Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

CEFALÉIA TENSIONAL,CERVICALGIA , DORSALGIA.

 cefalélia tensional , a cervicalgia e dorsalgia que acometem muitas pessoas e geralmente provocam incapacitações de leve a grave, diminuindo significativamente a produtividade do indivíduo. Estudos sobre estas patologias tem avançado muito, hoje podemos afirmar com mais segurança sobre alguns fatores que podem causar os sintomas . São inúmeras as causas de dor no entanto foge do escopo do nosso ensaio sobre as demais cefaléias,cervicalgias e dorsalgias , outras cervicalgias sugiro clicar em dor no pescoço um tormento. A cefaléia do tipo tensional , como o próprio nome diz envolve a tensão aumentada, sobretudo dos músculos que envolvem o aparelho mastigador, coluna cervical e dorsal. Se estas estruturas estão em desequilíbrio provavelmente provocarão, uma possível cefaléia, cervicalgia e ou dorsalgia que podem serem separados ou sintomas comuns em um mesmo indivíduo.Com relação aos respiradores bucais, que segundo Ferraz e Souza (2004) , respirador bucal é todo indivíduo que fazem o ar entrar pela boca em maior quantidade ou totalmente na respiração espontânea, ocorrendo a falta de umidificação e aquecimento pelos seios maxilares e frontais, tendo como consequências alterações como:
1-Atrofia dos maxilares
2-Palato ogival
3-mordida cruzada
4-Apinhamento dentário anterior(protusão de dentes)
5-Falta de espaço para erupção de dentes permanentes.
6-olheiras , sono pertubador, ronco, rinite, asma
7-Hipertrofia das adenóides, amígdalas.
8-Vias aéreas superiores e inferiores estreitas
9-alterações posturais como hipercifose, projeção da cabeça para frente, flacidez abdominal
10-diminuição do rendimento escolar e esportivo.
Segundo Ricketts 1968, o respirador bucal faz movimento de rotação da cabeça no eixo cervical, em um esfoço para aumentar a passagem de ar pelo espaço oro-naso-faringeo, fazendo com que estas crianças mudem a postura , esta mudança de postura podem trazer conquências na estética postural da criança , a região cervical perde a sinuosidade natural, resultando em elevação da escápula, depressão do tórax, acarretando uma deficiência de oxigenação,devido ao relaxamento do abdomem e insuficiência muscular do músculo diafragma, bem como funcionabilidade do esqueleto como todo.A dificuldade de harmonia em respirar e se alimentar, e mesmo dormir, poderá provocar aumento na tensão dos músculos tanto da mastigação, músculos do pescoço e escápulo torácicos, podendo provocar dores de cabeça , pescoço e coluna dorsal.
Como isto ocorre?
No caso do respirador bucal, durante a noite , normalmente a criança realiza uma Hiperestensão da cabeça e pescoço no intuito de aumentar o espaço oro-naso-faríngeo, para permitir uma maior passagem de ar, no entando os músculos infra-ioideos, que são rsponsáveis pela abertura da boca, ficarão tensos por longo período e isto ocorre também com os músculos cervicais, já os músculos que promovem fechamento da boca como Músculo temporal e masseter que ficarão hiperestirados , ocasionando tensão exageradas neste complexo muscular, esta tensões poderão gerar Trigger points miofacias nos músculos do pescoço e músculos mastigadores, estes trigger points músculares produzem padrões de dores a distãncia tais como cefaléias e cervicalgia característicos da SDM ( Síndrome dolorosa miofacial) , podendo serem sintomas isolados ou concomitantes. Muito comum as crianças respiradoras bucais acordarem com dor de cabeça , cansaço e olheiras, isto também pode ocorrer no adulto.Um outro detalhe importante é que o núcleo do nervo trigêmio que controla os músculo da mastigação , também faz importante conexão com os nervos cervicais de C1 a C3-fig3, isto irá colaborar para o que chamamos de liberação medular aumentando o influxo nocicepitivo(impulso de dor), originado nestas estruturas (cervical e musc. mastigatórios), isto poderá acarretar fixações vertebrais importantes, o que irá aumentar ainda mais a liberação medular, originando desta forma um " uma bola de Neve", uma cascata de eventos de dor e repetição e cronificação dos sintomas. No caso do indivíduo não ser respirador bucal, a cervicalgia e dorsalgia terão outra entidade patológica, podendo ou não ter relação com a respiração,poderíamos citar: aumento da tensão por alterações posturais, lesões traumáticas, lesões vicerais, lesões osteoarticulares e outras.
O que fazer?
Vários profissionais deverão serem consultados, o otorrinolaringologista, o Dentista e o Fisioterapêuta com especialidade em terapia manual e postural.
Atribuição aos profissinais citados:
1º Passo.
O otorrinolaringologista irá verificar se há hipertrofia das adenóides e outras obstruções, no caso das adenóides estas deverão serem corrigidas através de procedimento cirúrgicos e ou medicamento antialérgicos se for o caso, isto irá facilitar a passagem de ar pelo nariz, sem dúvida este é o primeiro passo . Mas sempre vale qui um
 alerta !muitos Pediatra extremamente conservadores em suas condultas não são favoráveis a cirurgia, segundo opiniões médicas a adenóide corrige-se espontâneamente aos 12 anos de idade. Na minha opinião é uma correção muito tarde e um grande estrago pode ocorrer neste período, selando de vez os problemas ocasionados pela criança que respira pela boca, piorando muito as alterações acima citadas,neste caso sugiro a correção com cirurgia e ou medicamento, seu filho irá agradecer sem dúvida mais tarde quando entender o problema.
2º Passo-O dentista especializado em ortopedia funcional de maxilares, este irá verificar distúrbios oclusais que em muitos estão presentes, segundo Schinestsck et all 1986, avaliaram 200 crianças entre 3 e 6 anos, 69% apresentavam a falta de selamento labial(criança fica com a boca aberta), 55% tinham problemas respiratórios, e 74% tinham maloclusão.
3º Passo - O Fisioterapêuta com especialidade em técnicas manuais e posturais, este irá ferificar os distúrbios posturais relacionados ao problema, traçará uma meta de tratamento através da avaliação realizada.
Normalmente poderá empregar técnicas manuais para minimizar os sintomas dolorosos se houver, desativando os pontos gatilhos, e instituindo relaxamento para regiões dos músculos da mastigação, ATM, músculos cervicais, fortalecimento do diafragma , abdominais e tratamento postural concomitante ou num segundo momento. Caso as adenóides ainda não foram corrigidas , por motívos qualquer, tais como convênio, falta de recursos financeiros, as etapas poderão serem puladas, podendo consultar os dentista e Fisioterapêutas para minimizar os sintomas de cefaléias de repetição e as a alterações posturais, no entanto a correção das adenóides não podem serem negligenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.