Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

HEMOCITOPOESE.

A hemocitopoese (hematopoiese ou hematopoese) é o processo de formação, maturação e liberação das células sanguíneas (eritrócitos, leucócitos e plaquetas).
No embrião, o primeiro local de formação das células sanguíneas é o mesoderma do saco vitelínico. Posteriormente, esse processo também é realizado pelo fígado e pelo baço. Já no segundo mês de vida intra-uterina, já ocorre a formação de medula óssea hematógena.
A medula óssea é encontrada no canal medular dos ossos longos e em cavidades dos ossos esponjosos. No recém-nascido, toda a medula óssea é vermelha, ou seja, a produção de células sanguíneas é extremamente ativa. Com o avançar da idade, a medula óssea vermelha se transforma em medula óssea amarela. No adulto, medula vermelha pode ser encontrada nas costelas, nos esterno, nas vértebras, no ilíaco e nos osso do crânio. No jovem, ainda há medula vermelha nas epífises proximais do fêmur e do úmero.
De acordo com o tipo de célula formada, o processo de hematopoese recebe os seguintes nomes:
- eritropoese (formação das hemácias)
- granulocitopoese (formação dos granulócitos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos)
- linfocitopoese (formação dos linfócitos)
-monocitopoese (formação dos monócitos)
- magacariocitopoese (formação dos megacariócitos, que vão dar origem as plaquetas)
Todas as células do sangue derivam de um único tipo celular da medula óssea, as chamada células-tronco pluripotentes. Estas células vão dar origem a duas linhagens distintas: as células linfóides, que vão originar os linfócitos, e as células mielóides, que vão originar os granulócitos, eritrócitos, monócitos e plaquetas. Os linfóctos migram, através do sangue, para os linfonodos, baço, timo e outros órgãos, onde completam a sua maturação.
A proliferação das células pluripotentes origina células-filhas com potencialidade menor (uni ou bipotentes). Essas células-filhas são denominadas células progenitoras e possuem alta atividade mitótica. A célula linfóide multipotente migra para os órgãos linfóides e dá origem à célula linfocítica formadora de colônia (CLFC). A célula mielóide multipotente permanece na medula óssea e pode dar origem à:
- célula formadora de colônia eritrocítica (ECFC)
- célula formadora de magacariócito
- célula monocítica formadora de colônia (MCFC) / célula granulocítica formadora de colônia (GCFC)
- célula eosinofílica formadora de colônia (EoCFC)
- célula basofílica formadora de colônia
As células células precursoras (blastos), são as que apresentam as características morfológicas diferenciais das linhagens pela primeira vez. São as células originadas pelas células progenitoras, possuem grande atividade mitótica, não se renovam e são monopotentes. São elas:
- linfoblasto
- eritroblasto
- megacarioblasto
- promonócito
- mielócito neutrófilo
- mielócito eosinófilo
- mielócito basófilo
O último estágio da hemocitopoese resulta em células maduras (linfócitos T e B, eritrócitos, megacariócitos, monócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos). Essas células não se diferenciam mais e são numerosas na medula óssea e nos órgão linfáticos.
Durante a hemociopoese, o potencial de diferenciação e a capacidade de auto-renovação das células diminui gradualmente.
A ocorrência da hematopoese depende de um microambiente adequado fornecido pelas células dos estroma dos órgãos hematopoéticos. O processo ocorre na presença de fatores de crescimento ou fatores estimuladores de colônia (CSF), que estimulam a proliferação e a diferenciação das células imaturas e a atividade funcional das células maduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.