Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

sábado, 3 de julho de 2010

Coração: Conheça melhor o seu motor.

O coração é o motor do corpo humano: importa conhecer um pouco melhor o seu funcionamento para aprender a tratá-lo também melhor.
O coração funciona como um verdadeiro motor: é ele que comanda o sistema de transporte do oxigénio e dos nutrientes a todas as células do corpo humano, usando como veículo o sangue.
Produzido na medula e depois enriquecido com oxigénio nos pulmões, o sangue é um viajante incansável, circulando continuamente pelo organismo através de uma complexa rede de vasos sanguíneos - é assim que chega às mais ínfimas partes do corpo.
Toda esta movimentação é possível porque o coração bombeia o sangue e as substâncias que ele transporta, utilizando dois grandes sistemas - as artérias, que fornecem sangue oxigenado às células, e as veias, que trazem de volta ao coração o chamado sangue venoso - é a grande circulação.
Neste regresso ao coração, entra pela aurícula direita e sai pelo ventrículo do mesmo lado para os pulmões: traz pouco oxigénio, pelo que é encaminhado para os pulmões, onde recebe oxigénio. Dos pulmões, de onde o sangue sai carregado de oxigénio, entra no coração pela aurícula esquerda (uma das duas cavidades superiores) - é a pequena circulação. Passa depois para o ventrículo esquerdo (uma das duas cavidades inferiores), sendo daí lançado para todo o corpo. A partir daqui repete-se este circuito fechado.
Para que tudo funcione bem é preciso que o coração bata. O que faz com a ajuda de um músculo - o miocárdio, que reveste as paredes do coração e se contrai de forma automática, bombeando o sangue. Em cada batida cardíaca, há dois momentos distintos. No primeiro, chamada fase de diástole, as válvulas entre as cavidades superiores e inferiores abrem-se, as aurículas contraem-se e o sangue desce, enchendo os ventrículos: quando isso acontece as válvulas de saída do coração estão fechadas, pelo que o sangue só circula internamente.

Num segundo momento, de sístole, as válvulas de saída são abertas, os ventrículos contraem-se com força e bombeiam o sangue para fora do coração. Numa situação normal, são bombeados cinco litros de sangue por minuto, mas há situações em que o coração é obrigado a bater mais depressa: é o que se verifica sempre que há esforço adicional, seja físico, seja emocional. Aí, adapta-se, podendo chegar a bombear 20 litros por minuto. Assim que o esforço pára, retoma o seu ritmo habitual.

Apesar desta capacidade para se adaptar, o coração acaba por sofrer o desgaste gerado por todos os excessos a que é sujeito. Acontece o mesmo a qualquer outro motor. E há factores que aceleram esse desgaste: o stress, o excesso de peso e a obesidade, o colesterol, a hipertensão fazem parte de uma lista de inimigos do coração e que aumentam o risco de doença cardiovascular.

Há que acautelar o risco, para que este motor não pare de trabalhar prematuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.