Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pesquisa brasileira avança estudos para uso de células-tronco no tratamento da distrofia muscular.

 BIOTECNOLOGIA.
 Publicada em 25/08/2010  por Cesar Baima
Um grupo de pesquisadores brasileiros conseguiu obter células musculares a partir de células-tronco adultas retiradas do tecido adiposo (gordura), num avanço que levar à criação de tratamentos contra distúrbios como a distrofia muscular, doença genética que causa fraqueza progressiva e degeneração dos músculos. Em conferência nesta quarta-feira no Congresso Brasileiro de Neurologia, no Rio, Mayana Zatz, diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano e do Instituto Nacional de Células-Tronco em Doenças Genéticas da USP, apresentou a descoberta, que será publicada em breve na revista "Stem Cell Reviews and Reports"
Na pesquisa, Zatz colheu células-tronco adultas do tecido adiposo e de cordões umbilicais. Após serem cultivadas em laboratório, ambas as linhagens aparentavam ser iguais. Mas, após injetadas em camundongos afetados pela doença, os resultados foram bem diferentes, conta. Enquanto as células-tronco do tecido adiposo aderiram às áreas afetadas e se diferenciaram em células musculares humanas, melhorando as condições das cobaias, as vindas do cordão umbilical não conseguiram realizar a diferenciação, permanecendo inertes.
- Mostramos que as células-tronco adultas têm vocações diferentes para formar tecidos dependendo de onde elas foram colhidas. No caso da distrofia, as vindas do tecido adiposo se mostraram melhores - explica.
Por outro lado, ambas linhagens não foram rejeitadas mesmo sem o uso de imunossupressão, o que as torna uma alternativa viável para futuros tratamentos. Nesse sentido, o estudo trouxe mais revelações. As células humanas continuaram a ser encontradas nos ratos até seis meses depois das injeções, mas desapareceram após um ano. Além disso, a aplicação direta nas áreas mais afetadas não foi eficaz.
- Isso quer dizer que eventuais tratamentos deverão demandar múltiplas injeções e ser sistêmicos, isto é, por via sanguínea, para chegar em todos os músculos - diz Zatz.
A pesquisadora lembra, no entanto, que os estudos ainda estão em estágio inicial e não há prazo para que um tratamento ou cura da doença chegue aos consultórios e hospitais:
- Estamos chegando perto, mas ainda não há previsão de uso prático. É como uma casa em construção, em que colocamos mais um tijolo importante, mas ela ainda não está pronta para morar.
Os resultados do estudo brasileiro foram divulgados em meio à nova polêmica mundial com a decisão da Justiça dos EUA proibindo o uso de verbas governamentais nos estudos com células-tronco embrionárias . Por isso, Zatz também lamentou a decisão da americana, que, na sua opinião, deverá atrasar as pesquisas na área. No fim do mês passado, a Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA, na sigla em inglês) autorizou o início dos primeiros testes em seres humanos de um tratamento com células-tronco embrionárias para pacientes com lesões na medula espinhal .
- Isso é ridículo e não faz o menor sentido, já que o principal argumento contra as pesquisas com embriões era de que não havia aplicações clínicas para elas e estes testes eram justamente isso. Se por um lado ficamos aliviados por essa proibição não ser aqui no Brasil, por outro lamentamos, pois precisamos das pesquisas internacionais para somar e complementar as nossas - comenta ela, que espera uma reação forte da comunidade científica e dos próprios pacientes contra a proibição. O governo do presidente Barack Obama já anunciou que vai recorrer da decisão, que, por enquanto, não afetaria experimentos em curso.
Zatz também não acredita que células adultas reprogramadas para um estado semelhante ao das células-tronco embrionárias, chamadas células de pluripotência induzida (iPS), possam dar um fim à polêmica do uso de embriões, embora outro estudo recente tenha indicado que não são poucas as diferenças genéticas entre elas.
- É um discussão boa, mas outras pesquisas também mostraram que as iPS têm memória, tendo uma preferência para formar os tecidos de onde elas foram retiradas. Assim, por enquanto precisamos das células embrionárias, pois elas são as grandes formadoras de tecidos por excelência. Até o momento, por exemplo, elas são as únicas que se mostraram capazes de formar células nervosas funcionais, objetivo dos testes aprovados e agora sob risco nos EUA - argumenta, lembrando que as iPS também têm maior risco de virar tumores, "o que deixa seu uso terapêutico mais distante".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.