Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ABRAME um trabalho de conscientização.

Associação luta para levar a Amiotrofia Espinhal ao conhecimento de todos 
A Amiotrofia Espinhal, Atrofia Espinhal, Amiotrofia Espinhal Progressiva ou ainda Atrofia Muscular Espinhal tem origem genética e caracteriza-se pela atrofia muscular secundária à degeneração de neurônios motores localizados nas células do corno anterior da medula espinhal. Essas células estão localizadas na Espinha Dorsal e são os principais nervos motores responsáveis pelo controlo dos músculos.
 
Ou seja, com a morte precoce de parte do sistema nervoso, os movimentos mais elementares do corpo, como o caminhar, o controle do pescoço e a deglutição ficam comprometidos. Por sorte, a atividade intelectual não é afetada.
 
A Atrofia Muscular Espinhal – AME – apresenta quatro graus de gravidade:
 
Tipo I (Agudo)
 
Também chamada Síndrome de Werding-Hoffman, a AME Tipo I é o tipo mais severo   da doença. Geralmente a criança é incapaz de levantar a cabeça e sente dificuldades para engolir, alimentar-se, respirar e fazer suas necessidades ou conseguir uma evolução normal nas etapas de crescimento.
 
Tipo II (Intermédio)
 
As crianças com este tipo de AME conseguem ficar sentadas e até em pé, embora precisem de ajuda. Já não há problemas com a alimentação, mas alguns doentes podem necessitar de uma sonda (tubo). Há ainda um ligeiro tremor dos dedos quando são estendidos. Doentes com o Tipo II podem respirar através do diafragma.
 
Tipo III (Benigno)
 
Também conhecida como Kugelberg-Welander ou Atrofia Espinhal Juvenil, a AME Tipo III permite aos doentes ficar em pé e caminhar sozinhos, mas apresentam alguma dificuldade em sentar-se ou inclinar-se. Há também um ligeiro tremor nos dedos quando estendidos, mas raramente se encontra-se fasciculação na língua.
 
Doentes com SMA Tipo I, II e III deterioram-se com o tempo. A explicação deste fenômeno não é clara, conforme recentes investigações.
 
Tipo IV (Iniciação Adulta)
 
Tipicamente, os sintomas nos adultos começam depois dos 35 anos. É muito raro que a AME tenha início no período compreendido entre os 18 e os 30 anos de idade. Os adultos com AME caracterizam-se por um início insidioso e de progressão lenta. Com o Tipo IV, os músculos bulbares (músculos que se utilizam para engolir) e a função respiratória são raramente afetados.
 
Como todas as formas de SMA, o curso da doença varia, mas em geral, tende a ser lentamente progressivo ou não progressivo.
Nascimento da ABRAMENo ano de 2001 um grupo de pais e portadores de AME decidiram criar a Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal – ABRAME – com o objetivo de divulgar a patologia e melhorar a qualidade de vida dos afetados. 
Com o objetivo de esclarecer melhor as pessoas sobre uma das maiores causadoras de mortalidade infantil, o Instituto Percepções de Responsabilidade Social – IPRS – conversou com Fátima Braga, presidente da ABRAME.
IPRS - Fátima, de onde partiu a idéia de criar a Associação? 
Fátima Braga - A ABRAME foi iniciada a partir do encontro de um grupo de pais de portadores de Amiotrofia Espinhal.
IPRS - Qual a atuação da ABRAME? 
Fátima Braga - A ABRAME desenvolve um trabalho assistencial e de informações sobre a doença, os cuidados e tratamentos. Mantemos ainda um grupo na internet onde familiares e portadores de AME trocam experiências.
 
No ceará o nosso trabalho é assistencial. Lutamos para que nossas crianças portadoras de AME, e que são carentes, tenham acesso à internação domiciliar (HOME CARE).
 
Promovemos jornadas com o intuito de levar informações sobre a AME. Já realizamos eventos no Rio, Londrina-PR, Belo Horizonte, e, em janeiro de 2007, acontecerá a 3° jornada do Rio de Janeiro.
IPRS - Quem são as pessoas que integram hoje a Associação? Fátima Braga - A ABRAME é dirigida voluntariamente por familiares e portadores. Fazem parte dessa   associação esses familiares, os portadores de AME, profissionais de saúde e pessoas que já tiveram alguém na família com a doença.
IPRS - A ME pode ser diagnosticada logo nos primeiros meses de gestação? 
Fátima Braga - Não, só se a gestante já teve algum filho. Então ela pode realizar o aconselhamento genético.
IPRS - Tem como evitá-la? 
Fátima Braga - Não
IPRS - Há alguma possibilidade de afetar a inteligência da criança? Ela pode 
estudar normalmente?
 
Fátima Braga - Sim, caso aconteça alguma hipóxia nas intercorrências hospitalares (falta de oxigenação no cérebro),mas a grande maioria é inteligente. Inclusive, uma das características das crianças com AME tipo I é que elas têm a inteligência acima da média.
 
Eu tenho esse exemplo dentro de casa. Sou mãe de um lindo garoto portador de AME tipo I. Ele se chama Lucas, tem 5 anos e é super inteligente.
IPRS - A AME tem cura? Caso não haja, a doença pode ser controlada? 
Fátima Braga - Não, a AME ainda não tem cura, mas pesquisas estão se aperfeiçoando e acreditamos no potencial das células-tronco.
IPRS - Qual seria o tratamento mais adequado para a Amiotrofia Espinhal? 
Fátima Braga - Um acompanhamento com fisioterapias, médico mensal, exercícios que estimulem as funções respiratórias etc. Já para as crianças com AME tipo I o suporte ventilatório domiciliar é fundamental, visto que elas são traqueostomizadas muito cedo e os riscos das infecções hospitalares são constantes.
IPRS - As pessoas com AME têm hoje, no Brasil, um atendimento adequado? 
Fátima Braga - Não, muitos profissionais desconhecem a própria doença, daí a importância da divulgação.
IPRS - Como procurar ajuda? 
Fátima Braga - Alguns centros de referência no Brasil estão capacitados a dar esse suporte, mas ainda são poucos. No site da ABRAME (www.atrofiaespinhal.org) as pessoas poderão obter informações.
IPRS - Como a ABRAME se sustenta? 
Fátima Braga - A ABRAME não recebe doações de nenhum órgão federal, estadual ou municipal. Nós sobrevivemos de doações, o que é muito pouco, mas alguns familiares acreditam e sabem da importância da nossa luta e, quando podem, ajudam.
Para maiores informações sobre a Amiotrofia Espinhal e a ABRAME, acesse o site  www.atrofiaespinhal.org.br
por Luiza Souto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.