Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CURIOSIDADES GASTRONÔMICAS:

:Uma parada para reabastecer o corpo. Está na hora de comer. Pode ser uma feijoada, criada pelos escravos negros no final do século Xix, ou um caldo de piranha, prato típico da região do Pantanal.
Existem 3 histórias:
1. A mais conhecida é a de um açogueiro de Frankfurt, na Alemanha. Em 1852, ele resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro bassê. 
2. Um imigrante alemão, Charles Feltman, levou esse tipo de salsicha para os Estados Unidos em 1880. Lá, criou um sanduíche quente com pão, salsicha e molhos. 
3. Em 1904, na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, um vendedor de salsichas quentes bolou uma maneira de seus fregueses não queimarem as mãos. A quem comprasse suas salsichas, ele oferecia luvas de algodão limpíssimas. Só que os clientes esqueciam de devolve-las e ele acabava tendo prejuízo. Seu cunhado, que era padeiro, sugeriu que o salsicheiro pusesse as luvas de lado e começasse a usar pães. 
A partir de 1945, depois daq segunda guerra mundial, quando o Brasil passou a sofrer grande influência da cultura americana, o cachorro-quente conquistou definitivamente seu espaço aqui. 
ONDE SURGIU O CHOCOLATE:
Séculos antes de os espanhóis chegarem à América, os astecas já conheciam as favas de cacau. Com elas faziam um líquido escuro que chamavam de tchocolatl. Em 1502, a ilha de Guanaja, habitada pelos astecas, povo místico e religioso, recebeu a esquadra de Colombo. O navegador foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate. 
SOBRE O SORVETE:
Uma pasta de leite e arroz colocada na neve para solidificar. Essa era a receita do primeiro sorvete, criado na China há 4 mil anos. O problema era armazenar neve para o verão em rudimentares câmaras subterrâneas com grossas paredes de pedras. 
No século Xiv, quando os chineses já faziam sorvetes de vários sabores adicionando neve ao leite, o explorador Marco Polo levou a novidade para a Itália. Os italianos se transformaram em artesãos dessa obra-prima, no século Xvi. Bernardo Buontalenti foi um dos mais notórios sorveteiros da época. Em 1660, Procópio Coltelli inaugurou, em Paris, a primeira sorveteria do mundo. A primeira fábrica de sorvetes nasceu nos Estados Unidos em 1851. A primeira sorveteria do Brasil foi inaugurada em 1835, por um italiano chamado Besili, no Rio de Janeiro. 
Veja na tabela abaixo o consumo anual dos países mais gulosos por sorvetes, em litros por habitante. 
PAÍS:
QUANTIDADE:
ESTADOS UNIDOS:
22:
AUSTRÁLIA:
17:
SUÉCIA:
14:
ALEMANHA:
11:
ITÁLIA:
9:
SUÍÇA:
8:
JAPÃO:
7:
INGLATERRA:
5:
FRANÇA:
5:
ESPANHA:
4:
PORTUGAL:
3:
ARGENTINA:
3:
BRASIL:
1:
Os brigadeiros foram criados no Brasil logo depois da segunda guerra mundial. Na época, era quase impossível arranjar leite fresco, ovos, amêndoas e açúcar para os doces. Aí alguém descobriu que a mistura de leite condensado e chocolate dava um doce gostoso. O nome foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, político e candidato a Presidência. 
A CRIAÇÃO DA COCA-COLA:
Em maio de 1886, na cidade de Atlanta, Estados Unidos, o farmacêutico John S. Penterton, estava preocupado em acabar com as ânsias de vômito de alguns clientes. Entregou a receita de um preparado à Jacob's Pharmacy, onde esse foi misturado com água carbonatada. Foi assim que chegou a fórmula da Coca-Cola. 
A princípio, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, de cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes do refrigerante. Em 1983, foi lançada a Diet Coke. Dois anos depois, a empresa mudou a fórmula do refrigerante (mais doce e menos gasosa). A mudança só durou três meses. 
A Coca-Cola chegou ao Brasil em 1942. 40 mil garrafas e latinhas de Coca-Cola são vendidas no mundo por segundo. 
A HISTÓRIA DA PIZZA:
A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros foram os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. 
Era um alimento de pobres do sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços delingüiça ou ovos por cima. A partir do século Xvi, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo. 
Pizzas podem ter uma centena de coberturas. A primeira redonda servida à rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho). 

TEMPO DE DIGESTÃO DE ALGUNS ALIMENTOS:
ALIMENTO:
TEMPO DE DIGESTÃO.
SORVETE DE FRUTAS:
5 MINUTOS.
PRATO DE SOPA:
1 HORA.
COPO DE LEITE:
1 HORA E MEIA.
PRATO DE MACARRONADA:
2 HORAS.
SALADA VERDE:
2 HORAS.
FILÉ DE CARNE VERMELHA:
2 HORAS.
COPO DE REFRIGERANTE:
2 HORAS.
PORÇÃO DE PEIXE:
2 HORAS.
FATIA DE TORTA DE MORANGO:
2 HORAS.
MÉDIA E PÃO COM MANTEIGA:
3 HORAS.
ARROZ, FEIJÃO E CARNE:
3 HORAS.
HAMBÚRGUER:
3 A 4 HORAS.
PORÇÃO DE LINGÜIÇA:
6 HORAS.
PRATO DE FEIJOADA:
6 A 8 HORAS.
PORÇÃO DE BACON:
12 HORAS.
Nunca se oferece nem o primeiro nem o último bocado. 
Vinho derramado é alegria. Sal derramado é mau agouro. Farinha no chão é sinal de fartura. Dinheiro em mesa de comida é sinal de miséria. 
Donzela não serve sal, não corta galinha, nem passa o paliteiro. 
Pegue o prato com a mão direita e devolva com a mão esquerda. A direita é de bênção para o prato cheio e a esquerda, de maldição para o prato vazio. 
Beber o que restou do copo de alguém é uma maneira de ficar sabendo dos seus segredos. 
Mesmo que haja um convidado à mesa, o primeiro pedaço deve ser oferecido ao dono da casa para não desejar sua morte. Se ele recusar, o perigo passou. 
Quando uma panela deixa a comida queimar várias vezes, fica viciada. O melhor é colocá-la de lado, como imprestável. 
Só uma pessoa meche a comida, senão ela fica sem gosto. 
Mexe-se da direita para a esquerda primeiro. Depois, ao contrário. Não se mexe a comida com faca porque faz mal. 
Não se deixa a colher dentro da panela nem descansando na borda. Isso atrasa a comida. 
Não se pragueja para acender o fogo porque isso chama o demônio para ajudar. 
Não se passa o sal diretamente para a mão de quem pede. Dá azar. Deve-se colocá-lo na mesa. 

OUTRAS CURIOSIDADES:
Um dos pratos típicos da região do Pantanal é o caldo de piranha. Aí vai a receita: 
Cozinhe quatro piranhas limpas, sem pele, cortadas em sentido transversal. Junto ao cozido cebola, cebolinha, salsa, coentro, tomate, sal, shoyu e ajinomoto. Bom apetite. 
Sururu pode significar uma grande briga. No nordeste, entretanto, é um molusco que rende pratos bastante apreciados. 
Goiaba, na gíria, é uma pessoa chata e ignorante. Já a expressão "pisar no tomate" significa fazer besteira ou cometer um erro. 
4. Na hungria, o sal é espalhado pela casa nova para proteger os habitantes contra o demônio. Europeus que acreditavam em vampiros arremessavam sementes de mostarda no teto das casas. Também colocavam dentes de alho em cima das portas como forma de proteção. 
5. As batatas fritas foram feitas pela primeira vez na Bélgica, em 1876. 
6. O sorvete esquenta o organismo, sabia? Ele parece frio, mas por conter muitas calorias (unidades de energia) deixa o corpo mais quente. 
7. Em ocasiões especiais, as tribos de beduínos da África recheavam um peixe, com ovos. O peixe era colocado dentro de uma galinha. A galinha era colocada dentro de uma ovelha. A ovelha era colocada dentro de um camelo. O camelo era assado. Depois era só servir. 
8. Um pé de laranja pode dar frutos durante cem anos. 
9. Na Inglaterra medieval, tomava-se cerveja no café da manhã. 
10. O repolho é formado de 91% de água. 
11. O shop-suey, um dos pratos mais conhecidos da culinária chinesa, foi inventado nos Estados Unidos no final do século Xix. Em visita a amigos, um cozinheiro chinês resolveu preparar um prato. Como não havia os ingredientes para um prato autêntico, ele decidiu improvisar. 
12. A idade de um uísque se refere aos anos que ele ficou em barris antes de ser engarrafado. Depois que vai para a garrafa, ele não envelhece mais. 
13. Os argentinos comem mais carne que qualquer outro povo do mundo. A média é de trezentos gramas diário por habitante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.