Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Banhos Terapêuticos.

Precisando espantar o cansaço do dia-a-dia? Quer melhor corpo, mente e espírito de uma só vez? Então fique atento a essas dicas sobre banhos terapêuticos.
Eles são usados desde a antiguidade por diferentes civilizações. Os mais beneficiados por essas maravilhas terapêuticas foram reis, imperados, rainhas e príncipes, que possuíam um poder aquisitivo diferenciado.
Contudo, hoje essa realidade mudou. Qualquer pessoa pode ter acesso aos maravilhosos banhos de imersão gastando pouco e com os mesmos benefícios.
“O banho quente gera uma sensação de aconchego e relaxa os músculos. Com os óleos essenciais adequados, ainda pode melhorar seu sono e seu estado de humor, além de espantar o cansaço pra bem longe”, conta a terapeuta holística especializada em Aromaterapia, Melissa, Mel.
Para preparar um bom banho terapêutico você deve usar muita água – bastante quente – e com muito óleo. “Os óleos essenciais são bem fortes e concentrados. Quanto menos gotas utilizarmos, melhor, já que muitas gotas podem agredir a pele”, explica a aromaterapeuta.

Choque térmico.
Não é só a alta temperatura das águas termais que produz benefícios. O calor acalma e relaxa o corpo, diminuindo a atividade dos órgãos internos, mas o frio estimula e revigora. Por isso, alternar banhos e duchas quentes e frios desintoxica o organismo, por causa do contraste: a água quente dilata os vasos e a fria os contrai, favorecendo a circulação e a eliminação das toxinas. O choque térmico também favorece a respiração, por isso a técnica é indicada para aumentar a capacidade pulmonar e auxiliar no combate a doenças respiratórias. E mais: além dos banhos de imersão, outras formas de uso das águas termais são a hidromassagem e o ofurô, duchas e jatos, sauna seca e úmida, vaporização, compressas e até ingestão. As finalidades mudam conforme a técnica: a ducha escocesa (jatos de água quente e fria aplicados por operador devidamente treinado), por exemplo, tem ação estimulante no aparelho circulatório e no relaxamento da musculatura, enquanto os banhos aliviam os sintomas de males reumáticos e circulatórios.

ÁGUAS TERMAIS - TIPOS DE BANHOS.
POR HELOÍSA NORONHA
SULFUROSAS
De alta temperatura, contêm enxofre e são encontradas, em geral, em terrenos lamacentos. Indicações: doenças reumáticas, diabetes, asma, colites, problemas de pele, intoxicações e inflamações. Modo de usar: via oral, por inalação ou vaporização; duchas e banhos de imersão.
BICARBONATADAS
São águas frias e alcalinas (com grande concentração de bicarbonato de sódio e potássio). Indicações: azia, diabetes, cálculos renais. Modo de usar: via oral.
CLORETADAS
Na sua composição predomina o cloreto, substância ideal para aumentar as defesas da pele e das mucosas. Alguns tipos também contêm sódio, o que aumenta a eficácia de seu poder antiinflamatório. Indicações: dermatites, estresse, contrações musculares. Modo de usar: via oral, duchas e banhos de imersão.
FERRUGINOSAS
Como o próprio nome indica, são as águas em cuja composição se encontra principalmente o mineral ferro, embora apresentem ainda bicarbonatos ou sulfatos. Indicações: anemias, doenças reumáticas, problemas hepáticos e biliares. Modo de usar: duchas e banhos de imersão.
SULFATADAS SÓDICAS
São águas ricas no mineral sulfato. Indicações: problemas de pele (dermatites de contato) e intoxicações por medicamentos ou alimentos. Modo de usar: ingestão ou por meio de compressas.

Alguns efeitos terapêuticos do banho em ofurô:
* Relaxamento físico: combate o estresse e a insônia; 
* Alívio de tensões musculares;
* Melhora a circulação sangüínea; 
* Auxílio no tratamento de dores de coluna e articulações;
* Diminuição de efeitos da TPM.

Efeitos estéticos:
Hidratação; tonificação; prevenção de celulite e combate da celulite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.