Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

SÍNDROME DE ACINESIA PURA.

Coração partido
Doença é reconhecida pela medicina
Síndrome pode ter origem na liberação excessiva de alguns hormônios
A expressão "coração partido" sempre nos remete ao término de um relacionamento amoroso ou à "dor de cotovelo". No entanto, para a medicina, a síndrome do coração partido é algo bem mais sério. O coração, sob o ponto de vista biológico, quando é afetado por situações de forte estresse ou eventos traumáticos marcantes, como a perda de um parente ou uma tragédia, reage a ponto de provocar um quadro semelhante ao do infarto, o que pode resultar até mesmo na morte.
A acinesia apical transitória, como a doença é cientificamente conhecida, pode ter origem na liberação de fortes doses dos hormônios adrenalina e noradrenalina. Esse excesso provoca a inervação da ponta do coração, impedindo sua contração. Assim, os sintomas desencadeados simulariam os de um infarto agudo do miocárdio com dores no peito.
O curioso é que, entre aqueles atingidos pela síndrome, 80% são mulheres com mais de 65 anos, sendo que a recuperação após a "descarga" geralmente é espontânea.
A descoberta da doença, diagnosticada pela primeira vez no Japão em 1990, trazumaquestão polêmica: seria a confirmação das mulheres como o sexo frágil?
Segundo o cardiologista Evandro Guimarães, coordenador do Comitê de Prevenção da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), a síndrome— já reconhecida pela Sociedade Norte-Americana de Cardiologia—é mais freqüente em mulheres acima de 65 anos devido à perda hormonal decorrente da fase de menopausa.
"Há uma falta de proteção corporal nessa fase da vida das mulheres, além da tendência à depressão e alterações psíquicas, o que as tornam mais suscetíveis à doença", explica Guimarães. Além disso, diz o cardiologista, a mulher é mais sensível ao sentimento de perda e, assim, sua descarga emocional pode ser mais forte. "As emoções afloram mais facilmente nas mulheres, principalmente diante de um evento trágico."
Sobre a questão emocional, o coordenador do comitê de prevenção da Sociedade Mineira de Cardiologia alerta que portadores de forte ansiedade, sejam homens ou mulheres, têm mais tendência a desenvolver a síndrome do coração partido.
"O perfil de transtorno generalizado de ansiedade (TGA) pode agravar o quadro de estresse emocional e, somado a uma forte perda, ou conjugal ou deumparente, pode disparar o gatilho da síndrome do coração partido", diz o cardiologista.
ORIGEM
Causa emocional, mas comsintomas físicos
A síndrome do coração partido gera sérias conseqüências físicas e afeta o funcionamento do organismo. Mas é desencadeada por fatores psicológicos. O psiquiatra e professor do Departamento de Saúde Mental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Juarez Oliveira Castro defende, por isso, que pessoas que vivem essa situação recebam tratamento psiquiátrico. Ele alerta que o quadro emocional do paciente é decisivo para causar a crise. “Há os que se jogam no chão face a um evento pequeno, e outros que superam mesmo algo chocante”, diz.
Para Almir Tavares, professor de psiquiatria da UFMG, não é novidade que o sistema nervoso autônomo controla vários órgãos. “Há muito a psiquiatria sabe que a dor no coração pode potencializar eventos físicos como a síndrome do coração partido”, opina Tavares.
Apesar da semelhança, síndrome não é infarto
Apesar de simular um infarto, a síndrome do coração partido se diferencia deste fenômeno por não apresentar a lesão coronariana (na artéria coronária) e por não deixar seqüelas.
“A disfunção segmentar (enfraquecimento do músculo cardíaco), ao contrário do que ocorre no infarto, desaparece no caso da síndrome”, explica Evandro Guimarães, coordenador do Comitê de Prevenção da Sociedade Mineira de Cardiologia.
A doença, alerta, pode causar morte súbita por provocar arritmias graves no coração. Contudo, vários casos, segundo ele, são avaliados como infarto. “É provável que muitos casos ocorram sem que a medicina tome conhecimento. Só uma autópsia detalhada pode confirmar que a síndrome causou a morte.”
Fonte: O Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.