Precisando espantar o cansaço do dia-a-dia? Quer melhor corpo, mente e espírito de uma só vez? Então fique atento a essas dicas sobre banhos terapêuticos. Eles são usados desde a antiguidade por diferentes civilizações. Os mais beneficiados por essas maravilhas terapêuticas foram reis, imperados, rainhas e príncipes, que possuíam um poder aquisitivo diferenciado. Contudo, hoje essa realidade mudou. Qualquer pessoa pode ter acesso aos maravilhosos banhos de imersão gastando pouco e com os mesmos benefícios.
“O banho quente gera uma sensação de aconchego e relaxa os músculos. Com os óleos essenciais adequados, ainda pode melhorar seu sono e seu estado de humor, além de espantar o cansaço pra bem longe”, conta a terapeuta holística especializada em Aromaterapia, Melissa, Mel. Para preparar um bom banho terapêutico você deve usar muita água – bastante quente – e com muito óleo. “Os óleos essenciais são bem fortes e concentrados. Quanto menos gotas utilizarmos, melhor, já que muitas gotas podem agredir a pele”, explica a aromaterapeuta.
Choque térmico.
Não é só a alta temperatura das águas termais que produz benefícios. O calor acalma e relaxa o corpo, diminuindo a atividade dos órgãos internos, mas o frio estimula e revigora. Por isso, alternar banhos e duchas quentes e frios desintoxica o organismo, por causa do contraste: a água quente dilata os vasos e a fria os contrai, favorecendo a circulação e a eliminação das toxinas. O choque térmico também favorece a respiração, por isso a técnica é indicada para aumentar a capacidade pulmonar e auxiliar no combate a doenças respiratórias. E mais: além dos banhos de imersão, outras formas de uso das águas termais são a hidromassagem e o ofurô, duchas e jatos, sauna seca e úmida, vaporização, compressas e até ingestão. As finalidades mudam conforme a técnica: a ducha escocesa (jatos de água quente e fria aplicados por operador devidamente treinado), por exemplo, tem ação estimulante no aparelho circulatório e no relaxamento da musculatura, enquanto os banhos aliviam os sintomas de males reumáticos e circulatórios.
ÁGUAS TERMAIS - TIPOS DE BANHOS.
POR HELOÍSA NORONHA
SULFUROSAS
De alta temperatura, contêm enxofre e são encontradas, em geral, em terrenos lamacentos. Indicações: doenças reumáticas, diabetes, asma, colites, problemas de pele, intoxicações e inflamações. Modo de usar: via oral, por inalação ou vaporização; duchas e banhos de imersão.
BICARBONATADAS
São águas frias e alcalinas (com grande concentração de bicarbonato de sódio e potássio). Indicações: azia, diabetes, cálculos renais. Modo de usar: via oral.
CLORETADAS
Na sua composição predomina o cloreto, substância ideal para aumentar as defesas da pele e das mucosas. Alguns tipos também contêm sódio, o que aumenta a eficácia de seu poder antiinflamatório. Indicações: dermatites, estresse, contrações musculares. Modo de usar: via oral, duchas e banhos de imersão.
FERRUGINOSAS
Como o próprio nome indica, são as águas em cuja composição se encontra principalmente o mineral ferro, embora apresentem ainda bicarbonatos ou sulfatos. Indicações: anemias, doenças reumáticas, problemas hepáticos e biliares. Modo de usar: duchas e banhos de imersão.
SULFATADAS SÓDICAS
São águas ricas no mineral sulfato. Indicações: problemas de pele (dermatites de contato) e intoxicações por medicamentos ou alimentos. Modo de usar: ingestão ou por meio de compressas.
Alguns efeitos terapêuticos do banho em ofurô:
* Relaxamento físico: combate o estresse e a insônia;
* Alívio de tensões musculares;
* Melhora a circulação sangüínea;
* Auxílio no tratamento de dores de coluna e articulações;
* Diminuição de efeitos da TPM.
Efeitos estéticos:
Hidratação; tonificação; prevenção de celulite e combate da celulite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
esterfeliz12@yahoo.com.br