Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Se é diabético, uma alimentação saudável!





Por Dr.ª Clara Matos

É reconhecido que a alimentação é a base do tratamento da diabetes, pois contribui para manter as glicemias normais ao longo do dia, atingir níveis normais de colesterol e triglicerídeos no sangue, normalizar o peso e, assim, reduzir os riscos e a frequência das complicações desta doença.
Hábitos alimentares saudáveis, em tudo semelhantes aos das pessoas não diabéticas e que pretendem manter um bom estado de saúde, são fundamentais para a manutenção do seu estado de saúde.
Assim, se é diabético, juntamente com toda a sua família, deve seguir as seguintes recomendações:
- As refeições, quer as principais quer as intercalares, devem ser agradáveis, comidas a horas certas e com tempo para as fazer. Assim, comece o seu dia com um pequeno-almoço equilibrado e completo, na primeira hora da manhã. Depois, ao longo do dia, não esteja mais do que 3 - 3,5 horas sem comer. Assegure que o jejum nocturno não ultrapassa as dez horas;
- Tente planear as refeições com antecedência, procurando receitas dealimentação saudável. Opte por uma culinária simples e agradável, dando preferência aos cozidos, grelhados, estufados em cru sem refogado prévio, ou assados simples, em papel de alumínio, com limão, tomate e ervas aromáticas. Evite, sempre que possível, confecções culinárias muito exigentes em gordura, como os fritos, refogados, assados no forno. Tão importante como controlar a quantidade, é saber como escolher as gorduras mais saudáveis. Reduza as gorduras saturadas (natas, manteiga, gordura das carnes vermelhas, peles das aves, produtos de salsicharia e charcutaria), dando preferência às gorduras monoinsaturadas, como é o caso do azeite e do óleo de amendoim, para temperar e para cozinhar. Reduza também a quantidade de sal. Não use caldos de carne e na preparação de refeições utilize mais ervas e legumes aromáticos;
- Comece sempre as refeições do almoço e jantar com uma sopa de legumes. Os legumes, para além de serem comidos na sopa, devem também ocupar metade do seu prato principal. A carne e o peixe devem ser consumidos na quantidade indispensável, e nada mais do que isso, dando preferência ao peixe e carnes brancas. Relativamente ao pão, batata, arroz, massa e leguminosas secas, podem e devem estar presentes na alimentação do diabético. Quanto à fruta, coma duas a três peças de fruta por dia. Pode comer toda a fruta, mas em certos casos, como os figos, dióspiros, uvas, bananas e frutos tropicais, por serem mais doces, devem ser consumidos em quantidade mais restrita e sempre depois das refeições;
- Não coma açúcar nem alimentos com açúcar adicionado (refrigerantes, compotas, bolos, chocolate,..). Se as suas glicemias estiverem controladas, pode comer moderadamente, em dias de festa, um doce, mas sempre depois das refeições;
- Beba pelo menos 1,5 l de água por dia;


- Varie o mais possível de alimentos. Não coma sempre os mesmos legumes, as mesmas frutas, as mesmas carnes ou os mesmos peixes...
Convém, além destas regras, ter presente que cada pessoa diabética é única, até pela fase da doença em que se encontra, pelo que deve consultar o seunutricionista, que lhe prescreverá um plano alimentar personalizado.

Dr.ª Clara Matos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.