Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MÉDICOS PEDEM AVAL PARA TÉCNICA QUE PODE CURAR ANEMIA FALCIFORME.


Pacientes com quadros graves de anemia falciforme aguardam a publicação de uma portaria pelo Ministério da Saúde que autorize a realização de transplante de células-tronco hematopoiéticas para a doença.
Hoje, a técnica --mais conhecida como transplante de medula-- é a única capaz de curar a doença, mas só é permitida no Brasil mediante protocolos de pesquisa.
Os que se enquadram nos critérios de indicação representam 20% de todos os pacientes, parcela que pode chegar a até 6.000 pessoas no país. São esses doentes com quadros avançados os que não respondem ao tratamento-padrão com remédios.
O problema foi discutido na semana passada no Simpósio USP-Paris-Diderot sobre Hematologia e Imunologia. Na ocasião, a médica Belinda Simões, da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, afirmou que, desde 2000, 21 brasileiros foram transplantados. Entre eles, 18 foram curados e recebem acompanhamento especial. Três pessoas, que fizeram o procedimento em estágio muito avançado, morreram em decorrência de complicações da doença
"Para alguns pacientes, não há mais o que fazer. Hoje, é a única opção curativa."
Na Europa, onde o procedimento já foi autorizado, a situação é diferente: já foram registrados 611 transplantes desse tipo. A sobrevida dos transplantados, dois anos após a cirurgia, foi de 94%.
"Aguardamos a publicação da portaria que autorizaria o procedimento desde 2011. As evidências de eficácia já foram mandadas para o Ministério da Saúde", diz Simões.
De acordo com o Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, uma revisão geral do regulamento técnico sobre transplantes está sendo preparada e deve entrar em consulta pública em até quatro meses.
Segundo ele, o novo texto incluirá a indicação do transplante de medula para anemia falciforme, que deve passar a ser feita pelo SUS.
O médico Luís Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do Inca (Instituto Nacional de Câncer), afirma que "devem ser seguidos critérios rígidos" para a adoção da técnica.
Para a hematologista Sara Olalla Saad, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a aprovação do tratamento é urgente. "Atendo adultos e vejo tudo o que acontece na evolução da doença. Eles têm sequelas em todos os órgãos e uma qualidade de vida baixíssima", diz. "Prefiro ter o risco de 10% de morrerem por causa do transplante a deixá-los sem alternativa."
A hematologista Carmem Bonfim, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), diz que o fato de a doença atingir pessoas de classes sociais mais baixas --é mais comum entre negros-- é uma das razões para o atraso da autorização do transplante.
"A doença atinge uma população que não tem acesso às informações e nem percebe que há algo que possa ser feito para ajudá-la.
MARIANA LENHARO

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA - 18/05/2013 .

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.