Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

sábado, 15 de janeiro de 2011

TRATAMENTO DE PROTUSAO DISCAL COMO CURAR ?. O que é Hérnia de Disco? O que é Protusão Discal? Tratamentos; Diagnóstico; Prevenção; Sintomas…

Hérnia no dicionário quer dizer: “Passagem total ou parcial de um órgão por abertura natural ou não na parede da cavidade que o contém”. Então, para entender agora fica bastante simples. A Hérnia de disco é uma afecção aguda ou crônica da coluna vertebral onde ocorre uma migração do Núcleo do disco intervertebral, normalmente posterior, que acaba comprimindo estruturas altamente inervadas como a raiz espinhal, o ligamento comum posterior e o nervo espinhal. Esta compressão pode causar dor local e/ou irradiada, além de outros sintomas altamente incapacitantes. Afeta principalmente pessoas a partir dos 40 anos de idade.
Porque ocorre a Hérnia de Disco?
A lesão discal, normalmente, quando não resultada de um trauma grave, não ocorre durante um esforço agudo do tronco. Ela ocorre durante a vida inteira, por pequenas lesões sobre o disco intervertebral. A lesão comumente se inicia na Cartilagem articular, que na verdade é por onde passa a grande parte da nutrição do Disco Intervertebral. Após estas pequenas lesões na cartilagem articular a nutrição discal fica reduzida. Essa redução causa diminuição de diversas células importantes ao disco, inclusive as células responsáveis pela absorção de água. Diminuindo a hidratação, o Disco fica menos maleável, e seu tamanho diminui progressivamente. Como temos lesões da cartilagem, e ainda, o disco desidratado, fica mais fácil o processo de extrusão do Núcleo Pulposo. A unidade funcional vertebral ”Corpo – Disco – Corpo” fica desequilibrada e assim aumentam os estresses sobre determinadas áreas. As alterações de movimento, ou seja, alterações mecânicas acabam forçando o núcleo para o “trilho” formado pelas lesões cartilaginosas e o anel fibroso desidratado. Assim temos previamente lesões crônicas, que quando sofremos um trauma ou realizamos um esforço grande, ocorre a migração do núcleo.
Quem pode desenvolver a Hérnia de Disco?
- Trabalhadores que ficam sentados o dia inteiro;
- Operadores de máquinas que fazem esforços excessivos e repetitivos com o tronco;
- Dentistas que realizam esforços de flexão e rotação da coluna diversas vezes ao dia;
- Atletas de determinados esportes que provocam exagerados impactos na coluna vertebral;
- Pessoas sedentárias que normalmente não tem boa Postura e acabam provocando excesso de tensões em regiões específicas do corpo;
- Pessoas obesas que aumentam a carga direta sobre a coluna vertebral;
- Pessoas que tiveram quedas ou traumas diversos criando “disfunções osteopáticas”. Estas disfunções se cronificam e anos depois ajudam a provocar um desgaste articular em determinadas regiões da coluna. Obs: “Só o Osteopata sabe diagnosticar e tratar com estas lesões”.
- Quem tem Herança Genética desfavorável;
- Pessoas que não dormem (descansam) o necessário, pois ao dormir o disco tende a se reidratar. Se não há reidratação adequada o disco de desidrata, facilitando o aparecimento de problemas discais;
- Pessoas estressadas;
- Fumantes crônicos. O Cigarro afeta a microcirculação corporal e dificulta a nutrição do disco intervertebral. Um disco sem nutrição adequada tem maior propensão a problemas;
- Pessoas que realizam exercícios em academias e/ou atividades físicas de forma incorreta, comprometendo a integridade da coluna vertebral;
- Outros.    
Qual a diferença entre Hérnia de disco e Protusão discal?
Na verdade a Protusão Discal precede a Hérnia discal. A evolução da Protusão Discal, se não tratada corretamente, provavelmente será uma Hérnia de Disco.
“A Hérnia é uma Protusão Discal, porém a Protusão não é uma Hérnia Discal”.
Na Protusão Discal, não ocorre herniação, ou seja, o núcleo empurra o anel fibroso e este desgastado se dilata e comprime o Ligamento Vertebral Comum Posterior.
Na Hérnia de Disco, ocorre herniação do núcleo pulposo podendo atravessar o anel fibroso e o Ligamento Comum Posterior chegando até a medula Espinhal causando sintomas graves.  
Quais os sintomas apresentados?
Dores na Coluna, dores irradiadas, câimbras, parestesias, formigamento, tonturas, dores de cabeça, alterações de esfíncteres, fraqueza muscular, diminuição ou abolição dos reflexos tendinosos, dificuldade para deambular, insônia, Depressão, etc. 
Porque após uma crise, os sintomas costumam desaparecer? Estou curado?
Isto é normal acontecer. Quando temos uma lesão discal, o corpo responde e cria uma reação inflamatória local. Esta reação aumenta a dor local e a compressão pelo edema. Após, a inflamação melhora e os sintomas podem desaparecer. Aí que mora o perigo. Quando os sintomas desaparecem, interpretamos que “estamos curados”. Não, não estamos curados, esta é hora de procurar um especialista. A lesão mecânica continua no mesmo local, porém a dor e os outros sintomas melhoraram devido à diminuição da inflamação.
O corpo dá um sinal para o paciente se tratar, se ele não se cuidar, a dor voltará mais forte e mais freqüentemente até o paciente não agüentar mais e procurar um especialista. Com a lesão bastante avançada, o tratamento será mais difícil e o prognóstico pior.  
Quais são os tratamentos utilizados e os mais eficazes?
Tratamento Médico:
- Tratamento Medicamentoso: Com Injeções de analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares na fase aguda e o controle com medicamentos orais, para os mesmos fins, para a fase crônica;
- Tratamento Cirúrgico: Quando o tratamento conservador não estiver fazendo efeito e o paciente não conseguir realizar suas atividades diárias.
Tratamento Fisioterapêutico:
- Osteopatia;
- Fisioterapia Traumato- Ortopédica: Eletroterapia, Termoterapia, Fototerapia, Alongamentos, Equilíbrio Músculo-Articular, Hidroterapia, Massagem;
-Quiropraxia;
-Acupuntura;
- Estabilização Segmentar, RPG, Mackenzie, Mobilização Neural, Mulligan, Maitland;
-Outros.   
Quando tratar?
O quanto antes começar o tratamento melhor. Ao sentir dores na coluna vertebral, dores irradiadas e/ou formigamentos em membros inferiores ou superiores, procure o quanto antes um especialista e marque uma consulta. Infelizmente o que vemos no dia a dia são pessoas procurando atendimento quando o problema já é grave. O tratamento fica mais difícil e o prognóstico não é tão bom como se fosse tratado logo no início dos sintomas.
Como Prevenir?
A prevenção da Hérnia de Disco é realizada com a Higiene Postural e Osteopatia. A Higiene Postural é na verdade saber lidar com o corpo em diversas situações cotidianas, por exemplo: saber abaixar corretamente, levantar da cama, ergonomia no local de trabalho, exercícios corretos na sua atividade física regular; ou seja, consciência corporal. A Osteopatia é tão importante quando a manutenção postural adequada. Quando ocorrem traumas e quedas que “fixam” lesões Osteopáticas, não adianta ter uma boa postura. Ocorrerá sempre uma área sobrecarregada, o seja, hipermóvel que irá gerar lesões aos poucos durante a vida. Tem que se corrigir as lesões Osteopáticas com um Osteopata o quanto antes. A Osteopatia é fundamental na prevenção das Hérnias de disco e na maioria dos problemas articulares do corpo.
Qual o prognóstico?
Como dito anteriormente, o prognóstico depende muito de quando a pessoa procura o profissional especialista. Mas geralmente é muito bom e com reversão total ou parcial dos sintomas.
Como diagnosticar?
O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados, Relatos do paciente (anamnese),  Diagnóstico Diferencial, Testes Ortopédicos, Testes neurológicos, Testes Osteopáticos e Exames Complementares.
Qual profissional procurar?
Deve-se Procurar inicialmente o Médico Traumato- Ortopedista para realizar o Diagnóstico Médico e tratamento medicamentoso. Após, procurar um Fisioterapeuta para realizar o Diagnóstico Fisioterapêutico e Tratamento Reabilitativo. Excetuando-se pacientes com indicação cirúrgica, a Osteopatia é o melhor e mais eficaz tratamento para a hérnia de disco.
O que a Osteopatia pode fazer de diferente para o paciente com Hérnia de Disco?
A grande diferença da Osteopatia em relação a outros métodos de tratamento é a busca pela causa do problema, e não o tratamento dos sintomas. Quando a Osteopatia procura o que causou, ou está causando a hérnia, ela se diferencia dos demais tratamentos que abordam apenas os sintomas e não o verdadeiro problema.
O diagnóstico Osteopático é único e preciso. Somente o Osteopata pode e sabe corrigir lesões Osteopáticas, que as vezes, são as verdadeiras causadoras da Hérnia Discal.
O Osteopata não procura o problema só na Coluna Vertebral. Ele busca a causa, ou as causas: nos Pés, Joelhos, Quadril, Sacro-ilíacas, nas Cadeias Musculares, no Aparelho vestibular, olhos, vísceras, etc. O Problema Discal pode ter a seu início em qualquer lugar no corpo. O Osteopata reequilibra todos os tecidos corporais buscando a harmonia fisiológica necessária para que nosso corpo funcione corretamente.

37 comentários:

  1. bom dia tenho 33 anos e tenho prostução discal e não aguento nem anda muito e bati um rx e não deu nada mas na rm deu prostução l4 l5 s1 e infiltração isso tem cura e o medico do inss ja me deu alta mas não consigo dirigir caminhão nem carro pequeno so motorista e agora me de uma dica do que fazer e se conhece algum medico especialista em manaus bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tenho 23 anos e tbm tenho protusão discal l4 l5 com radiação a esquerda e nao sei maos oque fazer isso que tenho 23 anos

      Excluir
  2. OI, estou no momento com um problema com protrusão discal l4 l5 e abaulamento na coluna gostaria de saber se tem cura, e o médico falou para eu fazer pilates e acumputura será que depois irei ficar curada depois disso tudo? Beijos Luciene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciene não custa tentar .

      Excluir
    2. Fazer pilares quem tem protusoes não recomendaria, fazia antes de ter o diagnóstico e só agravou o problema, tem que procurar o fisioterapeuta osteopata que é especialista em osteopatia. Só esse profissional que tem capacidade de fazer o tratamento adequado. Fazer fisioterapia ou exercício só com o osteopata.

      Excluir
  3. LUcienebrito1980@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá. Pesquisem no YouTube Yoga gravitacional...

    ResponderExcluir
  5. Tenho 45 anos com diagnostico de protusão discal l4, l5, convivo com mta dores que irradiam p o quadril esquerdo e por ultimo percebo perda da musculatura do gluteo. Por favor me ajudem, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROCURE UM ORTOPEDISTA, QUE IRÁ TE RECEITAR ANTI-INFLAMATÓRIO, E HIDROTERAPIA OU OUTRO TRATAMENTO. É IMPORTANTE QUE VC CONSULTE TAL ESPECIALISTA, ASSIM TERÁ O TRATAMENTO ADEQUADO.
      BOA SORTE.

      Excluir
    2. Procure um especialista que cuida da coluna da cabeça aos pés. Vai num nerotorpedista ou num neurocirurgião eles são mais estudados sobre esse tipo de assunto... melhoras

      Excluir
    3. Procurar médico traumatoortopedista

      Excluir
  6. Olá pessoal eu também tenho protução na coluna tenho 33 anos de idade. Realmente não sei mais o que fazer, já fiz tratamento tomei antienflamatorios tomei injeção enfim fiz de tudo pra ficar melhor. Mas o problema na minha coluna não melhora não sei mais o que fazer. Não consigo trabalhar devido a essa dor intensa achei que era só eu que tinha esse tipo de problema mais não podemos desanimar só Deus na nossa vida .Fico até triste por não ter aquela força como eu tinha antes É só quem tem esse problema sabe .Abraços

    ResponderExcluir
  7. Sofri minha gravidez todinha esss dor é terrível...chorava todas as noites p dormir sem contar que não podia tomar nenhum remedio...ja ganhei nenen fazem 2 meses e há 1 mes ja venho na fisio e nada dessa maldita dor passar meu desespero tomou conta ja.

    ResponderExcluir
  8. Eu tb tenho protusão discal l5-s1 tenho 28 anos, e a razão é eu tenho um problemade retificação da coluna e ficava muito tempo sentado (estudos e computador). As dores começaram em julho,até agora ja fiz 20 sessões de fisioterapia, 10 pilates, 7 RPG e 5 Hidroterapia. Hoje em dia eu já consigo ficar 4h sentado no cursinho, mas as vezes a dor volta. To pensando em trancar o cursinho para ver se meu disco se regenera mais rápido. Pelo o que eu entendi, temos que fazer 2 coisas para se livrar disso. Primeira, descobrir o que faz a piora no disco, e segundo, fortalecer os músculos. Só assim para o seu disco se regenerar sozinho.

    ResponderExcluir
  9. E ai turma estamos nesta juntos!
    tinha muito medo que isso acontecesse comigo, pois tenho um companheiro de trabalho que tem 8 hernia de disco e fez cirurgia para acabar com 6, mas acompanhei todo o seu tratamento e vi o quanto foi sofrido, então sempre fiquei com medo que isso acontecesse comigo foi então depois de 1 ano e meio ao acompanhar este meu amigo descobrir que tenho protrusão discal L5, S1, fiquei muito triste e desanimado com isso pois sinto dores irritantes quando acordo, ainda não sei se existe cura ou se os tratamentos recomendados serão aficasses, tenho 27 anos de idade adoro praticar esportes, e nunca gostei de ser limitado e sabendo que agora sou limitado a muitas coisas isso me desanima muito, sei que existem pessoas com problemas bem piores que o meu mas vou buscar forças para conseguir vence esta minha doença, sei que existem doenças piores e incuráveis que a que estou vivendo, então vou conquistar este obstaculo que deus, quer que eu vença ele sabe que eu vou conseguir e com a graça dele irei volta um dia no site e comentar a minha vitoria.
    espero o mesmo de vocês e que deus abençoe todos e que iremos nos curar.
    20/12/2015
    Wesley Sete Lagoas/ MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae mano como está hj em dia? Estou com o mesmo problema.

      Excluir
  10. tenho 51 anos, sofro com protusao discal a 15 anos, hoje sou acamado tambem por conta da artrite cronica, artrose de joelho, artrite ombros pés maos, sofrencia é isso, e sem poder andar horrivel, tem dias que preciso ir para emergencia tomar resgate, mais DEUS É BOM e ta tudo certo, abraços a todos

    ResponderExcluir
  11. Nossa !!!!! Realmente é desanimador. Há 2 anos sofro com uma protusão discal na l5. Fiz 15 sessões de acunpuntura, faço alongamentos diariamente, estou tratando com osteopatia , que primeiramente me indicou uma palmilha contendo um magneto para corrigir a postura ....se for o caso. E de fato o osteopata , que é um fisioterapeuta, está tentando vários outros sistemas, como visão, mandíbula, cesárea, perna curta (?), problemas emocionais mal resolvidos ( quem não tem ???). Quando perguntei quais exercícios deveria fazer ele respondeu que podia fazer os exercícios que me agradasse. Assim, tendo em vista que a medicina é a ciência do geralmente, e que nada está resolvido, com dores e rigidez o tempo todo, não desisto de fazer artes marciais.....e depois disso só mesmo compressas com vinagre de maçã amenizam esse terrível problema. Só a fé em Deus pode curar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo amor do amor! Como faz essa compressa de vinagre?

      Excluir
  12. Convênio médico cobre Osteopatia??
    Preciso urgente, diz 2 sessões em 1 semana, ajudou um pouco, mas paguei R$ 340.00 pelas 2 sessões...

    ResponderExcluir
  13. O problema é que os tratamentos são muito caros e a grande maioria não tem como fazer esses tratamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente são. Ha que se utilizar os tratamentos naturais, que pode trazer uma melhor qualidade de vida..

      Excluir
    2. Realmente são. Ha que se utilizar os tratamentos naturais, que pode trazer uma melhor qualidade de vida..

      Excluir
  14. Eu tenho esse problema faço fortalecimento dos músculos e alongamento melhorou 50 pocentos da dó

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho esse problema faço fortalecimento dos músculos e alongamento melhorou 50 pocentos da dó

    ResponderExcluir
  16. possuo hernia de disco (no caso, protusão na L4/L5) e treino taekwondo a pouquissimo tempo, mas sempre pegando leve... será q posso continuar? cada um fala uma coisa... a mulher do meu mestre tem hernia de disco, e com fisioterapia e as atividades do taekwondo diz ele que ela melhorou muito... as vezes ela até treina junto com a gente e participa de campeonatos menores... o que pode me dizer?

    ResponderExcluir
  17. Hola, hace cinco meses que este dolor no se va. Kinesiología y ahora recién empecé a realizar ejercicios para fortalecer músculos, pero sin forzar la zona lumbar. Es la primera vez que busco información en internet sobre este problema. Ojalá mejoremos!

    ResponderExcluir
  18. ai gente tambem to desanimada, tenho 24 anos e to con protusao discal na l4 l5 sinto muita dor, do lado esquerdo, e ja faz 5 meses que a dor enradia pra perna direita na parte da coxa da fisgada e formiga na maior oarte do tempo. e ate agora nao achei remedio que ajude para. pior que neu marido acha que fico fingindo. muito triste isso

    ResponderExcluir
  19. Olá, pessoal! Há dois anos fui diagnosticada com protrusão discal na L4 e L5. As dores eram insuportáveis. De início procurei um ortopedista que após ressonância magnética me recomendou cirurgia. Procurei uma segunda opinião e fui a um neurocirurgião especialista em cabeça e coluna e com ele foi diferente. Recomendou iniciar um tratamento convencional com pilates três vezes por semana para ver. Deu certo. A dor diminuiu muito e hoje tenho uma melhor qualidade de vida. Enquanto não sentir dor continuarei com o pilates como método de tratamento. Vale salientar que vejo muitas pessoas perguntando pela cura e não existe cura a não ser cirurgia. Quem não quer cirurgia pode fazer tratamento pra diminuição ou eliminação da dor, mas cura mesmo somente com cirurgia ok?

    ResponderExcluir
  20. Olá tenho 24 anos e sofro a 1ano d meio com isso parei de jogar fotbol não aguento mais fazer o que fazia antes do que esrltou com medo por conta q fax mais de ano e essa dor nunca passa todos os dias sinto dores fiz rsm acusou protusão disca fiscal lombar o que devo fazer jha fui ortopedista ele mim recomendou fortalecimento lombar estou fazendo a um mês mais as dores não melhora

    ResponderExcluir
  21. Ola eu tenho 43 anos estava com dores fortes na coxa esquerda e iniciando fraqueza neste mesmo membro isso a quatro meses, sou operada duas vezes de coluna lombar e cervical. Agora foi novamente ao ortopedista que me operou a 20 anos e fui diagnosticada com Protusao discal na L3 L4 L5 e na S1 além de artose degenerativa no sacro lombar. Ha 2 semanas fui diagnosticada também com artrite reumatóide estou sofrendo muito com dores terríveis. Estava trabalhando ate um mês atrás mas como travei a coluna devido aos esforços repetitivos no trabalho tive que tonar depois de muitos corticóides e morfina, indo ao ortopedista no dia que descobri ele fez uma infiltração no local com duas injeções de beta trinta foi o que retirou a dor do local e pediu repouso absoluto. A reumatologista me falou que o mais indicado para o tratamento no meu caso é somente hidroginástica. É só Deus para dar força coloquei 30 parafusos na coluna a 22 anos atrás e agora me aparece mais estes problemas. Mas somos fortes e vamos vencer na fé tudo isto DEUS é mais!!! Boa noite a todos lutadores e vencedores que a cada dia buscamos força para vencer estas dores que só nos que sentimos sabemos o que é de verdade e ainda temos que vevermos em uma sociedade de pessoas que ainda nos julga pesando que estamos com manha ou inventando dores ou doença. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Eliane tenho 50 anos e tenho muita dor nos braços.. Muita dor mesmo. Minha ressonancia acusou protusoes na coluna cervical..
    Apos ir em medicos e fazer 20 fisioterapias. O desanimo ja tomou conta.. Mas o jeito e continuar me ajudando c exercicios e alongamentos..
    Agora faz 1 semana q mandei fazer um travesseiro de madeira.. Q esta me ajudando muito. 20 minutos 3 x ao dia e as vezes na madrugada qdo ñ consigo dormir devido a dor nos braços.
    Alonga o pescoço..afastando uma vertebra da outra c alivio imediato da dor..
    Cada pessoa tem a sua medida de travesseiro.
    Mas mesmo assim vou voltar p fisioterapia junto c pilates.
    Pois preciso cfme medicos e fisioterapeutas fortalecer a musculatura.
    Como dizem sou uma seria candidata a cirurgia para colocar molinhas entre as vertebras.
    Obrigado a todos e boa sorte.
    Fica a dica do travesseiro ñ resolve mas ajuda muito.

    ResponderExcluir
  23. A 15 dias venho sofrendo indo a mtos pronto socorros e tomando medicacao na veia...agora fiz um raio x e descobri q tenho protusao discal o ortopedista me indicou a procurar um fusioterapeuta e fazer dez sessoes e receitou tandrilax nao surgiu efeito nenhum e nao conssigo dormir de tanta dor na perna esquerda principalmente area da panturrilha ...sera q essa dor tera fim? Tenho 42 anos e nunca tive nada e sempre pratiquei exercicios

    ResponderExcluir
  24. Tenho 67 anos e tenho protusaodiscal l5_sl. O médico me receitou velija mas já me encaminhou para um especialista cirurgião estou com medo

    ResponderExcluir

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.