Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A DEPRESSÃO PSÍQUICA E A DOENÇA BIPOLAR SÃO INCAPACITANTES.

A Depressão psíquica e a doença bipolar são incapacitantes doenças alteradoras do humor que afetam a disposição física, o sono, o apetite, a libido e a capacidade funcional. A depressão difere da esquizofrenia, que produz distúrbios cognitivos. Os sintomas da depressão correspondem à sensação intensa de tristeza, desesperança, desespero e incapacidade de sentir prazer em atividades rotineiras. A mania se caracteriza pelo comportamento oposto, ou seja, entusiasmo, rapidez mental e verbal, extrema autoconfiança e diminuição da capacidade crítica. Todos os fármacos antidepressivos de utilização clínica (também chamados timolépticos) potenciam, direta ou indiretamente, as ações da noradrenalina, dopamina, e/ou serotonina, no cérebro. Isso, em conjunto a outras evidências, levou à teoria das aminas biogênicas, que propõe que a depressão se deve à deficiência em monoaminas, tais como a noradrenalina e a serotonina, em certos pontos-chave cerebrais. Contrariamente, cogita-se que a mania é causada pela superprodução desses neurortransmissores. A teoria das aminas biogênicas é provavelmente excessivamente simplista, desde que se sabe, atualmente, que os fármacos antidepressivos, particularmente os antidepressivos tricíclicos, afetam muitos sistemas biológicos em adição à captura de neurotransmissor. Não se sabe qual desses sistemas neuroquímicos é o principal responsável pela atividade antidepressiva.
OS ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLlCOS/POLlCÍCLlCOS
Os antidepressivos tricíclicos e policíclicos bloqueiam a captura de noradrenalina e serotonina para o interior do neurônio. O tratamento prolongado leva a alterações em receptores específicos do sistema nervoso central (SNC). Os fármacos importantes neste grupo são a imipramina, a amitriplina, a desipramina (um derivado desmetilado da imipramina), a nortriptilina, a protriptilina, e a doxapina. A amoxapina e a maprotilina são denominados de "segunda geração", para distingui-Ias dos antidepressivos tricíclicos de introdução mais antiga. [Nota: Estes fármacos de segunda geração possuem ações semelhantes às da imipramina, embora exibam farmacocinética ligeiramente diferente.] Todos os antidepressivos tricíclicos (ADTs) tem eficácia terapêutica semelhante, e a escolha do fármaco leva em conta a tolerância aos efeitos colaterais e a duração de ação. Pacientes que não respondem a um dos ADTs podem se beneficiar de um fármaco diferente desse grupo.
Mecanismo de ação
1. Inibição da recaptura de neurotransmissor: Os ADTs inibem a recaptura neuronal de noradrenalina e serotonina para o interior das terminações nervosas pré-sinápticas. Em bloqueando o principal mecanismo de remoção de neurotransmissor, os ADTs levam a concentrações aumentadas de monoaminas na fenda sináptica, o que resulta em efeitos antidepressivos. Esta teoria tem sido questionada por alguns pesquisadores, em razão de uma série de observações. Por exemplo, a potência de um ADT em bloquear a recaptura de neurotransmissor freqüentemente não se correlaciona com os efeitos antidepressivos observados clinicamente. Ademais, o bloqueio da recaptura do neurotransmissor ocorre imediatamente após a administração do fármaco, mas o efeito antidepressivo do ADT requer muitas semanas de tratamento continuado para se estabelecer. Isto sugere que a captura diminuída de neurotransmissor é simplesmente um evento inicial que pode não estar relacionado aos efeitos antidepressivos. Sugeriu-se que a densidade de receptores monoaminérgicos no cérebro pode se alterar durante o período de 2 a 4 semanas de utilização da medicação e isto pode ser importante na instalação do efeito.
2. Bloqueio de receptores: Os ADTs também bloqueiam receptores serotoninérgicos, a-adrenérgicos, histaminérgicos e muscarínicos. Não se sabe qual, ou se algum, dentre eles, é responsável pelo benefício terapêutico.
Ações
Os ADTs melhoram o humor, reforçam o alerta mental, aumentam a atividade física e reduzem a preocupação mórbida em 50 a 70% dos indivíduos com depressão psíquica. A instalação da melhora do humor é lenta, requerendo 2 semanas ou mais. Estes fármacos não produzem estimulação do SNC ou melhora do humor em indivíduos não-deprimidos. A tolerância aos efeitos anticolinérgicos dos ADTs se desenvolve rapidamente. Alguma tolerância aos demais efeitos autonômicos dos ADTs também se desenvolve. Já se relatou a ocorrência de dependência dos tipos psicológica e física. Estes compostos podem ser utilizados prolongadamente, no tratamento da depressão, sem perda de eficácia.
Utilizações terapêuticas
Os antidepressivos tricíclicos são eficazes no tratamento da depressão psíquica severa. Alguns tipos de doença do pânico também respondem ao tratamento com os ADTs. A imipramina tem sido utilizada no controle da enurese noturna em crianças (com mais de seis anos) por causar contração do esfíncter interno de bexiga. No presente ela é utilizada cautelosamente, por causa da indução de arritmias cardíacas e outros problemas cardiovasculares sérios.
BLOQUEADORES SELETIVOS DA RECAPTURA DE SEROTONINA
Os bloqueadores seletivos da recaptura de serotonina (BSRS) constituem um grupo de antidepressivos de introdução mais recente e com características químicas peculiares. Eles inibem especificamente a recaptura de serotonina. Isso contrasta com os antidepressivos tricíclicos que inibem de maneira não-seletiva a recaptura de noradrenalina e serotonina e bloqueiam receptores muscarínicos, H1-histaminérgicos e a1-adrenérgicos. Em comparação aos antidepressivos tricíclicos os efeitos anticolinérgicos e cardiotóxicos dos BSRS são de menor monta. Entretanto, os inibidores da recaptura de serotonina de introdução recente devem ser utilizados com cautela até que seus efeitos em longo prazo tenham sido avaliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.