Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

domingo, 20 de março de 2011

QUE VALVULA SEPARA O ATRIO ESQUERDO DO VENTRICULO ESQUERDO?

A insuficiência cardíaca (IC) ou insuficiência cardíaca congestiva é uma condição grave, na qual a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear a cada minuto (débito cardíaco), é insuficiente para suprir as necessidades de oxigênio e  nutrientes de todo organismo.
A  IC  tem muitas causas, incluindo as doenças cardiológicas ou doenças de outros órgãos que afetem o funcionamento do coração.Atualmente com as opções de tratamento possíveis, os indivíduos com IC  podem viver muitos anos.No Brasil, segundo os dados do DATA-SUS, a IC  é a principal causa de hospitalização em nosso país.
A base do tratamento da IC  consiste  no uso de medicamentos, no entanto, algumas modalidades cirúrgicas podem ser realizadas.Uma possibilidade cirúrgica, ainda com pouca comprovação científica, é a cirurgia da válvula mitral.Esta válvula separa o átrio esquerdo (câmara cardíaca superior e menor) do ventrículo esquerdo (câmara cardíaca inferior e maior).
A insuficiência mitral grave é comum em pacientes com IC, podendo ser a sua causa ou ser agravada pela dilatação do ventrículo esquerdo, achado comum na IC.Na insuficiência mitral grave, a válvula não permanece fechada durante a contração do ventrículo esquerdo, permitindo um grande fluxo retrógado de sangue (para trás, em direção ao átrio esquerdo).Este fenômeno sobrecarrega ainda mais o coração já enfrequecido.
Cirurgia da válvula mitral na insuficiência cardíaca:
A cirurgia da válvula mitral, ou seja, a troca da válvula ou reparo da mesma, em pacientes com IC e insuficiência valvar mitral grave, pode aliviar os sintomas de IC em pacientes que não respondem bem ao tratamento adequado com medicamentos. Entretanto, nenhum estudo controlado avaliou os efeitos dessa terapia na função ventricular (melhora na capacidade de contração do coração) e seu impacto em qualidade de vida e sobrevida (diminuição do risco de morte).
Autor: Dr. Luiz Fernando Kubrusly - Cirurgião Cardiovascular.
Fonte: Diretrizes Brasileiras de Insuficiência Cardíaca Crônica.

2 comentários:

  1. eu tenho varias perguntas para fazer,

    ResponderExcluir
  2. eu sou estudante de tecníco de enfermagem só faz três meses então quem pode me ajuda

    ResponderExcluir

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.