Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de março de 2011

NERVO CIÁTICO.

A dor ciática corresponde a uma dor persistente percebida ao longo do nervo ciático, que se inicia na parte inferior das costas, passa abaixo das nádegas e vai até a parte mais baixa das pernas. Este é o nervo mais longo do corpo. A dor aparece quando este nervo está irritado através de uma inflamação, por uma compressão externa decorrente de uma artrite ou pelo deslocamento do disco intervertebral (hérnia de disco) na coluna lombar.
Quadro Clínico
A dor ciática causa um desconforto que começa na parte inferior das costas e se espalha pelas nádegas, pernas, tornozelos e, ocasionalmente, para o pé. A dor geralmente é sentida como um entorpecimento, uma pontada ou uma queimação. Às vezes, começa gradualmente, piora durante a noite, e é agravada pelos movimentos. A dor ciática também pode causar formigamento, parestesias (baixa sensibilidade) ou fraqueza nos músculos da perna afetada.
Diagnóstico
O médico irá revisar os sintomas e a história clínica completa, perguntando se você tem dor nas costas que se esparrama para a perna, e se você tem fraqueza muscular em suas pernas ou pés. Ele também irá querer saber se você teve qualquer trauma, febre, problemas para controlar seus intestinos ou a bexiga, se você teve câncer de qualquer tipo no passado e se você perdeu peso recentemente. Estas perguntas são importantes porque se estes sintomas estiverem presentes, a causa da dor ciática poderá ser um problema sério, como uma fratura óssea ou uma infecção.
O médico o examinará, prestando atenção especial à espinha e às pernas. Ele pode lhe pedir que execute umas séries de testes que irão checar sua força muscular, seus reflexos e sua flexibilidade, procurando problemas em sua coluna vertebral e nos nervos relacionados. Ele poderá solicitar Radiografias, uma Tomografia Computadorizada (a TC) ou um Exame de Imagem de Ressonância Magnética (IRM) para afastar problemas nas vértebras (coluna vertebral) - ela pode estar irritada ou pode estar comprimindo seu nervo ciático.
O diagnóstico é baseado principalmente em seus sintomas, embora um exame físico seja importante para procurar evidências de lesões do nervo ou outra explicação para os sintomas. Porém, um exame físico normal é comum em pessoas com dor ciática. Embora os testes possam ser importantes em alguns casos, o diagnóstico pode ser feito até mesmo quando os resultados forem normais.
Prevenção
Uma vez que a dor ciática tenha passado, existem exercícios, alongamentos e outras medidas que podem impedi-la de retornar. Um fisioterapeuta poderá desenvolver um programa completo e personalizado. Abaixo apresentamos alguns passos que você pode seguir:
· Pratique boa postura: Levante-se sempre com a cabeça alinhada com seus ombros, seus ombros alinhados com seus quadris e suas nádegas fazendo a curvatura. Seus joelhos devem ser ligeiramente dobrados.
· Faça abdominais: Estes exercícios fortalecem os músculos abdominais que ajudam a apoiar sua região lombar. Deite-se no chão com suas costas, mãos atrás de sua cabeça e joelhos dobrados. Firme sua região lombar ao chão, erga seus ombros para cima aproximadamente 30 cm. acima do chão, depois os abaixe. Repita o exercício 10 a 20 vezes, uma vez ao dia.
· Caminhe / Nade: Caminhar e nadar podem ajudar a fortalecer sua região lombar.
· Levante os objetos adequadamente: Levante sempre de uma posição se agachando primeiro, usando seus quadris e pernas para fazer o trabalho pesado. Nunca se agache e erga usando as costas (região lombar).
· Evite sentar ou ficar de pé por longos períodos: Se você sentar no trabalho, dê intervalos regulares para ficar de pé e caminhar um pouco.
· Use uma postura adequada para dormir: Tira a pressão de suas costas dormindo de lado ou colocando um travesseiro sob seus joelhos.
· Extensão: Sente-se em uma cadeira e faça movimentos de dobra com as mãos em direção ao solo. Pare quando você sentir um desconforto leve, segure durante 30 segundos, então relaxe. Repita seis a oito vezes.
· Evite usar sapatos de salto alto. Sapatos com saltos com mais de 2,5 centímetros alteram seu centro de gravidade, tirando o corpo de seu alinhamento.
Tratamento
A dor ciática normalmente pode ser tratada com sucesso por um período breve de descanso e diminuição da atividade, seguidos de exercícios para melhorar a mobilidade e fortalecer as costas. Se os sintomas persistirem, a fisioterapia pode ser útil. Para aliviar a inflamação ao redor do nervo, pode ser recomendável que você alterne o uso de compressas quentes e frias.
Você também pode precisar tomar um analgésico como o Acetaminofen (Tylenol) para a dor, ou remédios antiinflamatórios, como o Naproxeno (Naprosin), Diclofenado (Voltaren) ou a Aspirina para aliviar a dor e a inflamação. Medicamentos para tratar dores de origem nervosa crônica podem ser úteis. Eles incluem a Amitriptilina ou a Gabapentina (Neurontin). Em casos graves, uma injeção de um anestésico de longa duração com um medicamento corticóide pode dar alívio. Estas injeções são executadas tipicamente em centros que se especializam em tratamento de dor. Raramente, a cirurgia é necessária, como por exemplo, quando a dor ciática é causada por uma hérnia de disco.
Qual médico procurar? 
Marque uma consulta com um Ortopedista se a dor ciática piora após alguns dias, ou se ela começa a interferir significativamente com suas atividades diárias. Procure o pronto socorro imediatamente se você sofrer uma fraqueza súbita e extrema em suas pernas, um entorpecimento na virilha ou no reto, ou dificuldades em controlar a bexiga ou a função do intestino. Estes sintomas podem indicar que os nervos que vão para a bacia estão comprimidos. Esta condição pode causar dano permanente se não for tratada com prontidão.
Prognóstico
A vasta maioria dos casos de dor ciática pode ser controlada com cuidados simples em casa. Para a maioria das pessoas, as medidas preventivas básicas são bastantes para impedir que a dor ciática volte e se torne crônica ou periódica. Um sub-conjunto relativamente pequeno de pessoas com dor ciática requer cirurgia, eventualmente aqueles com sintomas severos ou persistentes causados por um disco herniado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.