Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de julho de 2013

DOR NAS COSTAS, RESPIRAR DÓI. O QUE É.

A principal vilã é a lombalgia, um desconforto que afeta a região inferior da coluna vertebral (que vai da última costela até o início dos glúteos) e aparece em destaque no ranking das reclamações nos consultórios.
Qualquer sinal de dor nas costas merece atenção. No entanto, os cuidados devem ser redobrados em duas situações. Primeiro, se as dores vêm acompanhadas do que os médicos chamam de sinais de alerta, como febre ou perda de peso. "Nesses casos, o desconforto indica a presença de algo mais grave - desde má-formação congênita, osteoporose e tumores até hérnia de disco, cálculos renais e distúrbios neurológicos. Portanto, o tratamento varia de acordo com a causa diagnosticada", explica Alexandre Fogaça Cristante, especialista em cirurgia de coluna da Clínica Ortocity.
Outra situação preocupante é quando não há uma razão aparente para o incômodo. "Trata- se da lombalgia mecânico-postural. Os pacientes com este perfil tentam buscar uma razão 'física' para suas lamentações e não encontram nada. Isso porque as dores não estão relacionadas a desvios ou a algum tipo de lesão na coluna, mas a vícios de postura que a deixam sobrecarregada constantemente", esclarece Cristante.
Quando se fala de dor nas costas, convém lembrar que outras doenças também colaboram para causar a dor. "Estão nessa lista as infecções urinárias, as infecções pulmonares, o infarto do miocárdio, o herpes zoster e os tumores ovarianos e prostáticos", afirma o especialista.
Maus hábitos
Posturas incorretas também são responsáveis por distúrbios articulares. "Quem sofre de dor nas costas não se senta nem se levanta corretamente, não dorme em colchão adequado ao seu peso, levanta objetos do chão dobrando a coluna e não os joelhos, estica-se todo para colocar os objetos em prateleiras ou em armários e executa tarefas diárias em má posição", diz Cristante.
Obesidade
Segundo o médico, a cada dia a população se cuida menos (do ponto de vista físico), o que causa obesidade. "O excesso de peso e outras alterações musculares levam a pessoa à sobrecarga dos discos intervertebrais".
Stress e Depressão
Ambos levam à contratura muscular importante. "A depressão não permite o relaxamento voluntário dos músculos levando a compressões importantes nas raízes nervosas que emergem da coluna vertebral", explica o cirurgião.
Tratamento
O tratamento é dividido em duas fases. "Na fase da dor aguda, o médico vai receitar analgésicos e antiinflamatórios, fisioterapia convencional e outros métodos. Depois, é recomendável que o paciente se submeta a tratamento mais prolongado que pode incluir a Reorientação Postural Global (RPG), hidroterapia, condicionamento físico, ajuda de um nutricionista e também de um psicólogo", aconselha Cristante.

COÇAR OS OLHOS E LER NO ESCURO OU DEITADO PODEM PREJUDICAR A VISÃO.

Cerca de 80% das informações que recebemos chegam pelos olhos.

Ideal, segundo médico, é não apagar luz para usar computador ou ver TV.

A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, já que cerca de 80% das informações que recebemos chegam pelos olhos.
Alguns hábitos corriqueiros, como coçar a vista e ler no escuro ou deitado, podem ser prejudiciais à visão.
Ler com o livro muito perto pode forçar o cristalino (espécie de diafragma do olho) e favorecer a miopia. Também pode ser um sinal de que a pessoa já sofre de algum problema de refração. A distância mínima ideal é de 30 cm, segundo o oftalmologista Samir Bechara, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Já ler deitado propicia um achatamento dos olhos, o que é ruim para a saúde deles. E ler no escuro dilata a pupila e causa desconforto. Por isso, o melhor é não apagar a luz para usar o computador ou ver TV. Você corre o risco de se cansar mais e ficar com dor de cabeça.
No caso de ler em um veículo em movimento, como carro, ônibus, trem ou metrô, há um maior esforço dos músculos dos olhos para mantê-los paralelos, o que pode provocar desconforto e favorecer o estrabismo.
 usar óculos de proteção ao manusear produtos químicos ou ferramentas. Mesmo para pequenos reparos em casa, como uma martelada na parede ou um furo com furadeira, utilize os óculos.
Os modelos mais baratos custam a partir de R$ 2,30. Use-os também ao mexer com solda (a luz pode queimar os olhos) e maçarico. Os óculos protegem, ainda, em esportes com bola e na natação.
Já no caso de produtos químicos, se alguma substância cair nos olhos, lave-os imediatamente antes de ir ao hospital, pois isso evita lesões graves.
Em relação à crianças, afaste produtos de limpeza do alcance delas e tome cuidado com brincadeiras com estilingue, dardo, flecha e pega-varetas, comuns agora nas férias.
Nunca coce os olhos: lave-os. Ao esfregá-los, você pode ferir a região e até causar uma deformação progressiva na córnea, chamada ceratocone, que desencadeia astigmatismo e deixa os olhos em formato de cone na parte frontal.
O programa falou, ainda, sobre uma campanha da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca) para detecção precoce de retinoblastoma, um tipo de câncer nos olhos. Uma simples foto com flash é capaz de revelar essa doença grave, e a chance de cura chega a 90%. Quando tem a doença, o olho aparece com uma mancha branca, reflexo do tumor.
A médica Ana Escobar também disse que, até os dois meses de idade, o bebê pode ser um pouco estrábico, porque os músculos dos olhos ainda estão um pouco frouxos.
Para evitar problemas de visão em geral, a recomendação é procurar um especialista uma vez por ano ou a cada dois anos. Além disso, não se deve usar, sem orientação médica, colírios que contêm remédio na formulação.

AS DIFERENÇAS ENTRE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE VISÃO.

Bem Estar – Por Claudio Lottenberg e Rubens Belfort Mattos Junior.

Miopia, astigmatismo, hipermetropia... Os nomes podem parecer complicados, mas, se você tiver qualquer um deles, a solução inicial é a mesma: óculos. Apesar disso, cada um tem uma causa diferente e, por isso, exige lentes distintas.

Para compreender o que causa a perda de foco nos olhos, é preciso entender primeiro como eles funcionam. O infográfico abaixo ilustra o órgão e explica a função de cada uma de suas partes
Quando o cristalino não projeta a imagem exatamente na retina, surgem os problemas de visão mais conhecidos. Na miopia, a imagem é projetada antes da retina. Por isso, o olho é capaz de enxergar com precisão objetos que estão próximos, mas não os que estão distantes. A hipermetropia é o contrário: a imagem se forma depois da retina e a pessoa não consegue ver bem o que está muito perto.
No astigmatismo, a córnea tem curvaturas ou irregularidades. A imagem é formada em planos diferentes, o que distorce a visão. Para os três problemas, as soluções são óculos, lentes de contato e cirurgia – o Sistema Único de Saúde (SUS) não realiza essa operação.
Envelhecimento
A presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada, já que se manifesta depois dos 40 anos, é uma alteração nos músculos que ajudam a moldar o cristalino. O processo cria dificuldades para enxergar tanto de perto quanto de longe. Óculos e lentes de contato podem resolver a situação.
Outra consequência do envelhecimento é bem mais grave e pode levar à cegueira: a catarata. Nesses pacientes, o cristalino se torna opaco e menos luz chega até a retina. O problema evolui aos poucos e pode ser revertido com uma cirurgia – nesse caso, o SUS cobre o procedimento.
Crianças
É importante ficar atento às crianças, pois o tratamento precisa começar o mais cedo possível, principalmente quem for diagnosticado com hipermetropia. Se o problema não for corrigido logo, pode evoluir. Nunca é cedo demais para levar o filho ao médico, e o exame é a forma mais eficiente de identificação. Fora isso, o comportamento dos pequenos também dá sinais de visão ruim: há dificuldades de concentração, por exemplo.
Outra dica que os oftalmologistas deram durante o programa foi em relação à higiene. É importante lavar os olhos, principalmente as pálpebras, para evitar doenças como a conjuntivite. Para isso, não há produto melhor que a água potável – não é preciso usar água boricada, que é mais cara e difícil de encontrar. Água em excesso não faz mal, já que uma única gota satura o olho e ele expulsa o resto.

OS OLHOS.

O olho é o órgão responsável pelo sentido da visão. Encontrado em todos os animais vertebrados, ele é localizado em cavidades ósseas no crânio chamadas órbitas. Sua tarefa é converter as ondas de luz emitidas ou refletidas por objetos em impulsos elétricos, que serão enviados ao cérebro. Todas as informações fornecidas por este órgão fotorreceptor têm um papel dominante para a interpretação do mundo pelo ser humano.
O poder de usar a informação visual não depende apenas de ver, mas também de compreender o que foi visto. A compreensão das informações visuais – reconhecimento de contornos, cores e da relação com outros objetos – depende da forma como as células sensíveis à luz da retina estão conectadas com o sistema nervoso. Portanto, a função dos olhos no ser humano vai além da forma como a imagem visual é convertida em mensagem, ou seja, ela abrange também o campo de interpretação desta mensagem.
O olho é um órgão fotorreceptor e um conversor de energia luminosa em energia elétrica, ou impulsos nervosos, além de ser um eficiente transportador destes impulsos para o cérebro. Para desempenhar todas essas funções, ele conta com um complexo mecanismo constituído por várias camadas de tecidos especializados.
São músculos, nervos, veias sanguíneas e lente que se ligam para permitir a rotação do globo ocular e a focalização das imagens. O nervo óptico, por sua vez, faz a conexão entre o globo ocular e o sistema nervoso central.
O interior do olho é preenchido por um fluido que, juntamente com a camada de tecido externa, mantém a forma arredondada, protegendo o olho contra forças mecânicas exteriores. Da mesma forma, uma membrana mais externa ainda, denominada de conjuntiva, recobre a superfície interior das pálpebras e a superfície anterior do globo ocular. Ela produz muco para lubrificação do olho, evitando o ressecamento.
As três camadas de tecido que constituem o globo ocular, ou túnicas, são: fibrosa (externa), vascular (intermédia) e nervosa (interna). A primeira é composta pela esclera e a córnea. A esclera dá forma e proteção ao olho, além de sustentação para os músculos que o movimentam. Ela é a membrana branca e opaca encontrada na maior parte de sua superfície. A parte restante e frontal do globo é recoberta pela córnea, membrana transparente que atua como uma lente convergente.
Coróide, corpo ciliar, íris e cristalino (lente) são encontrados na túnica vascular. Estes elementos estão relacionados, respectivamente, com a nutrição e proteção do olho, sustentação e mudança da espessura do cristalino e bloqueio do excesso de luz que poderia queimar a retina. A retina é a túnica nervosa, propriamente dita. Está repleta de fotorreceptores – cones e bastonetes – para a percepção visual, além de células bipolares e ganglionares para a transmissão dos impulsos visuais para o nervo óptico.
Funcionamento
A córnea permite a passagem de ondas de luz para o interior do globo ocular. Mas, nem toda a luz atinge a área posterior do olho, revestida pela retina. Isto porque, a íris – um músculo contrátil opaco e pigmentado em sua superfície – regula a quantidade de luz adequada que poderá penetrar no olho. Este músculo, que dá a cor aos nossos olhos, opera como um diafragma ao aumentar ou diminuir uma abertura em seu centro, a pupila. O recurso evita que uma quantidade excessiva de luz possa queimar a retina.
Imediatamente atrás da íris, o cristalino toma a espessura adequada para focar o feixe de luz na retina, conforme constrição ou relaxamento do corpo ciliar ligado a ele. O feixe de luz chega à retina invertido, como a imagem de um espelho, e de ponta-cabeça devido à refração da luz pelo cristalino.
A retina é como um filme fotográfico. Ela contém células receptoras pigmentadas – cones e bastonetes – que convertem a luz em pulsos elétricos. Outras células da retina, bipolares e ganglionares fazem a coleta destes pulsos. Os impulsos de várias células receptoras são coletados por uma única célula ganglionar. Esta convergência aumenta a intensidade de luz, ou seja, uma luz fraca estimulando mil bastonetes produz um estímulo fortíssimo.
Os impulsos intensificados são levados pelo nervo óptico ao cérebro. Olhos e cérebro trabalham em conjunto para transformar ondas de luz em sensações que conhecemos por visão.
Curiosidades
É preciso que 11 bastonetes sejam excitados, cada um por um único fóton, para produzir a sensação de luz. Um estímulo muito fraco de luz não afeta a sensibilidade da célula receptora que o recebe. Mas, estímulos muito fracos apresentados várias vezes em sucessão rápida causam a sensação de luz. Isto significa que a intensidade de luz é multiplicada pelo número de vezes de exposição. É por esta razão que passamos a ver na penumbra depois de algum tempo.
Nem sempre as células nervosas da retina são excitadas pela descarga de outras. A descarga pode também inibir a outra célula. E é este o fenômeno que produz alguns efeitos de óptica. Por exemplo, o fenômeno de contraste de cor: se uma luz azul é projetada em uma grande tela branca, a tela parecerá amarela. Isto acontece, porque o estímulo de luz azul caindo na área central da retina causa a inibição da sensibilidade para o azul na área periférica. Então, a tela branca de fundo aparecerá como tendo perdido a luz azul – branco menos azul é uma mistura de vermelho e verde e, portanto, a tela aparece na cor amarela.
Doenças relacionadas
- Astigmatismo
- Câncer de olhos
- Catarata
- Cegueira noturna
- Conjuntivite
- Daltonismo
- Degeneração macular
- Estrabismo
- Glaucoma
- Hipermetropia
- Miopia
- Neurite óptica
- Retinite pigmentosa
- Retinopatia diabética
- Síndrome dos olhos secos
- Tracoma.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O CÉREBRO HUMANO.

 Dentre as coisas mais estupenda que já foi criado por Deus é o cérebro humano!
 Cerca de 3 semanas após a fecundação inicia-se a formação do cérebro e elas se formam  em surtos de até 250 mil células por minuto.
O cérebro tem 970 km de fibras conectiva por centímetro cúbico.
 O cérebro representa só 2% do peso do corpo
  A cada segundo chegam a nosso cérebro uns 100 milhões de bits por segundo proveniente de vários sentidos! 
 Mas como pode ele evitar entrar em pane e nós ir a loucura?
 Como podemos pensar uma coisa só por vez?
  Ele não só processa todas essas informações mas a faz com facilidade!
 1º  ha uma rede de nervos chamada de reticular que atua como controle de tráfego que só permite algumas centenas entrar no consciente.
 2º outra  minuscula rede de nervos que só permite nosso consciente absorver  de 8 a 12 informações por segundo, são essas pequenas informações que são permitidos a nós nos dar atenção.
  
Com o tempo cerca de 100 bilhões de células nervosas completam o cérebro  na faze adulta.
 Um cérebro com cerca de 50 anos pode armazenar informações de mais de 30 milhões de livros. 
 O cérebro e como um músculo se exercitado ele se fortalece e se  atrofia com a falta.
                      por Osmar Ribeiro (Créditos ao livro: A origem da vida). 

sábado, 27 de julho de 2013

MOTIVOS DAS DORES NAS PERNAS.

Comum em qualquer faixa etária, esse incômodo ocorre por excesso de esforço, problemas locais ou pode estar associado a vários tipos de doenças sistêmicas. Conheça alguns dos motivos de termos dores nas pernas
De Ivan Alves .
A cãibra é comum em pessoas que praticam algum esporte, que iniciam a atividade sem
alongamento ou que têm a musculatura pouco preparada para um exercício mais intenso.
As dores nas pernas são comuns em todas as faixas etárias. Elas podem ocorrer por excesso de esforço, problemas locais ou doenças sistêmicas. Confira abaixo quais são alguns dos motivos que causam as dores nas pernas:
Neuropatia periférica
Um amplo grupo de doenças, como o diabetes aids, e o tratamento de algumas delas podem provocar alterações funcionais e estruturais do sistema nervoso periférico, que é constituído por nervos e gânglios cuja função é conectar diversas partes do corpo ao sistema nervoso central (também afetado por essas patologias). Quando essas vias são afetadas, o paciente sente dor intensa e contínua nas pernas, geralmente associada à sensação de formigamento cansaço. A dor neuropática também ocorre pordisfunções hereditárias, exposição a substâncias tóxicas, abuso no consumo de bebidas alcoólicas edeficiências nutricionais. É controlada por medicamentos e pelo tratamento da patologia.
Cãibra
A dor é resultado de uma fadiga muscular causada por uma forte e longa exigência física. É comum em pessoas que praticam algum esporte, que iniciam a atividade sem alongamento ou que têm a musculatura pouco preparada para um exercício mais intenso. As cãibras também podem ser provocadas pela desidratação, fator que diminui a taxa de alguns minerais importantes, como potássio, cálcio, sódio e magnésio. O mesmo processo ocorre com pessoas que utilizam medicamentos diuréticos. O desconforto deve ser tratado com repouso e adaptação dos medicamentos em uso. Pessoas que fazem atividades físicas devem manter-se hidratadas e priorizar uma dieta que reponha os minerais perdidos.
Inflamação nas articulações
Um indivíduo que tem as articulações inflamadas pode sofrer de dores nas pernas em decorrência doesforço intenso que ele realiza para poupar suas juntas acometidas durante a execução de alguns movimentos. Tal conduta provoca fadiga muscular e a perda da força. O tratamento é realizado por medicamentos anti-inflamatórios. A terapia consiste também no trabalho associado para ofortalecimento muscular e de recuperação dos movimentos por meio da fisioterapia. As dores nas articulações são provocadas por lesões e doenças autoimunes (como a artrite reumatoide) e infecciosas. Podem ocorrer em qualquer idade, porém são mais comuns entre adultos e idosos.
Mialgia ou dor muscular
Esse problema é causado por algum tipo de esforço físico acima da capacidade do indivíduo — de qualquer faixa etária. Também ocorre pela repetição de exercícios intensos, como em séries de musculação da perna executadas sem o intervalo mínimo de recuperação e descanso. Pessoassedentárias podem ter episódios de mialgia. Como esses indivíduos têm a capacidade física limitada, qualquer esforço acima do normal desencadearia o desconforto. Quadros persistentes e sem cuidado especializado podem provocar processos inflamatórios, como tendinites bursites. Inicialmente, o tratamento consiste em repouso da musculatura. A fisioterapia é indicada para mialgias persistentes com o objetivo de atenuar as dores e reabilitar os movimentos normais das pernas. A recuperação total consiste na ausência do sintoma em repouso e durante o movimento.
Leia mais sobre saúde
Problemas circulatórios
Ocorrem principalmente entre adultos, com prevalência emmulheres a partir dos 40 anos. Surgem associados às varizes nas pernas — veias que se tornam mais aparentes na parte posterior da perna e do joelho. Esses vasos sanguíneos podem apresentar inflamação, quadro denominado como flebite. Pele avermelhada (eritema), aquecimento da pernainchaçoendurecimento e sensação de queimação ao longo das veias são outros sintomas associados. O tratamento medicamentoso é feito apenas com orientação médica. Pessoas com histórico familiar devem evitar ficar em pé ou sentadas por muito tempo e fazer exercícios pesados. Atividades físicas beneficiam a circulação sanguínea.
Relacionada à coluna
A compressão de nervos localizados na coluna lombar por uma hérnia de disco causa uma dor na região que se irradia para os membros inferiores. Pode ser limitante conforme o grau de compressão.Cansaço da perna, sensação de formigamento e perda de sensibilidade são sintomas associados. Ocorre principalmente na idade adulta e se relaciona com postura inadequadaobesidade esedentarismo. O tratamento é feito com repouso e por terapias físicas reeducação postural.Analgésicos relaxantes musculares são prescritos para cessar ou atenuar casos de dores intensas

TIPOS DE MANCHAS.


As manchas mais comuns de aparecerem no rosto são: melasmamelanose solar,pitiríase albapitiríase versicolorefélides e manchas ocasionadas por acnes e lesões.

seta02  Melasma
O melasma são aquelas manchas castanhas e irregulares que aparecem, principalmente, nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior e têmporas. E as mulheres são as maiores vítimas, por culpa dos hormônios femininos. Os homens representam somente cerca de 10% dos casos.

O melasma é caracterizado como um distúrbio da pigmentação da pele, um aumento exagerado de melanina, que se intensifica ainda mais quando há um aumento de hormônios no organismo. Ou seja, os anticoncepcionais, a reposição hormonal e a gestação podem piorar a situação.  

Além dos hormônios, existem também outros fatores que podem influenciar no aparecimento das manchas e/ou piorar o quadro: fatores genéticos, problemas na tireoide e a luz solar, que estimula ainda mais a produção.  

A profundidade em que se localiza o pigmento da pele é o que define os tipos de melasmas, que podem ser:
·                     Epidérmico: manchas mais superficiais, o pigmento se localiza na epiderme (camada mais externa da pele).

·                     Dérmico: manchas mais profundas, pois o pigmento se encontra na derme (camada que se localiza abaixo da epiderme).

·                     Misto: manchas que afetam as duas camadas da pele, a epiderme e a derme.

O tipo epidérmico é mais fácil de ser tratado, pois as manchas são mais superficiais. Já os outros dois tipos são mais difíceis de serem removidos. 

Normalmente, o tratamento para melasma é feito através de substâncias despigmentantes, associadas a algum tipo de ácido e através de tratamentos estéticos, como o peeling. Saiba mais em tratamentos para mancha no rosto.

A melhor forma de se prevenir do melasma é usando filtro solar todos os dias, independente do clima e do local que esteja.

Cloasma Gravídico: durante a gravidez, algumas mulheres adquirem melasmas, mas nesse caso, normalmente, as manchas somem depois da gestação.
   
seta02  Melanose solar
A melanose solar, também conhecida como “manchas senis”, são as manchas maisescuras e mais comuns em pessoas com idade avançada. Mas elas não são provocadas pela idade e sim pelo tempo de exposição ao sol. Pode-se perceber que os locais mais escondidos, como a axila e a parte interna dos braços, mesmo tendo a “mesma idade”, não são afetados pela melanose solar. 

Portanto, elas aparecem ao longo da vida, principalmente, em pessoas de pele clara. Essa pigmentação ocorre por causa do dano solar acumulado ao longo dos anos, que se reflete no aumento do número de melanócitos (células que produzem o pigmento), produzindo mais melanina e escurecendo a pele através das manchas. Os locais mais comuns de aparecer são nas áreas que ficam muito expostas ao sol, como o dorso das mãos e dos braços, a face, o colo e os ombros. 

Para evitar o surgimento da melanose solar, é necessário se proteger do sol ao longo da vida, principalmente, nas regiões do corpo que ficam mais expostas. Mas para quem já tem manchas senis e deseja tratar, existem várias alternativas: cauterização química, criocirurgia, dermoabrasão, peelings químicos e luz intensa pulsada.

seta02  Pitiríase Alba
Pitiríase alba é conhecida popularmente como “manchas brancas no rosto”, pois é caracterizada por manchas claras, arredondadas e, às vezes, com um aspecto pontilhado e que pode causar coceira e irritação. Infelizmente, a causa da doença é desconhecida. A única coisa que se sabe é que, normalmente, ela está relacionada ao histórico pessoal ou familiar de atopia, ou seja: asma, bronquite, rinite alérgica, etc. 

Na maioria das vezes, a manifestação na pele ocorre após longos períodos de exposição ao sol, como se fosse uma reação alérgica. Os locais mais comuns de aparecer as manchas são no rosto, tronco e membros superiores. 
 
Uma das formas de tentar evitar o aparecimento da Pitiríase alba é se protegendo do sol, hidratando a pele, tomando bastante líquido e procurando sempre ter uma alimentação rica em legumes, frutas e verduras, principalmente, durante o verão.

seta02  Pitiríase versicolor
A Pitiríase versicolor também é conhecida como “micose de praia” ou “pano branco” e muito confundida com a Pitiríase alba. Isso ocorre pois as manchas também são claras, porém, nesse caso trata-se realmente de uma micose, mas que não é adquirida na praia. 

A doença é causada por um fungo que habita, normalmente, a nossa pele. Porém, em algumas pessoas ele se desenvolve e provoca as manchas. E só percebem o problema depois da exposição ao sol, pois nas áreas onde há a micose a pele não escurece, deixando as manchas mais perceptíveis. Por conta disso, as pessoas acham que pegaram a micose na praia. Saiba também como tomar os devidos cuidados no litoral brasileiro, acessando o site praias do brasil

As manchas aparecem mais na face, pescoço, braços, tronco e couro cabeludo. Geralmente, começam pequenas, mas podem crescer e se unir com outras. 

O tratamento da Pitiríase versicolor é feito com medicamentos de uso via oral ou local. É uma micose que responde bem aos tratamentos, mas por ser um tipo de fungo que habita normalmente a pele, é possível que as manchas voltem a aparecer.

seta02  Manchas por cicatrizes de acnes e lesões
As acnes são um dos maiores traumas quando se trata de pele. Muitas pessoas já sofreram ou ainda sofrem com as inflamações que, muitas vezes, mesmo depois de tratadas deixam marcas e manchas. Diversos fatores influenciam para o surgimento de cravos e espinhas: oleosidade da pele, genética, desequilíbrio hormonal, alimentação inadequada, uso de cosméticos, medicamentos, entre outros. 

Mas, antes de tratar das manchas, é necessário acabar de vez com a acne. Normalmente, o tratamento envolve medicamentos que tratam do problema internamente, ácidos que secam as espinhas, produtos de limpeza e tonificação,protetor solar e uma boa alimentação.

Depois de dar um fim às acnes, é necessário cuidar das manchas e marcas que restaram e, para isso, os dermatologistas recomendam ácidos, pomadas, cremes manipulados e alguns tratamentos estéticos (veja no próximo tópico).

Mas é importante lembrar que o uso do protetor solar tem que ser regular antes e depois do tratamento. Caso não use, as manchas podem ficar ainda mais difíceis de serem removidas.

seta02  Efélides (manchas marrons pequenas)
   As efélides são as famosas “sardas”, muito comum nas regiões do corpo que ficam mais expostas ao sol, como: face, colo e ombros. Elas são mais comuns em peles claras e em pessoas ruivas, pois são mais sensíveis ao sol e as sardas são causadas pelo aumento da melanina (pigmento responsável pela cor da pele). 

Quando aparecem em excesso na região bucal e peribucal, dependendo do caso, podem ser consideradas como doença de Addison ou síndrome de Peutz-Jeghers. 

Tem quem não se incomode com algumas sardinhas; porém, dependendo do tipo e da quantidade, pode apresentar perigo. Normalmente, para eliminá-las, usam-se despigmentantes, ácidos, peelings, entre outros (veja no próximo tópico).


Dica sobre Manchas no Rosto 
 Existem manchas que são causadas por cosméticos, assim como por cera de depilação, principalmente, no buço. Portanto, tome muito cuidado com o que usa, procure sempre a indicação de um dermatologista e tenha cuidado também com as depilações, faça somente em locais seguros e não saia ao sol sem proteção logo após a depilação com cera.

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.