Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

# SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA-PREVENÇÃO.

Você já percebeu o quanto tem se discutido sobre qualidade de vida, atualmente? Você sabe o que significa? 
Ter qualidade de vida é saber gerenciar suas atividades e hábitos diários, de modo a melhorar sua saúde e bem estar, tornando-se cada vez mais responsável pela adoção de um estilo de vida saudável. 
O primeiro passo deve ser uma boa e completa avaliação de seus hábitos, analisando os pontos fortes e as áreas deficientes. E então, traçar metas que deverão ser alcançadas em períodos pré-determinados. Lembre-se que desenvolver hábitos saudáveis é um processo gradual durante toda a vida e os benefícios vão se incorporando lentamente. 
A través das estratégias a seguir, você poderá Ter uma idade biológica menor que sua idade cronológica. Com 40 anos, você poderá Ter uma saúde física de 30 anos. Cabe somente a você iniciar este caminho, através das decisões que vier a tomar em relação ao seu estilo de vida. 
 
As dez estratégias mais importantes para aumetar sua saúde e bem estar 
1) Não fume: o fumo é o fator que mais contribui para mortes causadas por câncer pulmonar, doenças do coração, efizema e outras doenças de alto risco. Evidências mostram que o fumo passivo causa altas taxas de problemas respiratórios. Assim se você fuma, faça um grande favor a si mesmo e aos que estão ao seu redor – pare agora!
2) Coma bem: evite alimentos gordurosos, preferindo frutas e vegetais. Limite seu consumo de gorduras a menos de 30% do seu consumo diário calórico  e coma frutas ou vegetais freqüentemente, dois passos simples que podem melhorar sua dieta no dia a dia.
3) Exercite-se: exercício não precisa ser dolorido para ser benéfico. Se é feito regularmente, mesmo de modo leve – como subir escadas, andar, dançar, ou fazer jardinagem - pode fazer muito bem pela sua saúde, energia, disposição e aparência pessoal.
4) Controle seu peso: Excesso de peso pode sobrecarregar seu coração e sua coluna; contribui para o desenvolvimento de diabetes e alguns tipos de câncer, danifica as articulações do quadril; e coloca um sério obstáculo no seu estilo de vida. Excesso se peso pode também afetar sua aptidão física para realizar os exercícios necessários para manter-se saudável.
5) Proteja seu bem estar: gerencie seu estresse, trate  estados de depressão e insônia e mantenha boas relações pessoais. 
• Controle seu bem estar: um grau elevado de estresse ou a incapacidade de lidar com o mesmo, pode causar acidentes e problemas de saúde. Aprender  a estabelecer prioridades e dizer não sem sentimentos de culpa pode ajudá-lo a reduzir o estresse de sua vida. 
•  Tenha um sono tranqüilo: o sono repara as energias gastas durante o dia. Uma boa noite de sono contribui para seu bem estar físico e emocional 
Mantenha bons contatos sociais: quando nos vemos divididos entre as demandas profissionais e a vida familiar, é fácil perder amigos  e familiares. Estas relações são essenciais para nosso bem estar. Trabalhe para “estar em contato”. 
•  Construa uma rede de relações: quando você se sente sobrecarregado, ou sofre de depressão, ansiedade ou insônia, é importante Ter o suporte de amigos e familiares. Se isto não for possível, estas condições devem ser efetivamente tratadas com apoio profissional.
6) Não abuse do álcool: para muitas pessoas, tomar um drinque aqui ou ali não é prejudicial. Porém uma incapacidade de controlar o consumo de álcool pode causar sérios problemas a saúde, aumentar acidentes e estragar relações. Se você acha que tem um problema de alcoolismo, peça ajuda profissional, ou a um grupo de suporte.
7)  Dirija com segurança: pratique direção defensiva, use sempre o cinto de segurança e deixe outra pessoa dirigir, se você tiver bebido. Nunca pegue carona com alguém que tenha bebido.
8) Faça exames preventivos: converse com seu médico sobre exames preventivos para evitar sérios problemas de saúde no futuro. Os tipos de exames a realizar dependem de sua idade, sexo e histórico pessoal de doenças. Seu médico pode recomendar o melhor programa para você.
9) Adote normas de segurança: faça de sua casa uma zona de livre de acidentes, colocando remédios, venenos e armas de fogo em locais fechados, guardando escadas e ferramentas em locais apropriados e ensinando as crianças normas de segurança em relação ao fogão.
10) Pratique sexo seguro: se você é sexualmente ativo, tome cuidados apropriados (como uso de camisinha) para proteger sua saúde e de seu parceiro contra doenças sexualmente transmissíveis.
(*) Os riscos de saúde de cada indivíduo são decorrentes de muitos fatores relativos a idade, sexo, grupo étnico, histórico familiar e pessoal e estilo de vida. As estratégias apresentadas aqui não necessariamente na ordem de importância para você. 
 
O que é estar bem condicionado? 
Estar bem condicionado tem inúmeras vantagens, desde maior facilidade no controle do peso até melhor qualidade no sono. 
Existem evidências claras de que os indivíduos ativos têm menor tendência à ataques cardíacos, vivem mais e com melhor qualidade, quando comparados a indivíduos sedentários. 
É necessário que nos exercitemos regularmente durante toda nossa vida e não somente na juventude. Devemos ser mais e não menos ativos, quando envelhecemos. 
Um bom nível de condicionamento físico requer desenvolvimento em nível adequado de certas qualidades físicas, que são as seguintes: 
1. Capacidade cardiopulmonar (resistência orgânica) 
2. Força muscular 
3. Resistência e tônus muscular localizado 
4. Flexibilidade 
5. Capacidade de relaxamento 
6. Autoconhecimento orgânico
ATIVIDADE AERÓBICA 
O tipo de exercício mais efetivo na melhora da aptidão física é o aeróbico, que significa “oxigênio”. O oxigênio penetra no organismo pelos pulmões e é distribuído através do sangue e bombeado pelo coração para os grupos musculares. Exercícios aeróbios usualmente envolvem movimentos vigorosos mantidos por longos períodos, cujo efeito é aumentar a eficiência dos pulmões, coração e circulação sangüínea, grupo conhecido como sistema aeróbico. Exercícios curtos, de alta intensidade, que se apoiam nas reservas orgânicas de oxigênio, são conhecidos como anaeróbicos e não produzem os mesmos efeitos positivos.
ATIVIDADE FÍSICA 
Durante 1 dia: descanse e tenha momentos de lazer 
Durante 2 dias: desenvolva a força e o tônus muscular 
Durante 3 dias: queime gordura e melhore seu condicionamento aeróbico 
Durante 4 dias: movimente-se o mais que puder durante o dia 
Durante 5 dias: durma entre 6 e 8 horas e acorde descansado 
Durante 6 dias: alimente-se de modo saudável e modere as bebidas alcoólicas 
Durante 7 dias: mantenha-se flexível, para facilitar seus movimentos 
Dicas para tornar-se e manter-se bem condicionado fisicamente: Saúde, vitalidade e vida longa com qualidade são objetivos desejados por todos nós, mas somente atingidos com disciplina e esforço. A prática de atividade física de modo regular e frequente é essencial em nosso dia-a-dia, pois a vida moderna leva-nos ao sedentarismo: utilizamos meios de transportes como carros ou ônibus e, nas nossas horas livres, assistimos a programas de TV.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA 
• Melhora o condicionamento físico 
• Maior sensação de bem-estar 
• Diminui estresse e tensão, ajuda a relaxar 
• Melhora a qualidade do sono 
• Auxilia no controle do peso 
• Melhora a circulação e a respiração 
• Ajuda no alívio da depressão 
• Tonifica os músculos 
• Melhora a concentração 
• Melhora a vida sexual 
• Alivia dores nas costas e menstruais 
• Melhora a flexibilidade 
• Desacelera o envelhecimento 
• Melhora a saúde de modo geral
FAÇA UM FAVOR A SEU CORPO 
Antes e depois da atividade principal, lembre-se de aquecer e relaxar através de alongamentos, por um período de 5 a 10 minutos, usando movimentos lentos e graduais. Com isso você ganhará uma melhor elasticidade e diminuirá a chance de lesão muscular. Um relaxamento muscular adequado auxilia na remoção dos produtos tóxicos resultante da contração muscular excessiva, incluindo o ácido lático. Seu corpo lhe agradecerá por não ficar tão dolorido. 
Para melhores benefícios, exercite-se pelo menos 3 vezes por semana, com um dia de repouso entre eles. Exercite-se pelo menos de 20 a 60  minutos por sessão. 
Não se esqueça de checar seu coração. Antes de qualquer atividade física, faça uma avaliação com um cardiologista de sua confiança. 
Exercita-se de modo muito forte ou com pouca intensidade pode não ser eficaz. Para obter melhores resultados, determine sua faixa de treinamento aeróbico (limite de pulsação) e mantenha-se dentro dela durante o exercício. Para determinar sua faixa de treinamento, em primeiro lugar obtenha seu limite máximo  de pulsação, subtraindo sua idade de 220.
220 -  (sua idade) = freqüência máxima cardíaca 
Se seu objetivo for perda de peso, use a seguinte fórmula: 
(pulsação máxima) x 60% = limite inferior 
(pulsação máxima) x 75% = limite superior
Se seu objetivo for condicionamento cárdio-respiratório: 
(pulsação máxima) x 75% = limite inferior 
(pulsação máxima) x 85% = limite superior
Exemplo indivíduo com 35 anos:  220 - 35 = 185
Zona de treinamento para perda de peso; 
185 x 0,6= 111 bpm (inferior) 
185 x 0,75 = 139 bpm (superior) 
Zona de treinamento cárdio-respiratória: 
185 x 0,75 = 139 bpm (inferior) 
185 x 0,85 = 157 bpm (superior)
Em outras palavras.... Se você tem 35 anos e quer perder peso, simplesmente mantenha sua freqüência cardíaca entre 111 e 139 bpm durante o exercício. Se seu objetivo for melhorar sua capacidade cárdio-respiratória, mantenha-se dentro da faixa de 139 e 157 bpm, durante sua atividade.
PRÍNCIPAIS BENEFÍCIOS: 
• Diminui freqüência cardíaca 
• Diminui  pressão arterial sistólica 
• Provoca vasodilatação vascular periférica 
• Extrai mais oxigênio dos pulmões 
• Aumenta o volume do sangue 
• Diminui o colesterol 
• Diminui nível de adrenalina 
• Aumenta oferta no sangue de ampoformina ( substância relaxante) 
• Diminui o consumo de oxigênio no coração 
• Diminui a pressão arterial diasódica (mínima) 
• Melhora o transporte de sangue mais rico em oxigênio 
  
# NÃO FIQUE COM O CORAÇÃO NA MÃO
Vários são os fatores presentes no dia a dia que colaboram para aumentar a probabilidade de aparecimento de doenças cardiovasculares. São chamados de fatores de risco cardíaco e em sua maioria, são perfeitamente controláveis. Dependem, principalmente, de nossos hábitos e estilos de vida. Quanto mais capacitados estivermos para administrar estes fatores, maiores as nossas chances de evitarmos este grave problema. 
Há 4 importantes fatores de risco cardíaco que podemos e devemos controlar: hipertensão arterial, nível elevado de colesterol, tabagismo e inatividade física. Outros fatores que podem afetar o nível de risco são: diabetes, obesidade, respostas negativa ao estresse e certas drogas. A herança genética e a idade são fatores que não podemos controlar. 
A doença cardiovascular é a primeira causa de morte da população brasileira e responsável por mais de 40% dos óbitos em indivíduos maiores de 45 anos. Isto não quer dizer que faixas etárias menores estejam livres dos problemas. Cada vez mais as estatísticas são aumentadas por indivíduos mais jovens.
O coração é um órgão excepcional. É uma bomba muscular que leva o sangue para o interior do corpo, transportando oxigênio para nutrição dos tecidos. Bate em média 72 vezes por minuto, chegando a cifra de mais de 38 milhões de batimentos por ano, sem nenhum intervalo de repouso, bombeando aproximadamente 9000 litros de sangue/dia. 
Você é o principal responsável em preserva-lo, para isto, deve estar atento e adotar melhores hábitos. Leia abaixo quais são essas maneiras de incorporá-los.
1) Não fume 
A taxa de mortalidade por ataque cardíaco entre  não fumantes é consideravelmente mais baixa do que entre os não fumantes. O risco aumenta de acordo com o número de cigarros fumados e com o tempo em que o indivíduo fuma. O tabaco causa efeitos específicos no coração: acelera os batimentos cardíacos, contraio as artérias e diminui a oferta de oxigênio aos tecidos. 
Para os indivíduos que deixam de fumar, o nível de risco diminui, podendo chegar próximo aos que nunca fumaram.
2) Controle sua pressão arterial 
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, aumenta substancialmente a chance de uma pessoa vir a Ter um ataque cardíaco, derrame ou insuficiência renal, caso não seja diagnosticada. A hipertensão não pode ser curada, mas pode ser controlada com medicamentos. O tratamento deve incluir mudanças no estilo de vida, como alteração nos hábitos alimentares, diminuição da ingestão de sal, redução de peso, prática de atividade física, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e boa qualidade de sono.
3) Reduza gorduras saturadas e colesterol em sua alimentação 
Carnes gordurosas, toucinho, manteiga e produtos derivados do leite integral possuem alta quantidade de gorduras saturadas (gordura de origem animal) 
Gema de ovos, alimentos de origem animal, tais como camarão, fígado e rins são ricos em colesterol. Esse tipo de alimento só contribui para aumentar os riscos de um ataque cardíaco. Substitua-os por alimentos não gordurosos e mais saudáveis, como assados, verduras, legumes e frutas. Com mudanças leves em sua dieta, pode-se manter baixa a taxa de gordura no sangue em níveis adequados. 
Atenção com os pontos abaixo: 
• Coma peixe e frango com freqüência 
• Escolha carnes magras, retirando sempre que possível, a gordura 
• Cozinhe com óleos vegetais leves (milho, girassol, etc.) 
• Utilize leite desnatado 
• Coma somente uma gema de ovo por semana 
• Prefira assados à frituras 
• Evite alimentos gordurosos e altamente calóricos.
Lembre-se, o controle do peso corporal é muito importante na melhora de sua saúde e diminuição de riscos. Estudos mostram que a expectativa de vida pode ser menor para os indivíduos que tem excesso de peso.
4) Identifique a diabetes 
A diabetes aparece com maior freqüência durante a meia idade, principalmente em indivíduos com excesso de peso. 
Na sua forma leve, pode não ser diagnosticada durante muitos anos, mas pode aumentar o risco de um ataque cardíaco, tornando importante o controle de outros fatores de risco. A diabetes pode ser detectada precocemente e mantida em absoluto controle através de um acompanhamento médico regular, permitindo uma vida praticamente normal aos seus portadores. Os sintomas mais comuns são: fadiga excessiva, sede anormal, cicatrização mais lenta de feridas, infecções constantes, formigamento ou tupor nos pés. Atenção deve ser dada às mudanças nos padrões alimentares, manutenção de peso adequado, prática de atividade física regular, tabagismo controle de pressão arterial e do nível de colesterol.
5) Pratique atividade física regularmente 
Estudos indicam que pessoas fisicamente inativas têm um nível de risco muito maior do que os indivíduos envolvidos com prática regular de exercícios aeróbicos: caminhadas, corridas ,ciclismo, natação. Não inicie uma atividade física sem antes consultar um especialista, que pode dizer que tipo de atividade é mais adequada para sua idade e nível de aptidão física.
6) Fique atento aos contraceptivos orais 
Pílulas anticoncepcionais têm sido relacionadas a um aumento de doenças coronarianas nas mulheres. A pílula pode causar mudanças na pressão arterial de algumas mulheres, particularmente nas que têm excesso de peso, as que tiveram hipertensão arterial durante a gravidez, doenças renais leves no passado ou histórico familiar de pressão alta. A combinação de pílulas anticoncepcionais e tabagismo pode ser especialmente perigosa durante o período pós-parto.
7) Faça um exame médico regularmente 
Se você tiver um histórico familiar de ataques cardíacos isto pode mostrar que sua carga genética está propensa a este tipo de problema, podendo ou não ser desenvolvido. Exames regulares permitem a seu médico detectar condições vulneráveis, podendo indicar ações preventivas. Lembrando sempre que seu estilo de vida tem uma grande influência em sua saúde.
8) Estresse 
Existem ligações entre doenças cardíacas e comportamentos inadequados como isolamento social, expressão de hostilidade, insegurança profissional etc. o estresse excessivo e não controlado tem efeito bastante conhecido sobre o metabolismo das gorduras, gerando desequilíbrio tanto na absorção das mesmas como no metabolismo dos açúcares, aumentando, com isso, o risco das doenças cardíacas.
CURIOSIDADES 
• Você sabia que o homem tem maior numero de incidência de doenças coronárias (DC) do que a mulher? E não é só isso, arteriosclerose que começa seu desenvolvimento ao redor dos 20 anos de idade evolui de modo 2 vezes mais rápido no homem. 
• Pessoas que possuem perímetro abdominal maior que o perímetro dos quadris, tem maior tendência a desenvolver diabetes e doenças cardíacas. 
• Sabe-se hoje que indivíduos que vivem em altitudes acima de 2000 metros tem maior taxa de doenças cardíacas quando comparados com pessoas que vivem a uma altura de até 1000 metros 
• A raça negra tem maior incidência de DC do que a raça branca. A incidência é 25% mais alta nos homens e 56% nas mulheres. Talvez isso possa estar ligado à maior incidência de pressão arterial entre os negros. Em contraste, negros vivendo em países subdesenvolvidos (África / Caribe) tem menor taxa de DC. 
• Os hispânicos, quando comparados aos brancos, têm uma menor incidência de DC, apesar de maior prevalência de obesidade e, hipertensão e diabetes.
São poucos os procedimentos suficientes para você se sentir seguro! 
Não há garantia de que o ataque cardíaco possa ser prevenido, mas hoje sabe-se que, reduzindo os fatores de risco, você terá maiores chances de evitar um problema deste tipo na fase mais produtiva da vida. Considere sempre com atenção os fatores envolvidos em um estilo de vida saudável. Procure tê-los sempre sob controle , pois com isso,  você diminui seus riscos, melhora sua saúde e coloca mais qualidade em sua vida. Nunca é tarde para iniciar mudanças em seu estilo de vida. 
# HIPERTENSÃO - DICAS E CUIDADOS
1) ÁLCOOL 
Estudos comprovam que existe ma correlação entre o consumo do álcool, acima de 3 drinques, em média, por dia, e aumento de pressão arterial, independentemente da idade, da pessoa, ou de outros fatores de risco. 
Todo esforço no sentido de diminuir ou mesmo parar o consumo de bebidas alcoólicas ajudará bastante o tratamento da hipertensão.
2) SAL 
O sal é o m ais popular tempero da culinária brasileira. As pessoas consomem, em média, 10 gramas de sal por dia, o que equivale a 4 colheres de café, cheias. 
Entretanto, nosso corpo não necessita dessa quantidade de sal. Menos que uma colher de café é suficiente e esta quantidade existe normalmente nos alimentos. 
O excesso de sal pode contribuir para a piora da pressão alta, prejudicando o efeito dos remédios e tornando mais difícil o controle da hipertensão. 
Os médicos recomendam que as pessoa não devem exagerar no sal, independentemente de terem ou não problemas de pressão. 
Para restringir o consumo de sal, faça o seguinte:  
• Não coloque saleiro em cima da mesa 
• Cozinhe sem sal ou com pouco sal 
• Evite comer comidas salgadas 
• Evite comidas enlatadas
3) ESTRESSE 
A tensão emocional ou estresse é um mal muito comum, principalmente nos grandes centros, e é um importante fator de risco para a hipertensão e as doenças do coração. 
O controle da tensão emocional é difícil, mas alguns pontos são importantes e podem ser úteis: 
• Planeje melhor sua vida, com antecedência, evitando se apressar 
• Crie atividades de lazer com sua família e amigos 
• Esforce-se, quando estiver ansioso, para não fumar ou beber 
• Caso você tenha dificuldades para controlar o estresse procure seu médico. Ele lhe dará a orientação adequada.
4) SEDENTARISMO 
Pessoas que levam vida sedentária correm maior risco de ataque cardíaco do que aquelas que fazem algum tipo de exercício. Verifique com seu médico qual o melhor exercício para você. Não importa sua idade, seu estado de saúde, sempre haverá alguma atividade física  que poderá beneficia-lo. Aqui vão algumas dicas para você iniciar seu programa de exercícios: 
• O melhor exercício é o que requer movimentos fáceis, repetitivos, que “mexam” com os músculos 
• Faça qualquer exercício aos poucos aumentando gradativamente 
• Um horário fixo não é importante 
• Caminhar, nadar, andar de bicicleta, entre outros, são os mais indicados para quem quer praticar 
• Independentemente de um programa fixo, procure, sempre que possível, substituir o transporte motorizado por caminhadas 
• Não faça exercícios com a preocupação de se tornar um atleta, pois este não é seu objetivo
5) FUMO 
O fumo não é só prejudicial ao pulmão. Ele agrava as doenças do coração porque piora a arterosclerose, endurecendo as artérias. Isto provoca o aumento da pressão e dos casos de ataque cardíacos., decididamente, o fumo não é um bom negócio. Quem para de fumar melhora a respiração, aguça o paladar, fica com os dentes mais claros e limpos, o hálito volta ao normal, os dedos não ficam amarelados pela nicotina, a disposição sexual e física aumentam, além do que melhoram o relacionamento com a família, evitando  o problema do fumante passivo. Acima de tudo isso, esta a saúde dos pulmões , coração e artérias em geral. 
Estudos mostram que o índice de mortalidade por ataque cardíaco em pessoas que deixaram de fumar é bem mais baixo se comparado às que continuam fumando.
6) OBESIDADE 
Muitos estudos mostram que existe relação entre a obesidade e a hipertensão arterial. À medida que a pessoa  ganha peso, sua pressão arterial sobe, sendo que o contrário também é verdadeiro. 
A associação de peso excessivo com o desenvolvimento de hipertensão tem sido notável, principalmente em crianças e adultos jovens. Portanto, a redução de peso é muito importante para o controle da pressão arterial. 
Se você está acima d seu peso, seu médico pode instruí-lo sobre a melhor maneira de voltar ao normal
7) PRESSÃO ALTA 
A hipertensão ou pressão alta  é uma doença muito comum tanto m homens quanto em mulheres, jovens ou idosos. Ocorre com maior freqüência em pessoas com história de hipertensão na família. 
Na maioria dos casos, o hipertenso não apresenta sintomas com a doença sendo diagnosticada por exames médicos de rotina ou devido ao surgimento de complicações. Os órgãos mais sujeitos a complicações são: coração, rins e olhos. 
A hipertensão tem causas variadas, sendo controlada através de tratamento feito de acordo com orientação médica. A pressão alta é mais problemática para pessoas que possuem os chamados “fatores de risco” consumo excessivo de sal, fumo, estresse emocional, obesidade, falta de atividade física e herança familiar. Quanto maior for o número destes fatores, maior será a chance de desenvolvimento da hipertensão arterial. 
Fique atento. Visite seu médico periodicamente. Controle seus fatores de risco. Siga as orientações de seu médico e jamais abandone o tratamento prescrito.
* CONSELHOS ÚTEIS 
Como já foi visto, a hipertensão ou pressão alta tem tratamento e controle. 
Se você seguir as orientações do seu médico, estará seguro e levará uma vida absolutamente normal. 
Para facilitar o controle de sua pressão: 
• Mantenha seu peso conforme recomendação de seu médico 
• Não use sal em excesso 
• Evite fumar 
• Procure fazer exercícios, pelo menos caminhar 
• Crie atividades de lazer e planeje melhor sua vida 
• Controle o consumo de álcool, pois o excesso é prejudicial 
• Tome seus remédios corretamente. Não deixe acabar o remédio 
Lembre-se: Não seguindo as recomendações de seu médico, você estará sujeito a riscos e complicações. Continue com o tratamento mesmo quando estiver se sentindo bem. Caso tenha alguma reação desagradável durante o tratamento, procure seu médico. Ele lhe orientará adequadamente. Seguindo estes conceitos básicos você, com certeza, levará uma vida mais saudável e mais produtiva. 
# RECIDIVAS EM GRIPES, RESFRIADOS, PNEUMUNIAS, AMIGDALITES, SINUSITES, OTITES
O QUE É ISSO? O QUE É UMA RECIDIVA?
Quando sentimos dor ou estamos com outros sintomas de infecção, procuramos um médico e ele nos receita o remédio adequado para aquela infecção. O que geralmente acontece é que paramos de tomar a medicação assim que os sintomas desaparecem, pensando que a doença já foi curada mas, dentro de poucos dias os sintomas voltam e estamos doentes outra vez. 
Estas recaídas são chamadas recidivas. As recidivas acontecem quando as infecções não são tratadas adequadamente durante o tempo necessário, para que as bactérias e vírus que estejam causando a doença sejam destruídos por completo. Dessa maneira, o vírus ou bactéria é apenas enfraquecido e logo que ele se recupera volta a atacar o organismo. Por isso, o paciente parece  estar curado e logo volta a ficar doente. As pneumonias, sinusites, otites, amigdalites, gripes e resfriados são as doenças que mais causam recidivas. 
 
O QUE SÃO GRIPES E RESFRIADOS?
Dentre todas as infecções respiratórias, as gripes e resfriados são as mais comuns e as que mais provocam recidivas. 
Estas infecções  provocam coriza e obstrução nasal, dor de garganta, cansaço, e às vezes febre passageira. O que diferencia as gripes dos resfriados é que os resfriados causam complicações respiratórias leves em qualquer época do ano, já as gripes ocorrem normalmente no inverno e causam sintomas mais fortes, além da falta de apetite, dores musculares, tosse, rouquidão e dor de cabeça. Em geral, os resfriados duram de 3 a 7 dias, enquanto as gripes persistem por até duas semanas. 
 
O QUE É PNEUMUNIA?
Pneumonia é um processo inflamatório que atinge os pulmões, geralmente causado pelas bactérias e muitas vezes associado à diminuição das defesas do corpo. Uma das causas da pneumonia de repetição é a asma, cujo os sintomas são chiado no peito e falta de ar. Os principais sintomas da pneumonia são febre, mal estar, irritação, falta de ar, tosse e dor no peito. 
 
O QUE É AMIGDALITE?
Amigdalite é uma infecção causada por vírus ou bactérias que acometem as amígdalas, que são duas formações rosadas, semelhantes a amêndoas, localizadas no fundo da boca. A maioria das infecções da garganta é de origem viral, não necessitando de antibióticos. Ao contrário, as de origem bacteriana causam sintomas intensos, como febre, dor e pus nas amígdalas. 
 
O QUE É SINUSITE?
Sinusite é uma inflamação que ocorre na região ao lado do nariz e acima das sobrancelhas. Os sintomas mais importantes são nariz obstruído, secreção amarelada/esverdeada saindo pelo nariz, tosse seca noturna e geralmente dor na face (em adultos). 
 
O QUE É OTITE?
Otite é uma inflamação do ouvido, que geralmente apresenta sintomas de dor, febre, mal estar, irritabilidade e sinais de secreção no ouvido. Pode iniciar-se sozinha, através da água de piscinas, praias, ou ocorrer após gripe ou resfriado que não foi bem tratado. 
 
TRATAMENTO PROFILÁTICO
A baixa resistência do organismo é um dos motivos que mais contribui para que as recidivas aconteçam. E para que as doenças não nos peguem desprevenidos, o ideal é proteger o organismo antes mesmo que elas se manifestem. Para isto existem os tratamentos profiláticos (de prevenção). Os medicamentos usados para este fim são denominados imunoestimulantes e diminuem a frequência das infecções, uma vez que se encarregam de aumentar a resistência, ativando e melhorando as defesas do organismo, o que evita as recidivas e o constante uso de antibióticos. Siga corretamente as orientações do seu médico, principalmente quanto à duração do tratamento, a fim de que os resultados desejados sejam atingidos o mais rápido possível. 
Para maiores informações procure seu médico. Ninguém melhor  do que ele poderá esclarecer suas dúvidas e informá-lo corretamente sobre o tratamento e as maneiras de prevenção adequadas. 
 
CUIDADOS GERAIS
AMBIENTE: Uma casa com boa ventilação e livre de poeira é o ideal para prevenir problemas respiratórios. Evite entrar em contato com cheiros muito fortes (como os de cigarro, perfumes, etc.) que podem contribuir  para a obstrução das vias aéreas.
 ALIMENTAÇÃO: Não há qualquer restrição alimentar. Alimentos leves, como sopas, devem ser oferecidos. A hidratação é muito importante para diminuir as secreções (catarros), por isso sempre tome líquidos à vontade e em abundância. Umedecer  a garganta com líquidos ou mel ajuda bastante aliviar os sintomas.
PREVENÇÕES: Cobrir sempre a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos frequentemente e não utilizar copos e utensílios de outras pessoas são medidas que podem ajudar a prevenir doenças.
MEDICAMENTOS: Nunca utilize medicamentos sem receita médica. Sempre consulte um médico. Ele saberá com certeza qual a melhor opção para seu tratamento.
ARMAZENAMENTO: Procure manter os medicamentos em local com temperatura controlada, livre de luz e umidade, evitando também locais onde as crianças possam ter acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.