“Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!
IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Translate

Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 11 de maio de 2011

COMO CURAR DORES CAUSADAS POR SISTEMA NERVOSO.

IMPLANTE DE BOMBA DE INFUSÃO PARA TRATAMENTO DE DOR NEUROPÁTICA

Implante de bomba de infusão para tratamento de dor neuropática.
Dr. Rodrigo de Mattos Labruna
Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor ( IASP ), a dor neuropática é causada por lesão ou disfunção do sistema nervoso, periférico ou central.
Havendo lesão anatômica ou alteração funcional dos nervos, medula ou encéfalo, pode haver sensibilização do sistema nervoso, desequilíbrio entre vias transmissoras e supressoras, hiperatividade de substâncias algogênicas, e cronificação da dor.
Características como queimor, formigamento, choque, são descritas pelos pacientes com dor neuropática, e diferentes indivíduos podem se queixar de outros sintomas, como peso, picada, dormência, latejamento, permanentes ou episódicos, paroxísticos ou não.
Alodínea, analgesia, anestesia, disestesia, hiperalgesia, hiperestesia, hiperpatia, parestesia, dolorosas ou não, podem acompanhar a dor neuropática.
A dor neuropática pode estar associada ‘a dor nociceptiva , caracterizando-se uma síndrome dolorosa mista, como nas discopatias, síndrome pós-laminectomia, câncer, etc.
O tratamento da dor neuropática envolve a remoção da causa, embora, muitas vezes, a cronificação da dor faz surgir um conjunto de sintomas independentes e refratários aos tratamentos convencionais. Além do tratamento da causa ( se possível ), o tratamento da dor neuropática, em si, envolve: analgésicos, drogas adjuvantes, bloqueios anestésicos, fisioterapia, reabilitação, psicoterapia,etc.
Anticonvulsivantes, antidepressivos, neurolépticos, antiinflamatórios, corticosteróides, anestésicos, bloqueadores de canais de cálcio ou sódio, ansiolíticos, e outros medicamentos, podem ser utilizados, associados ou não. Opióides, geralmente usados na dor nociceptiva, podem ser úteis na dor neuropática.
Quando todo este tratamento multidisciplinar é insuficiente, a infusão intratecal de medicamentos ou a estimulação elétrica do SNC podem ser necessárias. Muitas vezes, a medicação por via oral , em altas doses, provoca efeitos colaterais . A infusão intratecal de drogas permite a utilização de doses menores, com ação direta no SNC, menor absorção pela circulação sistêmica, e menos efeitos colaterais. O sistema de infusão de drogas é tratamento modulatório da dor, pois podem ser modificadas as concentrações, velocidade de infusão, substituir-se a droga, desligar o sistema, sem que haja ablação do SNC.
Alguns exemplos de patologias que manifestam-se por dor neuropática, associada ou não ‘a dor nociceptiva, e que podem ser tratadas por infusão intratecal de medicação: lombalgia, síndrome pós-laminectomia, câncer, lesão medular, encefálica, espasticidade, aracnoidite, siringomielia, dor complexo-regional, doenças desmielinizantes, etc, desde que apresentem-se com dor refratária ao tratamento conservador.Cada caso deve ser avaliado individualmente.
Das drogas utilizadas no sistema de infusão, as mais comuns são, associadas ou não: morfina, metadona, e outros opióides. Anestésicos locais, como lidocaína, bupivacaína, ropivacaína, e outros; agonistas alfa-adrenérgicos, como clonidina; agonistas do GABA, como baclofeno e midazolam. A associação de drogas permite a potencialização do efeito das medicações e diminuição das doses.
Num passado recente, utilizamos bombas de infusão mecânicas, acionadas por digitopressão do reservatório, que não são mais encontradas no mercado. Temos alguns pacientes, em nossa casuística, com estas bombas. Atualmente, as bombas disponíveis são as eletrônicas, ativadas por bateria e controladas por telemetria, e as ativadas a gás.
O implante da bomba deve ser precedido pelo teste, que envolva a injeção, por cateter epidural, da medicação, durante alguns dias, até que se avalie controle da dor e efeitos colaterais.
A técnica do implante consiste em punção da raque, fixação do cateter no músculo e subcutâneo, tunelização do mesmo, pelo subcutâneo, até o abdômen, onde é conectado ‘a bomba, localizada em bolsa do subcutâneo abdominal.
São possibilidades de complicação: efeitos colaterais da medicação da bomba, infecção do sistema, desalojamento do cateter da raque ou das conexões, fístula liquórica, mal-funcionamento do sistema.
 Ane Coelho BFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo,com.br

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

EMTr.

Estimulação Magnética

Transcraniana repetitiva(EMTr.

http://www.emtr.com.br


Campanha Nacional de Doação de Órgãos.

Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br e saiba mais. Divulgação: entre em contato comcomunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

free counters
CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Frases célebres.

Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço. (Dave Weinbaum)

Não há melhor negócio que a vida. A gente a obtém em troca de nada. (Provérbio judaico)

Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar. (Francis Bacon)

Uma mentira pode dar a volta ao mundo... enquanto a verdade ainda calça seus sapatos. (Mark Twain)

Nunca se ache demais, pois tudo o que é demais sobra, tudo o que sobra é resto e tudo o que é resto vai para o lixo. (Anônimo)

Nunca se explique. Seus amigos não precisam, e seus inimigos não vão acreditar. (Anônimo)

A televisão é maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana. (A. Torelly -Barão de Itararé)

A imaginação é mais importante que o conhecimento.(A. Einstein)

Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos. (Erasmo de Rotterdam)

O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por aquelas que permitem a maldade. (Albert Einstein)

Depois da derrota, o pior resultado é o empate.(Galvão Bueno)

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.(Luiz Fernando Veríssimo)

Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio. (Provérbio indiano)

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência. (Henry Ford)

Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu. (Provérbio Chinês)

Amizade é como dinheiro: mais fácil de conseguir do que de manter. (Samuel Butler)

Não chame de honesto um homem que nunca teve a oportunidade de roubar. (Ditado judaico)

Visite os amigos com frequência. O mato cresce depressa em caminhos pouco percorridos.(Provérbio Escandinavo)

Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma. (George Bernard Shaw)

Há pessoas tão chatas que nos fazem perder um dia inteiro em cinco minutos. (Jules Renard)

Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher? (Bertrand Russel)

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. (Sócrates)

Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la. (Carlos Drummond de Andrade)

Se você se sente só é porque construiu muros em vez de pontes. (autor anônimo)

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros. (autor desconhecido)


Aprendi silêncio com os falantes, tolerância com os intolerantes, e gentileza com os rudes; ainda, estranho, sou ingrato a esses professores... (Kalil Gibran)

A felicidade é um hóspede discreto, do qual só se constata que ele existe quando está de partida.(autor anônimo)

Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é. (John Wooden)

Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias. (Harry Benjamin)

Não é digno de saborear o mel, aquele que se afasta da colméia com medo das picadas das abelhas (W. Shakespeare)

Se uma pessoa te enganar ela merece uma surra, se esta mesma pessoa voltar a te enganar quem merece a surra és tu. (provérbio chinês)


É muito mais fácil reconhecer o erro do que encontrar a verdade. O erro está na superfície e, por isso, é fácil erradicá-lo. A verdade repousa no fundo e não é qualquer um que consegue chegar até ela.(Goethe)

A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota diz o que vai fazer. (Barão de Itararé)

Amizade é como café, uma vez frio nunca volta o sabor original, mesmo aquecido. (Kant)

Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons. (Cícero)

Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que já possuímos. (provérbio chinês)

Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. (Guimarães Rosa)

Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.

Tenha cuidado ao emprestar dinheiro a amigos. Você pode perder as duas coisas. (S. Brown)

Quem não se ocupa, se preocupa. (Otto Lara Resende)

A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar. (John L. Beckley)

Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência. (Albert Einstein)

A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio. (Martin Luther King)

Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia. (Provérbio árabe)

Felicidade é igual a uma borboleta: quanto mais você corre atrás, mais ela foge... Daí um dia você se distrai e ela pousa em seu ombro!

O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas. (Oscar Wilde)

Postagens populares

Loading...
Loading...