Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dor na nuca chicote. - Lesão em Chicote da Coluna Cervical.

É o nome dado a uma lesão dos tecidos moles do pescoço, geralmente causada por extensão e flexão repentina dele — um movimento rápido para frente e para trás. Por ser tão repentino, não dá tempo para o desencadeamento dos reflexos musculares normais de proteção. Este movimento súbito obriga a coluna a realizar um movimento anormal, e no processo pode danificar os tecidos moles que mantêm a coluna estável (ligamentos, facetas, músculos).
É uma lesão relativamente comum que freqüentemente, por falta de conhecimento sobre a condição, não é levado a sério nem tratada.
Causas
As causas comuns das lesões traumáticas da coluna cervical são resultado de lesões dos discos intervertebrais, facetas e tecidos moles da espinha.
Lesão em chicote se refere a uma variedade de lesões cervicais associadas a torções súbitas do pescoço, a grande maioria das quais ocorrem devido a colisões de carro, ex. uma batida no traseiro do carro que, muitas vezes, pode causar trauma das articulações intervertebrais, discos, ligamentos, músculos cervicais e raízes nervosas.
Outras causas comuns são: lesão sofrida durante a prática esportiva, ex.: nos esportes de contato; golpe acidental ou intencional à cabeça; queda de uma altura, ex. no trabalho ou ao cair de um cavalo; LER do pescoço, ex.: segurar o telefone com o pescoço; e abuso infantil, ex. batendo ou sacudindo uma criança.
Sintomas
Sintomas mais comuns
dores de cabeça na região cervical e rigidez no pescoço e região posterior da cabeça.
Outros sintomas
Dor nos ombros, braços e entre as omoplatas; fraqueza nos braços; tonteira; problemas visuais; fadiga; zumbido no ouvido; perda de memória ou concentração; músculos doloridos; lesão ligamentar; distúrbios de sono; dor lombar; perda de equilíbrio; perda do movimento do pescoço; dificuldade para engolir; dor na mandíbula.
Na maioria dos casos, os sintomas costumam desaparecer depois de 2 a 4 semanas. No entanto, se persistirem ou piorarem depois de 6 a 8 semanas, pode ser motivo para se fazer mais radiografias ou outros testes diagnósticos.
Diagnóstico e Tratmento
Para se chegar ao diagnóstico, são analisados o histórico da lesão e o relato dos sintomas pelo paciente . Quando existe a possibilidade de fratura ou deslocamento da coluna cervical, é indicado a realização de um raio-X. Imagens de ressonância magnética ou de tomografia computadorizada são indicadas para detecção das lesões dos tecidos moles.
1ª linha de tratamento
colar cervical macio por 2 a 3 semanas
2ª linha de tratamento
calor para aliviar a tensão muscular e a dor; medicações analgésicas, inclusive AINEs e inibidores de ciclooxigenase 2; relaxantes musculares; exercícios de movimentação; fisioterapia; bolsa de gelo e similares
Síndrome de Lesão em Chicote
Em alguns casos, pacientes com lesão em chicote continuam a desenvolver sintomas mesmo depois do trauma.
Esta condição é conhecida como síndrome de chicote e é acompanhada de dores de cabeça contínuas e dor, movimento limitado na nuca, formigamento nos braços, dores lombares, fadiga, distúrbios de sono e libido diminuído.
Após a lesão, se o paciente desenvolver sintomas psicossociais como depressão, raiva, frustração, ansiedade, estresse, dependência de medicamentos, ou isolamento social, é recomendado o tratamento da condição emocional, pois, compreendendo que tem chance de sucesso na recuperação ele/a pode reduzir as chances de ter sintomas crônicos e desenvolver a síndrome.
Sintomas mais comuns
dores de cabeça na região cervical e rigidez no pescoço e região posterior da cabeça.
Outros sintomas
Dor nos ombros, braços e entre as omoplatas; fraqueza nos braços; tonteira; problemas com visão; fadiga; zumbido no ouvido; perda de memória ou concentração; músculos doloridos; lesão ligamentar; distúrbios de sono; dor lombar; perda de equilíbrio; perda do movimento do pescoço; dificuldade para engolir; dor na mandíbula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.