Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Nove dicas para acabar de vez com a falta de sono.

Patricia Zwipp
Quem nunca rolou de um lado para o outro na cama ou reclamou da noite mal dormida? A insônia é um problema que literalmente tira o sono de muitas pessoas. Não é à toa. Um sono de má qualidade pode causar cansaço, esgotamento, dores no corpo; prejudicar a atenção e a memória e até afetar a circulação sangüínea e o coração. 

Caracterizada pela dificuldade de adormecer ou de dormir adequadamente, a insônica não é considerada uma doença. "Pode surgir pelos maus hábitos ou como sintoma de várias doenças, entre elas a apnéia, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e a depressão", alerta a neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono, ligado a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A insônia pode ser transitória ou crônica (quando ultrapassa três a quatro semanas). "No segundo caso, é necessário descobrir o que está por trás do sintoma da falta de sono e tratar especificamente a doença. Caso contrário, o problema pode levar a complicações cardiovasculares, como hipertensão, infarto, derrame e arritmia", afirma a médica.

Além de um sono relaxante, um adulto normal precisa dormir, em média, de seis a oito horas. No entanto, há quem se sinta bem com maior ou menor período de descanso.

Vale lembrar que não se deve apelar para medicamentos sem prescrição médica com o intuito de adormecer com mais facilidade. "Se for um medicamento inadequado, pode atrapalhar ainda mais o sono. Há também o risco da dependência", garante a especialista Anna Karla.

Se não há qualquer doença que possa estar interferindo da qualidade do seu sono, a melhor forma de conseguir de vez dormir como um anjo é manter hábitos saudáveis. Confira nove dicas da médica Anna Karla:

1 - Antes de ir para a cama, relaxe e esqueça dos problemas.
2 - Não consuma bebidas alcoólicas perto do horário de dormir. O vinho, a cerveja, o drinque, o coquetel, todos ajudam a cair no sono, mas interferem na sua qualidade;
3 - Não consuma à noite nada que contenha cafeína ou seja estimulante, como café e chá. Fumar também atrapalha;
4 - Beber leite facilita a liberação de peptídeos intestinais, que ajudam a entrar no sono;
5 - Tire do quarto o que possa desviar sua atenção. Portanto, nada de televisão, rádio ou despertador;
6 - Não faça exercícios entre duas e quatro horas antes de deitar. A malhação aumenta a temperatura do corpo e inibe a liberação da melatonina, que induz ao sono;
 
7 - Deite de lado, porque este posição facilita a respiração e evita o ronco;
8 - Se ler livros ajuda a ficar com sono, evite os que sejam interessantes e fixem demais sua atenção;
9 - Tomar banho morno antes de dormir colabora com uma boa noite de sono, porque relaxa a musculatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.