Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Linguagem Facial.

A Expressão Facial evidencia diferenças importantes no significado da mensagem. Se desejarmos enviar uma mensagem calorosa ou positiva, a apoiamos com um sorriso amável. Se, ao contrário, se trata de uma mensagem séria, mostramos uma expressão grave, solene ou circunspeta. Com os movimentos da face também podemos manifestar as emoções mais profundas ou superficiais. Se há algo que nos contraria, refletimos esse sentimento com uma expressão dura ou irada. A felicidade se expressa com uma mudança gestual e com uma mobilidade suave dos músculos faciais. A raiva se manifesta com os músculos tensos e rígidos. Este aspecto da linguagem corporal é muito importante uma vez que, com o rosto, revelamos
pensamentos, sentimentos, emoções, atitudes para com pessoas, idéias ou fatos. Além disso, muitas pessoas nos interpretam ou nos julgam em decorrência a essas expressões. O rosto apresenta uma tremenda variedade de expressões. Se nos abstrairmos um pouco e considerarmos a cabeça, além do rosto, origina-se outra série de movimentos. Abaixamos, giramos a cabeça ou a fazemos saltar; todos esses movimentos são significativos. No entanto, têm significados distintos quando se encontram combinados com diferentes expressões faciais e em diversas situações culturais. Saber que as pessoas levantam as sobrancelhas ou abaixam as pálpebras para expressar uma emoção é um fato da observação prática.
É difícil determinar exatamente como se herda ou se aprende um sistema de comunicação. Darwin acreditava que as expressões faciais da emoção eram semelhantes em todos os seres humanos, independentemente de sua cultura. Considera-se que existe um acordo geral dentro de uma determinada cultura para se reconhecer distintos estados emocionais. O cérebro humano é programado para levantar as fendas da boca quando nos sentimos felizes e voltá-las para baixo quando estamos descontentes; segundo a sensação que chega ao cérebro, as pessoas franzirão a testa, levantarão as sobrancelhas ou levantarão um lado da boca. O trabalho de
diversos pesquisadores evidencia que podemos herdar, em nossa constituição genética, determinadas reações físicas básicas. Nascemos com elementos de uma linguagem corporal. Podemos dar a conhecer a outro ser humano sensações básicas de ódio, medo, agrado ou tristeza sem nunca termos aprendido a fazê-lo. Isto não contradiz o fato de que também
devemos aprender muitos gestos que significam algo em uma sociedade e algo diferente em outra. Os sinais sonoros inatos do ser humano permanecem e conservam importantes papéis. Diferentemente dos signos verbais, surgem espontaneamente e significam o mesmo em todas as
culturas. O grito, o soluço, o riso, o clamor, o gemido e o pranto transmitem mensagens a todas as pessoas em todas as sociedades. Como os sons de outras espécies, estes signos estão relacionados aos estados emocionais fundamentais e dão uma impressão imediata do estado de quem os emite.
O pranto não só é o primeiro sinal que damos do nosso estado de ânimo, mas também o sinal mais fundamental, compartilhado com milhares de outras espécies.
O ser humano conservou suas expressões instintivas: o sorriso, o riso, o olhar fixo, o rosto assustado e o semblante austero são sinais próprios da espécie. Da mesma forma, tais indícios são comuns a todas as sociedades e persistem apesar da assimilação de muitos outros gestos culturais. Os sons e gestos básicos da espécie se originam durante as primeiras etapas do desenvolvimento da pessoa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.