Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de março de 2014

RINITE ALÉRGICA INFANTIL SAIBA COMO LIDAR.

Saiba como lidar com a rinite alérgica nas crianças. Especialista esclarece dúvidas e dá dicas de como ajudar os pequenos alérgicos.
Espirros, coriza, nariz entupido, dor de cabeça, coceira no nariz, nos olhos, na garganta e no céu da boca. Esse quadro é característico da rinite alérgica que atinge 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros. E com a chegada do outono-inverno e as mudanças bruscas de temperatura os pequenos alérgicos ficam mais suscetíveis a crises.
Nesta época do ano, por passar muito tempo em lugares fechados para se abrigar do frio como as salas das creches e escolas, o alérgico fica em contato com vários alérgenos (substâncias que causam alergias), sendo necessário redobrar os cuidados contra os fungos, ácaros, poeira, pelo e saliva de animais domésticos, mofo, bolor, entre outros desencadeadores.
Diante dos sintomas, muitos pais têm dificuldade de reconhecer e tratar o desconforto dos pequenos, uma vez que as crianças não conseguem dizer o que estão sentindo. Por isso, a alergista Ana Paula Moschione Castro, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) e médica da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (USP), esclarece as principais dúvidas sobre a rinite alérgica e dá dicas de como diagnosticar os sinais, sintomas e como preveni-la.
O que é rinite alérgica?
A rinite alérgica é um processo inflamatório da mucosa nasal decorrente de uma reação exagerada a uma ou mais substâncias, chamadas de alérgenos. Devido às características genéticas, o sistema imunológico interpreta uma substância como agressora, reagindo em defesa do organismo e causando os sintomas da rinite alérgica.
A alergia é contagiosa?
A alergia não é uma doença contagiosa. Ela ocorre apenas nos indivíduos que têm predisposição genética. Quando há a predisposição genética, a pessoa vai produzir anticorpos contra substâncias comuns no ambiente, que provocam inflamações no nariz ou nos pulmões. Essas inflamações vão levar aos sintomas alérgicos. O caráter hereditário também contribui para a doença. Se um dos pais for alérgico, há 50% de chances de que o filho também seja alérgico. Se ambos os pais forem alérgicos, essa probabilidade aumenta ainda mais.
A alergia pode afetar o desempenho escolar da criança?
Sim, as alergias podem alterar o comportamento da criança. Segundo o International Study of Asthma and Allergieshttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png (ISAAC), 52% dos latino-americanos com rinite alérgica relatam queda de desempenho no trabalho e na escola. Muitas vezes, a doença é desenvolvida ou agravada no próprio ambiente escolar. Fatores como limpeza da lousa, do ar condicionado e a ventilação da sala podem contribuir para o desenvolvimento das alergias. Por isso, é importante que pais e professores fiquem atentos aos sinais como perda de sono, baixo aproveitamento escolar e faltas excessivas na escola.
Como afastar as crises?
É fundamental manter o ambiente onde a criança está sempre muito limpo e arejado. Lençóis e protetores de berço precisam ser trocados pelo menos uma vez por semana. Outra dica é utilizar capas protetoras de travesseiros e colchões feitas de material plástico ou vinil que são impermeáveis aos alérgenos. A limpeza do chão deve ser feita diariamente com pano úmido seguido de pano seco. Os bichos de pelúcia, tapetes e carpetes devem ser evitados. Nas janelas, a melhor opção é usar persianas, que podem ser limpas com pano úmido, ou cortinas leves, fáceis de lavar.
Como diferenciar alergia de gripe e resfriado?
Determinar quando uma criança apresenta algum tipo de alergia ou apenas um resfriado pode ser muito difícil. Os sintomas são muito similares e, nos dois casos, a criança pode sofrer de espirros, congestão nasal, olhos lacrimejantes e dores de cabeça. Mas alguns sintomas podem ajudar a diferenciar. Os resfriados, normalmente, não causam coceira e irritação nos olhos. Secreção de muco com aspecto transparente é associado a alergias, porém secreções em tons amarelado-esverdeados podem indicar uma infecção.
A rinite alérgica não é uma infecção, mas um processo inflamatório de hipersensibilidade da mucosa que reveste o nariz. Não é contagiosa, não causa febre e costuma ter duração variável, dependendo da intensidade e frequência de exposição aos alérgenos.
O resfriado é uma infecção que pode ser causada por inúmeros vírus, o mais comum é o Rhinovirus que desencadeia obstrução nasal, coriza, espirros e febre baixa. Já a gripe é ocasionada pelo vírus Influenza que costuma provocar sintomas mais intensos que o resfriado como febre alta e dores no corpo, além da obstrução nasal, tosse e espirros.
Como tratar a rinite alérgica?
O ponto principal no controle das doenças alérgicas é a prevenção. O primeiro passo é fazer a limpeza do ambiente e tomar medidas simples para reduzir o contato com substâncias que desencadeiam os sintomas. Além das medidas ambientais, um médico poderá receitar medicamentos para controlar os sintomas e a inflamação na mucosa nasal. Nesses casos, os medicamentos mais frequentemente utilizados são os anti-histamínicos, descongestionantes, corticosteróides intranasais, entre outros. Alguns anti-histamínicos como, por exemplo, a loratadina, proporcionam alívio dos sintomas alérgicos por 24 horas e não causam sonolência. Hoje há medicamentos anti-alérgicos desenvolvidos especificamente para a criança que não contém corante e açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.