Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de março de 2011

CÓLICA MENSTRUAL E ENDOMETRIOSE.

 Por Telma M.
A cólica menstrual, também conhecida como dismenorréia, afeta quase todas as mulheres, embora algumas sofram mais do que outras. Os sintomas podem variar de intensidade, chegando mesmo a interferir nas atividades do dia-a-dia da mulher. Algumas pessoas têm uma cólica tão forte que chegam a desmaiar. Eu mesma, quando era adolescente, sofri muito com cólicas menstruais. Uma vez, um professor teve que me levar para casa, quando percebeu que eu estava pálida e perdendo as forças no topo da escada do segundo andar da escola, devido a uma cólica menstrual.
A cólica menstrual, às vezes, pode ser considerada patológica, ou seja, pode ser resultado de alguma disfunção do sistema reprodutivo, tais como endometriose, miomas uterinos, infecção, anormalidades na anatomia do útero ou da vagina de origem congênita. Nesse caso a chamamos de cólica menstrual secundária. Aqui estamos falando sobre a cólica menstrual primária, aquela que nós leigos consideramos normal.  Aquela que ocorre sem que haja lesões nos órgãos pélvicos.
O útero tem a forma de uma pêra, constituído por três camadas. A camada mais interna é a responsável pelas cólicas. Todos os meses o útero se prepara para receber um possível embrião, criando uma camada de sangue em suas paredes. Se isso não acontece, a camada inteira se desprende e é eliminada do organismo em forma de sangramento, que é a nossa conhecida menstruação.
Para realizar essa eliminação o útero libera as prostaglandinas, substância que provoca contrações. Essas contrações forçam o sangue a sair, mas também provocam dores (as tais cólicas menstruais), porque comprimem vasos sanguíneos e nervos do útero.
Antigamente, alguns diziam que a cólica menstrual era uma manifestação psicológica, outros diziam que quando a jovem se casasse iria sarar.
Bom, psicológico pode até ser em alguns raros casos, mas hoje já se sabe que a cólica menstrual é provocada por uma substância existente no útero e em várias partes do corpo, a prostaglandina, logo a cólica é uma manifestação física, não psicológica.
Normalmente, a maior incidência da dismenorréia acontece nas mulheres mais jovens. A tendência é que as garotas que sofrem muito com as cólicas melhorem quando adultas.
As adolescentes têm o útero pequeno e o orifício de saída mais fechado. Diferente das mulheres mais velhas, principalmente as que já tiveram filhos, onde o útero e os canais vaginais passaram por um processo que distendeu os músculos envolvidos, tornando-os mais flexíveis. Falando numa linguagem bastante popular, podemos dizer que as mulheres mais velhas têm o útero e os canais vaginais "lasseados" ou "afrouxados", tanto devido à penetração do pênis durante as relações sexuais, quanto pela saída do bebê, quando já são mães.
Agora fica explicada aquela famosa frase que minhas tias e avós diziam: "quando casar sara".
Cólica menstrual ou dismenorréia, não pode ser confundida com TPM (tensão pré-menstrual). Uma das principais diferenças é que a TPM ocorre antes da menstruação, enquanto a cólica menstrual inclui vários sintomas associados à menstruação propriamente dita.
Resumo: o que é dismenorréia, qual o motivo da cólica menstrual, qual a relação entre TPM e cólica menstrual, cólica na menstruação
A cólica menstrual é um dos sintomas  muito comuns para as mulheresque estão no período pré ou menstrual e isso as encomoda muito. Saibacomo evitar este incomodo, os sintomas e qual remédio pode aliviar as dores.
Existem medicamentos (remédios) para aliviar estes sintomas leves como buscopan composto ou atroveran, mas para quem tem fortes dores e constantes há tratamentos  mais profundos e específicos. Tanto um como o outro nunca devem ser feitos sem orientação médica (nós estamos apenas informando). Nunca use medicamento algum, sem prescrição médica, ok! Procure um ginecologista, somente este profissional fará um diagnóstico mais preciso. Não brinque com a sua saúde!
por Rogério Ciarcia Ramires em 17/02/2011 | 15:19
Nos últimos dias uma palavra bem complicada ganhou destaque entre muitas mulheres do Brasil: a Endometriose. Depois que a personagem da linda Camila Pitanga na novela Insensato Coração abriu seu coração ao pretendente e anunciou que não pode ter filhos porque tem endometriose, um ponto de interrogação formou-se na cabeça de muitas mulheres, principalmente das que já foram diagnosticadas com a doença.
Mas afinal, o que é essa tal de Endometriose?
Trata-se de uma doença ginecológica muito freqüente, provocada pela implantação de células do endométrio (camada interna do útero) fora da cavidade uterina, como nos ovários, trompas, superfície uterina e septo reto-vaginal, ou mesmo na região abdominal.
A presença dessas células fora do útero provoca dor pélvica, cólica, alterações intestinais e urinárias e dor na relação sexual. Em alguns casos, a doença pode até causar a infertilidade.
O diagnóstico da endometriose envolve diversos exames: como os de sangue, ultrassom transvaginal e de abdômen, ressonância magnética e a laparoscopia - um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado sob efeito de anestesia.
O diagnóstico final é realizado pela laparoscopia onde visualiza-se toda a cavidade abdominal e pélvica com uma câmera que vai identificar os  focos de endometriose e coletar material para estudo anátomo patológico. Além disso, através da laparoscopia pode-se classificar o grau da endometriose e destruir os focos encontrados.
O tratamento clínico da endometriose envolve o uso de anticoncepcionais, progesterona, medicações que inibem o funcionamento dos ovários, além de anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir a dor provocada.
Em alguns casos, dependendo do grau da endometriose, as mulheres podem realmente encontrar dificuldade para engravidar, devido à obstrução das trompas uterinas, sendo necessário tratamento específico de infertilidade.
Em casos mais leves, quando a doença é rapidamente diagnosticada e bem tratada, as mulheres conseguem engravidar sem maiores problemas.
Por isso que eu sempre alerto que o melhor “remédio” é a prevenção. Consultas periódicas e a realização de exames de rotina podem antecipar o diagnóstico e facilitar a cura.
Assim a sua novela pode ter um final feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.