Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de junho de 2012

DOR NOS TESTÍCULOS | Principais causas.

Dor no testículo é uma sintoma que costuma causar muita apreensão nos homens. Os testículos são órgãos muito sensíveis e o qualquer pequeno trauma é suficiente para causar dor. Na maioria dos casos, a dor testicular não traz maiores preocupações, porém existem algumas doenças graves dos testículos que são consideradas emergências médicas, sendo indicado tratamento imediato. Neste texto abordaremos as principais causas de dor no(s) testículo(s).
Anatomia dos testículos
Para entendermos melhor as causas de dor nos testículos e na bolsa escrotal é necessário conhecer as estruturas anatômicas que compõem os mesmos.
Os testículos são formados dentro do abdômen, descendo para o saco escrotal antes do nascimento, na maioria dos casos. Cerca de 10% dos bebês nascem com pelo menos um dos testículos ainda dentro do abdômen (situação chamada de criptorquidia), todavia, até o primeiro ano de vida ele costuma descer em direção à bolsa escrotal.
Portanto, a localização correta dos testículos é na bolsa escrotal, do lado de fora do abdômen. Por estarem do "lado de fora", os testículos apresentam uma temperatura cerca de 2ºC abaixo da temperatura corporal, o que permite um melhor funcionamento dos mesmos.
Os testículos não ficam soltos dentro do saco escrotal, mas sim suspensos pelo cordão espermático, uma espécie de cordão que nasce dentro do abdômen e contém em seu interior nervos, vasos sanguíneos, o canal deferente (estrutura responsável pelo transporte dos espermatozoides) e o músculo cremaster, responsável pela movimentação involuntária do testículos (veja imagem à esquerda).
Em cima dos testículos, como se fosse uma grande peruca, localiza-se o epidídimo, o órgão responsável pelo armazenamento dos espermatozoides produzidos pelos próprios testículos.
O cordão espermático é facilmente palpável, assim como o epidídimo.
É  normal um dos testículos ficar mais pendente que o outro, causando assimetria na bolsa escrotal. O tamanho também costuma ser um pouco diferente, podendo um deles ser discretamente maior que o outro. Entretanto, devemos enfatizar que uma diferença muito grande de tamanho entre os dois testículos não é normal.
Também é habitual os testículos se moverem  involuntariamente, subindo ou descendo, ficando mais ou menos próximos ao corpo, de modo a regular a própria temperatura. Esses movimentos são realizados pelo músculo cremaster.
Causas de dor no testículo
Existem várias causas para dor nos testículos, algumas de pouca importância clínica, outras mais graves com necessidade de pronto atendimento. Existem também dores no testículos que não são propriamente por problemas do testículo, como por exemplo a dor irradiada do cálculo renal que migrou para região inferior do trato urinário (leia:
 CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS), alguns casos de infecção urinária (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE | Sintomas e Tratamento) e hérnias inguinais (hérnias na região da virilha).
Em jovens adultos e adolescentes é comum  haver queixas de leve dor testicular sem outros sintomas associados. Geralmente esse quadro é inespecífico e costuma desaparecer com o tempo, muitas vezes sem conseguirmos identificar uma causa.
Os quadros de dor testicular devem sempre ser investigados por um urologista; aqueles que mais preocupam são os que se apresentam com intensa dor associado a outros sintomas como febre ou inchaço da bolsa escrotal.
Vamos descrever a seguir as principais doenças que causam dor no testículos:
1.)
 Varicocele 
A varicocele é uma doença causada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos. Podemos dizer que são varizes das veias testiculares. A varicocele acomete até 15% da população adulta jovem, sendo o pico de incidência  entre os 15 e 25 anos. Na maioria das vezes a varicocele ocorre no lado esquerdo da bolsa escrotal, acometendo o testículo esquerdo.
Um dos sintomas comuns da varicocele é uma dor, desconforto ou sensação de peso na região escrotal que piora ao longo do dia e quando ficamos muito tempo sentados ou em pé.
Mais detalhes sobre varicocele podem ser lidos no texto:
 VARICOCELE | Sintomas e tratamento
2.)
 Trauma testicular
Os testículos são órgãos muito sensíveis e qualquer trauma causa um grande desconforto. Na maioria dos casos a dor é muito forte, mas é temporária, melhorando após alguns minutos. Em casos de traumas de grande intensidade, como em acidentes automobilísticos e ou agressões, como chutes na bolsa escrotal, podem surgir inchaços e equimoses (manchas roxas). Os casos mais graves ocorrem quando o impacto é tão forte que causa rotura do testículo, sendo necessária reparação cirúrgica.
3.)
 Torção testicular
A torção do testículo ocorre quando há um defeito na fixação do testículo à bolsa escrotal, permitindo que o mesmo fique "pendurado" sem fixação, podendo girar e torcer o cordão espermático, causando compressão das estruturas em seu interior. A torção testicular é uma emergência médica, pois pode levar à necrose do testículo se não for revertida a tempo.
O sintoma da torção do testículo é uma excruciante dor testicular que surge abruptamente, em geral, após prolongados exercícios físicos ou traumas. A torção do testículo também pode ocorrer durante o sono profundo (momento em que há grande movimentação involuntária do músculo cremaster), acordando o paciente devido à intensa dor.
Falaremos sobre a torção testicular com mais detalhes em um texto específico a ser escrito nas próximas semanas.
4.)
 Epididimite
Epididimite é o nome dado à inflamação do epidídimo (explicado no início do texto), geralmente secundário a uma infecção. Nos homens sexualmente ativos a epididimite geralmente é causada pelas bactérias Clamídia ou Gonococo, transmissíveis sexualmente (leia:
 GONORREIA | CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento). A epididimite também pode ser causada pela bactéria E.coli, a mesma que causa infecção urinária (leia: BACTÉRIA Escherichia coli | E.coli).
Pacientes com epididimite podem apresentar início agudo ou subagudo de dor e inchaço da bolsa escrotal. Também são frequentes a disúria (dor para urinar) (leia:
 DISÚRIA | DOR AO URINAR | Causas), corrimento purulento pela uretra e/ou febre. Em alguns casos pode haver hematospermia (sangue no sêmen).
O tratamento da epididimite é feito com antibióticos.
Falaremos sobre epididimite com mais detalhes em um texto específico a ser escrito nas próximas semanas.
5.)
 Orquite 
A orquite é a inflamação do testículo, geralmente causada por uma infecção viral. Os casos mais comuns de orquite são causados pela caxumba (leia:
 CAXUMBA | Sintomas, tratamento e vacina). A orquite também pode ser causada por bactérias, sendo geralmente uma das complicações da epididimite.
Os sintomas da orquite bacteriana são muito parecidos com a epididimite. Já a orquite viral, como na caxumba, costuma causar dor testicular, vermelhidão e inchaço da bolsa escrotal associado a febre alta.
6.)
 Câncer do testículo
O câncer testicular é sempre uma preocupação para os pacientes com dor no testículo, porém, é pouco comum o câncer do testículo causar dor. O quadro clínico do câncer testicular é geralmente o de uma massa palpável no testículo assintomática. Eventualmente pode haver dor ou desconforto na região escrotal, mas não é o mais habitual.
7.)
 Vasectomia 
Alguns pacientes após a cirurgia de vasectomia podem apresentar dor testicular devido ao acúmulo de espermatozoides no epidídimo sem que haja ejaculação dos mesmos. Com o tempo, os testículos param de produzir novos espermatozoides e o corpo absorve os já armazenados, havendo melhora progressiva do quadro.
Procure o seu urologista e verifique se ele avaliou todas as possibilidades de diagnóstico urológico.  Não é possível definir o que exatamente está ocorrendo  sem um exame detalhado. Por isso, a melhor idéia seria consultar um urologista.
 Opções de tratamento clínico disponível:
  • Suspensório escrotal e anti-inflamatórios
  • Antibióticos
  • Antidepressivos tricíclicos
  • Bloqueio anestésico do cordão espermático
  • Bloqueio anestésico do plexo pélvico
  • Estimulação elétrica transcutânea
  • Fisioterapia do assoalho pélvico
Opções de tratamento cirúrgico:
 Retirada completa do testículo
  • Retirada do epidídimo
  • Denervação microcirúrgica do cordão espermático(via inguinal)
  • Escisão de granuloma espermático na síndrome dolorosa pós-vasectomia
  • Reversão da vasectomia.

Um comentário:

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.