior. No caso do cirurgião realizar discectomia esta retirada é parcial, portanto, não evita a possibilidade de haver recidiva de uma hérnia de disco que pode ocorrer em 5% dos pacientes operados, no mesmo local. No entanto, com as técnicas minimamente invasivas, com microscópio cirúrgico ou vídeoendoscopia o trauma cirúrgico é pequeno e a recuperação rápida, em torno de 2 a 3 dias de internação e de 2 a 4 semanas para o retorno as atividades habituais.
    As discectomias lombares podem ser realizadas com anestesia geral ou com anestesia peridural. Em geral, após 6 a 24 horas é possível deambular. Estatisticamente os boms resultados estão na ordem de 95%. Alguns pacientes retornam com recidivas ou permanecem com dores lombares por sentirem a falta do disco destruído parcialmente pela herniação.
    Nas discectomias cervicais realizadas por via anterior por haver retirada total do disco podemos indicar a associação de artrodese concomitante.
ARTRODESES DA COLUNA VERTEBRAL:
      No final da década de 80 do século passado foram introduzidas novas formas de fixações da coluna com implantes metálicos que podiam substituir corpos vertebrais, discos intervertebrais e unir vértebras por parafusos e hastes. Nos dez anos seguintes estes materiais foram aprimorados e fazem parte cotidiana da maioria das cirurgias de coluna atualmente. A grande vantagem destas técnicas é que podem eliminar as instabilidades devido a desgaste, fraturas ou tumores da coluna. O inconveniente é a perda do mobilidade no ou nos níveis da coluna em que efetuamos a artrodese. Em média a perda esta na ordem de 6% por cada nível da coluna que fixamos. Na coluna toda temos 23 disco intervertebrais.
A década de 90 do século passado foi a que proporcionou os maiores avanços nesta técnica e atualmente podemos proporcionar artrodeses em qualquer porção de nossa coluna e para a grande maioria das doenças como nas hérnias de disco, fraturas de coluna, tumores, infecções e doenças degenerativas.
      Os materiais atualmente utilizados são fundamentalmente o titâneo e o PEEK que são excelentes materiais biocompatíveis sem haver rejeição do nosso corpo e com boa ósteointegração. Também não interferem na realização de novos exames de tomografia computadorizada e de ressonância magnética.
      Nas hérnias de disco e doenças degenerativas as indicações para se utilizar uma técnica descompressiva como as laminectomias e discectomias ou uma técnica de artrodese deverá ser uma decisão médica a partir do tempo da doença, tipo de dor, se é a primeira hérnia de disco ou uma recidiva. O fator mais importante é a presença ou não de uma instabilidade macroscópica ou microscópica ou se o cirurgião presume que a cirurgia poderá trazer instabilidade na coluna.
O tratamento das fraturas da coluna bem como os tumores pode necessitar uso de materiais de implantes.
Dr. Fernando Schmidt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.