“Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

Carregando...
IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

NOTICIAS DA HORA.

Loading...

quarta-feira, 11 de maio de 2011

COMO CURAR DORES CAUSADAS POR SISTEMA NERVOSO.

IMPLANTE DE BOMBA DE INFUSÃO PARA TRATAMENTO DE DOR NEUROPÁTICA

Implante de bomba de infusão para tratamento de dor neuropática.
Dr. Rodrigo de Mattos Labruna
Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor ( IASP ), a dor neuropática é causada por lesão ou disfunção do sistema nervoso, periférico ou central.
Havendo lesão anatômica ou alteração funcional dos nervos, medula ou encéfalo, pode haver sensibilização do sistema nervoso, desequilíbrio entre vias transmissoras e supressoras, hiperatividade de substâncias algogênicas, e cronificação da dor.
Características como queimor, formigamento, choque, são descritas pelos pacientes com dor neuropática, e diferentes indivíduos podem se queixar de outros sintomas, como peso, picada, dormência, latejamento, permanentes ou episódicos, paroxísticos ou não.
Alodínea, analgesia, anestesia, disestesia, hiperalgesia, hiperestesia, hiperpatia, parestesia, dolorosas ou não, podem acompanhar a dor neuropática.
A dor neuropática pode estar associada ‘a dor nociceptiva , caracterizando-se uma síndrome dolorosa mista, como nas discopatias, síndrome pós-laminectomia, câncer, etc.
O tratamento da dor neuropática envolve a remoção da causa, embora, muitas vezes, a cronificação da dor faz surgir um conjunto de sintomas independentes e refratários aos tratamentos convencionais. Além do tratamento da causa ( se possível ), o tratamento da dor neuropática, em si, envolve: analgésicos, drogas adjuvantes, bloqueios anestésicos, fisioterapia, reabilitação, psicoterapia,etc.
Anticonvulsivantes, antidepressivos, neurolépticos, antiinflamatórios, corticosteróides, anestésicos, bloqueadores de canais de cálcio ou sódio, ansiolíticos, e outros medicamentos, podem ser utilizados, associados ou não. Opióides, geralmente usados na dor nociceptiva, podem ser úteis na dor neuropática.
Quando todo este tratamento multidisciplinar é insuficiente, a infusão intratecal de medicamentos ou a estimulação elétrica do SNC podem ser necessárias. Muitas vezes, a medicação por via oral , em altas doses, provoca efeitos colaterais . A infusão intratecal de drogas permite a utilização de doses menores, com ação direta no SNC, menor absorção pela circulação sistêmica, e menos efeitos colaterais. O sistema de infusão de drogas é tratamento modulatório da dor, pois podem ser modificadas as concentrações, velocidade de infusão, substituir-se a droga, desligar o sistema, sem que haja ablação do SNC.
Alguns exemplos de patologias que manifestam-se por dor neuropática, associada ou não ‘a dor nociceptiva, e que podem ser tratadas por infusão intratecal de medicação: lombalgia, síndrome pós-laminectomia, câncer, lesão medular, encefálica, espasticidade, aracnoidite, siringomielia, dor complexo-regional, doenças desmielinizantes, etc, desde que apresentem-se com dor refratária ao tratamento conservador.Cada caso deve ser avaliado individualmente.
Das drogas utilizadas no sistema de infusão, as mais comuns são, associadas ou não: morfina, metadona, e outros opióides. Anestésicos locais, como lidocaína, bupivacaína, ropivacaína, e outros; agonistas alfa-adrenérgicos, como clonidina; agonistas do GABA, como baclofeno e midazolam. A associação de drogas permite a potencialização do efeito das medicações e diminuição das doses.
Num passado recente, utilizamos bombas de infusão mecânicas, acionadas por digitopressão do reservatório, que não são mais encontradas no mercado. Temos alguns pacientes, em nossa casuística, com estas bombas. Atualmente, as bombas disponíveis são as eletrônicas, ativadas por bateria e controladas por telemetria, e as ativadas a gás.
O implante da bomba deve ser precedido pelo teste, que envolva a injeção, por cateter epidural, da medicação, durante alguns dias, até que se avalie controle da dor e efeitos colaterais.
A técnica do implante consiste em punção da raque, fixação do cateter no músculo e subcutâneo, tunelização do mesmo, pelo subcutâneo, até o abdômen, onde é conectado ‘a bomba, localizada em bolsa do subcutâneo abdominal.
São possibilidades de complicação: efeitos colaterais da medicação da bomba, infecção do sistema, desalojamento do cateter da raque ou das conexões, fístula liquórica, mal-funcionamento do sistema.
 Ane Coelho BFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo,com.br

Loading...

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.


Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br e saiba mais. Divulgação: entre em contato comcomunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

free counters
CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.

Loading...
Loading...