Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O que é carne esponjosa no corpo.

O que é a rinite alérgica?
A rinite alérgica é a manifestação alérgica de maior incidência na clinica de alergia. Traduz-se por quatro sintomas fundamentais: espirros, coceira, coriza e entupimento nasal, aos quais se acrescentam manifestações oculares tais como lacrimejo, ardor, fotofobia e coceira.
A rinite alérgica pode ser sazonal, dependendo então de alergénios especiais, os pólens de plantas, e perene ou constante, isto é, a que ocorre o ano todo, com mais intensidade nos meses frios. Deve-se quase sempre à sensibilidade dos inalantes domiciliares, com destaque para a poeira.
O que é carne esponjosa no nariz?
Popularmente, se faz confusão com esse termo empregando-o para qualquer causa de obstrução nasal. Na rinite alérgica, a causa mais comum de obstrução é a hipertrofia das conchas nasais, ou seja seu aumento de volume; assim como os pólipos nasais, tumores benignos que aparecem com freqüência. A hipertrofia das adenóides é uma causa muito comum de obstrução na infância. Apesar de não ter relação com a rinite alérgica, quando associada com esta, pode piorar o quadro de obstrução e atrapalhar o tratamento.
Quais são os mecanismos da rinite alérgica?
Alergénios inaláveis (poeira domiciliar) reagem na mucosa nasal com anticorpos aí presentes, resultando esta reacção na libertação de histamina ou substâncias similares. Surgem os sintomas de coriza, por actuação dessas substâncias nas glândulas mucosas; obstrução, por vasodilatação; coceira e espirros após irritação das fibras nervosas. Por isto, vários medicamentos podem evitar ou melhorar os sintomas da rinite. Uns impedindo a libertação da histamina, outros competindo com ela, outros reduzindo seus efeitos e outros ainda, revertendo o processo inflamatório alérgico. Mais importante do que os medicamentos seria o impedimento do contacto com os alergénios, o que infelizmente é quase impossível na prática.
Quais são as consequências da rinite alérgica?
A rinite alérgica não é uma doença grave, isto é, não provoca consequências desastrosas para o ser humano, nem determina a sua morte. Entretanto, é uma doença crónica bastante desagradável, uma vez que determina as seguintes anormalidades: dores de cabeça, irritabilidade, perda de apetite, insónia, diminuição do rendimento escolar em crianças, perturbação do comportamento social e, quando o entupimento é constante e intenso, dificuldade considerável na respiração, pela obrigação de se respirar somente pela boca. Outra consequência comum e importante da rinite a]alérgica é a dependência aos medicamentos (gotas nasais), cujo uso abusivo leva a alteração da mucosa, reflexos em outros sectores do organismo e a uma dependência física e psicológica das gotas para o nariz.
Como reconhecer a rinite alérgica?
É relativamente fácil alguém saber se é portador de rinite alérgica. Os sintomas são os mesmos de um resfriado comum: coriza, espirros, coceira e obstrução do nariz. A diferença é que são muito mais frequentes, diários e quase contínuos nos meses frios, sem repercussão intensa no estado geral, sem febre ou dor de garganta, e com predomínio de coceira, espirros e coriza.
Como eliminar as causas da rinite?
Naturalmente cabe ao médico determinar com precisão causas da rinite. Entretanto, o próprio doente pode perceber que alguns factores são os responsáveis pelos seus sintomas. Percebe, por exemplo, que o pó dos tapetes, móveis estofados, armários embutidos, casas fechadas, estantes de livros etc., piora ou provoca espirros ou coceira no nariz. Verifica que as mudanças na temperatura, frio, vento, etc., não afectam a maioria das pessoas, mas provoca-lhe os mesmo sintomas desencadeados pela poeira. Recorda-se que à noite no quarto e na cama, é que vêm os sintomas da rinite Quando se refere à sua doença, para amigos ou para médico diz sempre: "parece que estou permanentemente constipado".
Com esta história clinica e com um mínimo de exames complementares (testes alérgicos, pesquisa de eosinófilos no exsudado nasal, análises de sangue e, às vezes, radiografias) o médico está capacitado para apurar a causas da rinite e prescrever a terapêutica correcta, para alivio rápido da manifestação alérgica.
Qual o tratamento para a rinite alérgica?
O tratamento da rinite implica basicamente em três itens: 
1 - Afastamento dos alergénios, também chamado profilaxia ambiental. 
2 - Medicação sintomática, de uso tópico ou sistémico, 
3 - Hiposensibilização ou seja, tratamento com vacinas. 
Estes três itens são de igual importância no tratamento da rinite. Não há vacina milagrosa, não há remédio definitivo e não há possibilidade de afastamento absoluto de alergénio. Se os três itens forem equilibrados, o resultado é o espaçamento das crises de espirros, coceira e coriza, a diminuição da intensidade dos sintomas e, em alguns casos, uma cura clinica do portador de rinite.
O que o doente com rinite precisa fazer para ajudar no tratamento?
A profilaxia ambiental é atribuição total do doente ou de sua família. Nem o melhor médico do mundo conseguirá êxito se o doente não colaborar.
Para êxito no tratamento da rinite alérgica, o combate à poeira da casa deve ser constante. A profilaxia ambiental pode ser assim sistematizada:
1- cuidados especiais com o quarto de dormir, tais como:
Retirar tapetes ou na total impossibilidade, passar o as-pirador de preferência à tarde; envolver colchões, travesseiros e cobertores, com plástico, ou usar material sintético; manter os armários limpos e livres de poeira e bolores, por fora e por dentro; conservar as paredes sem infiltração e bolor; manter as janelas abertas e se possível sem cortinas; evitar insecticidas, detergentes fortes ou certos perfumes.
2- cuidados gerias com a casa, tais como:
Limpeza da casa com aspirador ou pano húmido; janelas abertas; cuidados na limpeza dos móveis, quadros e paredes; atenção para o sofá da sala da televisão; evitar tapetes preferindo material sintético, etc.
3 - cuidados pessoais, tais como:
Vida ao ar livre, exercícios, natação, banho com água menos quente. Todas estas medidas se destinam a anular ou minimizar as influências inespecifica na rinite.
Existe cirurgia para rinite alérgica?
Não. Existe para as complicações provocadas pela rinite, como por exemplo, o aumento exagerado dos cornetos ou conchas nasais, que podem ser diminuídos para aumentar a passagem de ar. Outro exemplo é a retirada dos pólipos nasais (carne esponjosa).
O que é carne esponjosa no nariz?
Popularmente, se faz confusão com esse termo empregando-o para qualquer causa de obstrução nasal. Na rinite alérgica, a causa mais comum de obstrução é a hipertrofia das conchas nasais, ou seja seu aumento de volume; assim como os pólipos nasais, tumores benignos que aparecem com freqüência. A hipertrofia das adenóides é uma causa muito comum de obstrução na infância. Apesar de não ter relação com a rinite alérgica, quando associada com esta, pode piorar o quadro de obstrução e atrapalhar o tratamento.
A rinite alérgica tem realmente cura?
Hoje, com os recentes progressos na terapêutica a rinite alérgica pode ser facilmente controlada. Se o doente tomar consciência do papel dos inalantes domiciliares no aparecimento dos sintomas, e se realizar uma criteriosa profilaxia, a sua manifestação clinica diminuirá consideravelmente. Se as prescrições do seu médico forem seguidas correctamente a expressão clinica da rinite ficará reduzida a um mínimo absolutamente confortável, significando uma cura clinica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.