“Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!
IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Translate

Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 5 de abril de 2011

CEFALÉIA TENSIONAL,CERVICALGIA , DORSALGIA.

 cefalélia tensional , a cervicalgia e dorsalgia que acometem muitas pessoas e geralmente provocam incapacitações de leve a grave, diminuindo significativamente a produtividade do indivíduo. Estudos sobre estas patologias tem avançado muito, hoje podemos afirmar com mais segurança sobre alguns fatores que podem causar os sintomas . São inúmeras as causas de dor no entanto foge do escopo do nosso ensaio sobre as demais cefaléias,cervicalgias e dorsalgias , outras cervicalgias sugiro clicar em dor no pescoço um tormento. A cefaléia do tipo tensional , como o próprio nome diz envolve a tensão aumentada, sobretudo dos músculos que envolvem o aparelho mastigador, coluna cervical e dorsal. Se estas estruturas estão em desequilíbrio provavelmente provocarão, uma possível cefaléia, cervicalgia e ou dorsalgia que podem serem separados ou sintomas comuns em um mesmo indivíduo.Com relação aos respiradores bucais, que segundo Ferraz e Souza (2004) , respirador bucal é todo indivíduo que fazem o ar entrar pela boca em maior quantidade ou totalmente na respiração espontânea, ocorrendo a falta de umidificação e aquecimento pelos seios maxilares e frontais, tendo como consequências alterações como:
1-Atrofia dos maxilares
2-Palato ogival
3-mordida cruzada
4-Apinhamento dentário anterior(protusão de dentes)
5-Falta de espaço para erupção de dentes permanentes.
6-olheiras , sono pertubador, ronco, rinite, asma
7-Hipertrofia das adenóides, amígdalas.
8-Vias aéreas superiores e inferiores estreitas
9-alterações posturais como hipercifose, projeção da cabeça para frente, flacidez abdominal
10-diminuição do rendimento escolar e esportivo.
Segundo Ricketts 1968, o respirador bucal faz movimento de rotação da cabeça no eixo cervical, em um esfoço para aumentar a passagem de ar pelo espaço oro-naso-faringeo, fazendo com que estas crianças mudem a postura , esta mudança de postura podem trazer conquências na estética postural da criança , a região cervical perde a sinuosidade natural, resultando em elevação da escápula, depressão do tórax, acarretando uma deficiência de oxigenação,devido ao relaxamento do abdomem e insuficiência muscular do músculo diafragma, bem como funcionabilidade do esqueleto como todo.A dificuldade de harmonia em respirar e se alimentar, e mesmo dormir, poderá provocar aumento na tensão dos músculos tanto da mastigação, músculos do pescoço e escápulo torácicos, podendo provocar dores de cabeça , pescoço e coluna dorsal.
Como isto ocorre?
No caso do respirador bucal, durante a noite , normalmente a criança realiza uma Hiperestensão da cabeça e pescoço no intuito de aumentar o espaço oro-naso-faríngeo, para permitir uma maior passagem de ar, no entando os músculos infra-ioideos, que são rsponsáveis pela abertura da boca, ficarão tensos por longo período e isto ocorre também com os músculos cervicais, já os músculos que promovem fechamento da boca como Músculo temporal e masseter que ficarão hiperestirados , ocasionando tensão exageradas neste complexo muscular, esta tensões poderão gerar Trigger points miofacias nos músculos do pescoço e músculos mastigadores, estes trigger points músculares produzem padrões de dores a distãncia tais como cefaléias e cervicalgia característicos da SDM ( Síndrome dolorosa miofacial) , podendo serem sintomas isolados ou concomitantes. Muito comum as crianças respiradoras bucais acordarem com dor de cabeça , cansaço e olheiras, isto também pode ocorrer no adulto.Um outro detalhe importante é que o núcleo do nervo trigêmio que controla os músculo da mastigação , também faz importante conexão com os nervos cervicais de C1 a C3-fig3, isto irá colaborar para o que chamamos de liberação medular aumentando o influxo nocicepitivo(impulso de dor), originado nestas estruturas (cervical e musc. mastigatórios), isto poderá acarretar fixações vertebrais importantes, o que irá aumentar ainda mais a liberação medular, originando desta forma um " uma bola de Neve", uma cascata de eventos de dor e repetição e cronificação dos sintomas. No caso do indivíduo não ser respirador bucal, a cervicalgia e dorsalgia terão outra entidade patológica, podendo ou não ter relação com a respiração,poderíamos citar: aumento da tensão por alterações posturais, lesões traumáticas, lesões vicerais, lesões osteoarticulares e outras.
O que fazer?
Vários profissionais deverão serem consultados, o otorrinolaringologista, o Dentista e o Fisioterapêuta com especialidade em terapia manual e postural.
Atribuição aos profissinais citados:
1º Passo.
O otorrinolaringologista irá verificar se há hipertrofia das adenóides e outras obstruções, no caso das adenóides estas deverão serem corrigidas através de procedimento cirúrgicos e ou medicamento antialérgicos se for o caso, isto irá facilitar a passagem de ar pelo nariz, sem dúvida este é o primeiro passo . Mas sempre vale qui um
 alerta !muitos Pediatra extremamente conservadores em suas condultas não são favoráveis a cirurgia, segundo opiniões médicas a adenóide corrige-se espontâneamente aos 12 anos de idade. Na minha opinião é uma correção muito tarde e um grande estrago pode ocorrer neste período, selando de vez os problemas ocasionados pela criança que respira pela boca, piorando muito as alterações acima citadas,neste caso sugiro a correção com cirurgia e ou medicamento, seu filho irá agradecer sem dúvida mais tarde quando entender o problema.
2º Passo-O dentista especializado em ortopedia funcional de maxilares, este irá verificar distúrbios oclusais que em muitos estão presentes, segundo Schinestsck et all 1986, avaliaram 200 crianças entre 3 e 6 anos, 69% apresentavam a falta de selamento labial(criança fica com a boca aberta), 55% tinham problemas respiratórios, e 74% tinham maloclusão.
3º Passo - O Fisioterapêuta com especialidade em técnicas manuais e posturais, este irá ferificar os distúrbios posturais relacionados ao problema, traçará uma meta de tratamento através da avaliação realizada.
Normalmente poderá empregar técnicas manuais para minimizar os sintomas dolorosos se houver, desativando os pontos gatilhos, e instituindo relaxamento para regiões dos músculos da mastigação, ATM, músculos cervicais, fortalecimento do diafragma , abdominais e tratamento postural concomitante ou num segundo momento. Caso as adenóides ainda não foram corrigidas , por motívos qualquer, tais como convênio, falta de recursos financeiros, as etapas poderão serem puladas, podendo consultar os dentista e Fisioterapêutas para minimizar os sintomas de cefaléias de repetição e as a alterações posturais, no entanto a correção das adenóides não podem serem negligenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo,com.br

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

EMTr.

Estimulação Magnética

Transcraniana repetitiva(EMTr.

http://www.emtr.com.br


Campanha Nacional de Doação de Órgãos.

Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br e saiba mais. Divulgação: entre em contato comcomunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

free counters
CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Frases célebres.

Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço. (Dave Weinbaum)

Não há melhor negócio que a vida. A gente a obtém em troca de nada. (Provérbio judaico)

Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar. (Francis Bacon)

Uma mentira pode dar a volta ao mundo... enquanto a verdade ainda calça seus sapatos. (Mark Twain)

Nunca se ache demais, pois tudo o que é demais sobra, tudo o que sobra é resto e tudo o que é resto vai para o lixo. (Anônimo)

Nunca se explique. Seus amigos não precisam, e seus inimigos não vão acreditar. (Anônimo)

A televisão é maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana. (A. Torelly -Barão de Itararé)

A imaginação é mais importante que o conhecimento.(A. Einstein)

Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos. (Erasmo de Rotterdam)

O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por aquelas que permitem a maldade. (Albert Einstein)

Depois da derrota, o pior resultado é o empate.(Galvão Bueno)

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.(Luiz Fernando Veríssimo)

Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio. (Provérbio indiano)

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência. (Henry Ford)

Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu. (Provérbio Chinês)

Amizade é como dinheiro: mais fácil de conseguir do que de manter. (Samuel Butler)

Não chame de honesto um homem que nunca teve a oportunidade de roubar. (Ditado judaico)

Visite os amigos com frequência. O mato cresce depressa em caminhos pouco percorridos.(Provérbio Escandinavo)

Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma. (George Bernard Shaw)

Há pessoas tão chatas que nos fazem perder um dia inteiro em cinco minutos. (Jules Renard)

Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher? (Bertrand Russel)

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. (Sócrates)

Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la. (Carlos Drummond de Andrade)

Se você se sente só é porque construiu muros em vez de pontes. (autor anônimo)

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros. (autor desconhecido)


Aprendi silêncio com os falantes, tolerância com os intolerantes, e gentileza com os rudes; ainda, estranho, sou ingrato a esses professores... (Kalil Gibran)

A felicidade é um hóspede discreto, do qual só se constata que ele existe quando está de partida.(autor anônimo)

Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é. (John Wooden)

Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias. (Harry Benjamin)

Não é digno de saborear o mel, aquele que se afasta da colméia com medo das picadas das abelhas (W. Shakespeare)

Se uma pessoa te enganar ela merece uma surra, se esta mesma pessoa voltar a te enganar quem merece a surra és tu. (provérbio chinês)


É muito mais fácil reconhecer o erro do que encontrar a verdade. O erro está na superfície e, por isso, é fácil erradicá-lo. A verdade repousa no fundo e não é qualquer um que consegue chegar até ela.(Goethe)

A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota diz o que vai fazer. (Barão de Itararé)

Amizade é como café, uma vez frio nunca volta o sabor original, mesmo aquecido. (Kant)

Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons. (Cícero)

Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que já possuímos. (provérbio chinês)

Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. (Guimarães Rosa)

Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.

Tenha cuidado ao emprestar dinheiro a amigos. Você pode perder as duas coisas. (S. Brown)

Quem não se ocupa, se preocupa. (Otto Lara Resende)

A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar. (John L. Beckley)

Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência. (Albert Einstein)

A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio. (Martin Luther King)

Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia. (Provérbio árabe)

Felicidade é igual a uma borboleta: quanto mais você corre atrás, mais ela foge... Daí um dia você se distrai e ela pousa em seu ombro!

O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas. (Oscar Wilde)

Postagens populares

Loading...
Loading...