Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Comida faz bem esclerodermia.

CONTROLE DE ESCLEROSE MULTIPLA BASEADO NA DIETA ALIMENTAR.
POR  DRA. C. KOUSMINE 
Prezado paciente, esta dieta ë indicada para pacientes portadores de Esclerose Múltipla, e segue o princípio básico de que nenhum óleo, manteiga ou margarina podem participar na preparação dos alimentos. A única gordura indispensável nas 24 horas do dia são duas colheres de sopa de óleo de girassol prensado a frio (rico em ácido linoleico), de procedência conhecida. Lembrar que este óleo deverá ser consumido sempre cru (não esquentar nunca) e em emulsão com yogurt desnatado, ricota ou queijo magro, para facilitar sua absorção. 
Outro item obrigatório é a ingestão de uma vez ao dia, preferencialmente no café da manhã, do assim chamado creme Budwig, preparado conforme receita abaixo: 
 1 colher de sopa de óleo de girassol prensado a frio· 
 1 colher de sopa (ou a gosto) de yogurt desnatado, ricota ou queijo magro· 
 suco de meio limão· 
 mel a gosto· 
 1 banana ou fruta a gosto· 
 2 colheres de chá de um cereal completo e cru moído na hora (aveia em grão, cevada descascada, arroz integral ou trigo sarraceno). Não utilizar trigo comum ou centeio nesta preparação, e não misturar os cereais.· 
 2 colheres de chá de uma semente oleaginosa (nozes, castanhas, etc...). Este item é facultativo. Não moer estas sementes.· 
Para o preparo deste creme recomendo ter os ingredientes sempre disponíveis e a aquisição de um moedor manual de cereais, que poderá ser acoplado a uma mesa ou bancada em sua cozinha, para que o preparo seja rápido e fácil. 
É importante saber que o óleo e os cereais deverão ser armazenados em geladeira por no máximo 1 mês (o óleo fechado poderá ficar por 3 meses, também em geladeira). 
Poderá ainda complementar o seu café da manhã com chá (qualquer tipo), pão integral (sem óleo), leite desnatado, etc...,sempre respeitando o princípio básico da não utilização de outras gorduras. 
ALIMENTOS PROIBIDOS 
Gorduras (óleo, manteiga ou margarina), café, chocolate, ovos cozidos, álcool e açúcar branco. A farinha de trigo comum deverá ser utilizada com moderação. 
ALIMENTOS PERMITIDOS 
Todas as verduras, legumes e leguminosas, assim como as frutas (mesmo as gordurosas). Açúcar mascavo, mel, produtos desnatados, ovos quentes e grãos oleaginosos crus. 
ALIMENTOS PERMITIDOS COM MODERAÇÃO 
Carnes brancas e magras (peixe ou frango) 4 a 5 vezes por semana. 
ALMOÇO: iniciar sempre com a salada, que poderá ser temperada com a outra colher de sopa do óleo de girassol prensado a frio (sempre em emulsão com yogurt desnatado, ricota ou queijo magro, acrescido de tempero a gosto (vinagre de maçã, limão, cebola, alho, etc...). A seguir uma porção de arroz integral cozido (ou outro cereal), acompanhado de qualquer vegetal e a quantidade de carne permitida. 
LANCHE: Sentindo fome nos intervalos, frutas e sucos a vontade, pão integral, produtos desnatados, Tc... 
JANTAR: Repetir o almoço sem a carne. Se já fez uso das duas colheres de sopa do óleo de girassol, poderá utilizar no máximo duas colheres de chá de azeite de oliva prensado a frio. 
A minha recomendação é que o paciente continue a se alimentar do modo habitual, apenas fazendo as alterações necessárias na preparação. Por exemplo, o que costumava comer frito, passa a preparar assado. Dar preferencia aos vegetais preparados no vapor, que ficam mais saborosos e nutritivos. 
CONTROLE DA DIETA 
Esta dieta é para ser seguida para toda a vida, para que os benefícios desta sejam mantidos. 
Os primeiros sinais de que a dieta está sendo seguida corretamente são: a pele deixa de ser seca, melhora a obstipação intestinal, a língua fica mais rosada e brilhante, melhora o odor das fezes e o pH urinário (que deverá ser medido a noite com fita Neutralit da Merck ou similar) deverá ficar neutro (entre 6.9 e 7.2). Se a urina continuar ácida após um mês de tratamento, o paciente deverá ingerir por 2 ou 3 dias consecutivos, 1 litro de suco de vegetais crus, não coado. 
Como a dieta é extremamente radical em relação às gorduras ingeridas, assim como para o bom resultado desta, o paciente deverá se encontrar com sua saúde geral em bom estado. Para tal são solicitados alguns exames laboratoriais básicos que estão descritos abaixo: 
Hemograma 
Urina I 
Protoparasitológico 
Colesterol total e frações 
Triglicérides 
Glicemia 
Uréia 
Creatinina 
TGO/TGP 
Amilase 
Ferro 
Ferritina 
Zinco 
Magnésio 
Vitamina A 
Vitamina B12 
Beta -caroteno 
Ácido fólico 
Ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa 
OUTRAS RECOMENDAÇÕES 
A prescrição de suplementos alimentares e outros dependerá de cada caso e do resultado dos exames. Entretanto há uma prescrição básica que poderá ser seguida por todos os pacientes: 
 Vitamina C ________________ 500 mg diariamente pela manhã· 

 Complexo B (Roche)_________ 2 drágeas ao dia (café e almoço)· 

 Ephynal (400 mg)____________ 1 cp ao dia (almoço)· 
Para que a dieta alcance os efeitos desejados mais rapidamente, recomendamos que se realize uma vez ao mês, de preferência 2 a 3 dias antes da menstruação para as mulheres, e a qualquer dia para os homens, uma dieta crua para desintoxicação e lavagem intestinal a noite com 500 ml de chá de camomila morno. Após a evacuação introduzir com pêra de borracha própria ou seringa de 50 ou 100 ml, 60 a 100 ml de óleo de girassol amornado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.