Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2011

CISTOS SINOVIAIS.


1) CISTO SINOVIAL - Cistos na mão e no punho.
        Aquela “bolota” que aparece no dorso do punho, na grande maioria dos casos, corresponde à um cisto sinovial.
        Trata-se de uma tumoração benigna, (não é um câncer maligno) formada por uma capa preenchida pelo líquido normal do punho, o líquido sinovial, de aspecto claro e gelatinoso. Apesar de poder crescer em tamanho, ele não vai se espalhar pelo resto do corpo. 
 QUADRO CLÍNICO
 Localizada no dorso do punho em 60-70% dos casos, pode também surgir na face palmar do punho. 
Oval ou arredondado, pode ter a consistência mole ou endurecida. Mais comum em mulheres na proporção de 3:1, pode aparecer em qualquer idade, com maior incidência entre a segunda e quarta décadas de vida.
        Pode ser indolor, mas em razão do seu crescimento acaba incomodando os nervos e tendões que passam por perto, acarretando dor, principalmente  nos movimentos de flexão e extensão, com diminuição da força e incapacidade funcional, atrapalhando várias atividades, tais como digitar no computador, musculação, praticar Yoga, jardinagem, vestir-se....
        TEORIA DA ORIGEM
        O punho apresenta uma espécie de capa que recobre a articulação e dentro existe o liquido sinovial que alimenta a cartilagem . Em razão de algum trauma ou micro-traumas repetitivos, ou ainda por  defeito na anatomia, ocorre uma espécie de abaulamento nesta capa (como se fosse uma bolha em uma câmara de pneu).   
Uma das teorias para o aparecimento do cisto sugere que estes traumatismos provocam irritação ou desgaste nos tecidos da capa do punho, produzindo uma substância (mucina) que acaba por enfraquecer a parede da capa, formando um canal por onde o liquido escapa e forma o cisto. 
        Em muitos pacientes, do mesmo jeito que incha ele desaparece. 
        Alguns cistos apresentam um sistema de válvula onde o liquido entra no cisto com facilidade, mas não consegue escapar provocando o seu aumento e acarretando dor.
        Imagine que a parte visível do cisto corresponde apenas à “ponta do iceberg”, o cisto tem origem nas profundezas do punho.
 TRATAMENTO
        Nos casos indolores, o cisto pode ser apenas observado. 
        O uso de tala é recomendado para manter o punho em repouso (principalmente durante a noite)
        No passado o cisto sinovial do punho era tratado com a bíblia:  estouravam o cisto com uma batida seca de um livro pesado. Não é mais adotado pois com o tempo ele retorna. 
        A punção do cisto com uma agulha para esvaziá-lo pode ser uma solução temporária; o cisto torna-se menos tenso e doloroso, mas ele geralmente reaparece em dias ou semanas. O uso concomitante de uma substância(cortisona), de ação local, irritante que promove um efeito “selante”na falha da capa do punho e diminui a inflamação pode ser uma alternativa, acrescido do uso de tala por 2 semanas, mas assim mesmo, ocorre falha em cerca de 50% dos casos. 
        Caso resistentes são tratados de forma cirúrgica
        No método aberto, é realizado uma incisão transversa no dorso do punho, é necessário afastar os nervos e tendões e chegar na raiz do cisto. A abordagem muito superficial, retirando apenas a capa superior do cisto, era responsável pela recidiva do cisto após a cirurgia.         
Outra opção, é realizar o tratamento por via artroscópica, onde é introduzida uma câmera com menos de 3,0 mm de diâmetro e através de outro furo, utilizamos instrumentos para remover a “raiz”  do cisto.
 
 
       Ambos as técnicas cirúrgicas oferecem bons resultados.
        Enquanto a grande maioria destes aumentos de volume ao redor do punho são relacionados com o cisto sinovial, existem outras possíveis causas de aumento de volume no punho ( outros tumores, infecção, presença de músculos acessórios e proeminências ósseas...) que devem ser descartadas por um médico com experiência.
        Em alguns casos, o cisto não é visível, mas causa dor no dorso do punho, principalmente nos movimentos extremos de flexo-extensão. É o chamado cisto oculto;  o diagnóstico pode necessitar de exames mais complexos como a ressonância magnética e o tratamento por via artroscópica é muitas vezes indicado.
          2) CISTOS DA BAINHA TENDINOSA (OU CISTO DE TENDÃO)
        Os tendões que flexionam os dedos (tendões flexores) apresentam uma capa que os recobre (bainha sinovial) e que produz um líquido para lubrificá-los e garantir a sua nutrição.
        Em razão de algum trauma local (como a pressão exercida pelas sacolas de supermercado, musculação, dirigir) ou por uma falha da anatomia, ocorre um abaulamento desta capa formando uma “bolha” (cisto da bainha tendinosa).
        Geralmente é pequeno (2-4 mm) e endurecido, sentimos uma “bolinha”dolorosa na face palmar da base dos dedos.
        O diagnóstico de outras causas deve ser descartado, tais como: trombose de alguma pequena veia do dedo ou tumor originário do nervo digital.
        Embora ele possa até desaparecer sozinho, muitas vezes ele se torna bastante doloroso , impedindo o uso da preensão da mão.
T  TTRATAMENTO
         Dependendo do caso pode ser realizada a infiltração local ou a ressecção cirúrgica.
3) CISTO MUCOSO
         
Trata-se de um cisto que aparece no dorso da articulação da ponta dos dedos, próximo da base da unha ,ao lado do tendão extensor . Geralmente está associado com artrose da articulação distal do dedo. Forma-se ‘‘um bico de osso’’ dorsal (chamado de osteófito) que produz um abaulamento na capa (cápsula) articular dorsal, e que acaba constituindo o cisto. 
        O cisto mucoso pode acarretar alterações na unha, tais como ranhuras longitudinais, em função de comprimir o local onde a unha é produzido.
Incidência maior entre os 50 e 70 anos de idade.
 
  TRATAMENTO
 Pode ser tratado inicialmente com uso de tala para imobilizar e manter em repouso a articulação acometida.Em casos sintomáticos, é necessário a remoção cirúrgica do cisto, assim como do bico de osso dorsal. Quando existe desgaste importante da articulacão acrescenta-se  a fusão das falanges que formam a articulação distal do dedo. Isto eleimina definitivamente a dor e permite o uso functional com força.
4) CISTO DE INCLUSÃO EPIDERMAL
        Associado à algum traumatismo, onde, alguma partícula estranha (farpa de madeira, ponta de lapiseira…) penetra na camada profunda de células da pele, dos tendões ou até mesmo do osso e provoca uma reação de defesa do nosso corpo que tenta ‘’englobá-la, formando um cisto.
        Apresenta crescimento lento e indolor, bem definido e é  mais frequente na ponta dos dedos.
TRATAMENTO
        Resseção cirúrgica.

Um comentário:

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.