“Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!
IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Translate

Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 26 de setembro de 2010

Quando sentimos quando uma artéria esta semi entupida.

Sabemos, quando os sintomas são: dores muito fortes no peito, onde se espalha para os ombros, pescoço ou braços. E quando isso acontece, temos que logo chamar alguém que possa ajudar, antes que qualquer coisa grave aconteça. Além desse sintoma, há também o sinal de tonturas, suor, náusea, respiração curta, falta de ar e sensação de plenitude gástrica.
Acontece devido à falta de sangue no músculo cardíaco, isso só quando uma artéria coronária está apertada ou entupida parcialmente ou completamente, e essa falta no sangue pode acontecer de diversas maneiras, um exemplo é quando a gordura vai se acumulando nas paredes da artéria, e com o passar do tempo se essa artéria tem algum estresse, acaba entupindo a artéria completamente, fazendo acontecer um infarto.
Mas nem sempre esses sintomas acontecem em cada ataque, as vezes vem e voltam. E foi comprovado através de uma pesquisa em 1600 hospitais americanos, que de três pessoas, uma não sente o sintoma de dor.
O suprimento de sangue para o músculo cardíaco é feito pelas artérias coronárias. Modificações nesse suprimento, geralmente causadas por entupimento nas artérias coronárias, podem lhe causar problemas.
Você já conhece um deles: a angina. Vamos falar de outros, para não haver confusão.
Infarto, enfarte, enfarto ou ataque cardíaco
Como a angina, também está ligado à diminuição de suprimento de sangue para o músculo cardíaco. Contudo, na angina este suprimento é reduzido temporariamente, levando à dor no peito. No infarto, ocorre uma interrupção abrupta do fluxo de sangue para o músculo cardíaco, porque a artéria coronária foi completamente entupida. Nessa situação, a dor é mais intensa e dura mais tempo.
Como uma regra geral, a angina não provoca danos permanentes no músculo cardíaco, o infarto sim.
Muitas pessoas que têm angina nunca tiveram um infarto.
Angina instável
Quando as crises de angina se tornam mais freqüentes, intensas ou passam a ocorrer com exercícios mais leves ou até mesmo em repouso é que algo mais grave, como o infarto, está por perto.
Ameaça de infarto
Não é um termo médico; em geral é usado pela população para se referir à angina instável.
Circulação colateral
Seu organismo pode encontrar uma maneira de aumentar o suprimento de sangue para o músculo cardíaco, quando uma artéria coronária está parcialmente obstruída. Outras artérias vizinhas podem se expandir e alguns ramos finos podem se alargar, para levar mais sangue à área afetada; é a chamada circulação colateral. Se ela se tornar bem desenvolvida, a angina pode diminuir ou mesmo desaparecer.
O que causa o entupimento das artérias?
A aterosclerose é a causa dos entupimentos nas artérias coronárias que existem na angina e no infarto. Ela provoca um estreitamento nas artérias, devido ao depósito de gorduras como o colesterol. Esse processo começa na infância e muitos de nós o temos em algum grau por volta dos 40 anos.
Como é feito o diagnóstico?
Os médicos podem chegar ao diagnóstico de angina pela descrição do que você está sentindo. Algumas vezes, apesar do diagnóstico de angina, o eletrocardiograma feito em repouso é normal, por isso o médico pode solicitar um teste ergométrico (teste de esforço). Neste teste é feito exercício em bicicleta ou esteira para aumentar as necessidades de sangue e oxigênio. Seu médico pode ainda decidir que um cateterismo cardíaco (ou cineangiocoronariografia) é necessário. É realizado através da introdução de um cateter pelo braço ou pela perna, chegando até o coração. Irá mostrar se suas artérias estão entupidas e qual a gravidade da obstrução. O exame é filmado para que os médicos possam analisá-lo mais tarde.
Como é feito o tratamento?
Existem 3 formas de tratamento: a clínica, a angioplastia e a cirurgia de revascularização do miocárdio.
Tratamento clínico ou medicamentoso
Você já deve ter ouvido falar de um medicamento colocado embaixo da língua, que alivia os sintomas da angina; são os nitratos.
Eles também podem ser engolidos ou usados sob forma de emplastros sobre a pele.
O nitrato sublingual é o que age mais rápido; em até 10 minutos a dor desaparece. Caso isto não aconteça, procure um Pronto-Socorro. Ele também pode ser usado preventivamente em situações onde a dor apareceria. Por isso quem tem angina deve ter sempre à mão alguns comprimidos. Mas é importante que isso seja feito sob orientação médica e só para quem tem angina.
Algumas pessoas sentem dor ou peso na cabeça toda vez que usam este medicamento. Na maioria das vezes, esse sintoma desaparece com o tempo.
Seu médico pode prescrever outros medicamentos para reduzir suas crises de angina, por vários motivos; os mais freqüentes são os bloqueadores de canal de cálcio e os betabloqueadores.
Se as crises de angina persistirem, apesar da medicação, ou se as obstruções nas artérias coronárias forem graves, poderá ser indicada a angioplastia ou cirurgia.
Angioplastia
Como na cineangiocoronariografia, um cateter especial com um balãozinho na ponta é levado até o local do entupimento, na artéria coronária. Neste local, ele é expandido, esmagando a placa de ateroma contra a parede da artéria, desentupindo-a.
Este procedimento envolve uma internação de 2 a 3 dias, após o que você retorna às atividades normais.
Cirurgia de revascularização do miocárdio ou ponte de safena
Nesta operação uma veia retirada da perna é colocada sobre a artéria entupida, ultrapassando o local do bloqueio. Se houver várias artérias entupidas, cada uma receberá uma ponte. Um tipo de ponte especial poderá ser feito, utilizando-se uma artéria chamada mamária interna.
Este procedimento requer uma internação de aproximadamente 8 a 10 dias, e o retorno às atividades normais levará no mínimo 30 dias.
O que você pode fazer para se ajudar?
Você é a pessoa que melhor pode conhecer a sua angina. Evite situações em que normalmente ela aparece e informe o médico sobre modificação e aparecimento de novos sintomas.
Alguns hábitos devem ser modificados:
bullet
Refeições pesadas, que exigem digestão mais demorada, sobrecarregam o coração e podem causar angina. Além disso, a obesidade e o excesso de colesterol na alimentação podem agravar a angina e contribuir para a aterosclerose coronária.
bullet
O fumo freqüentemente faz com que a angina piore. Se você fuma, PARE
bullet
Pressão alta aumenta o risco de desenvolver a aterosclerose coronária e pode agravar a angina. Portanto, o controle da pressão arterial é essencial.
Angina é um problema comum. Muitas pessoas que a compreendem conseguem conviver com ela, podem controlá-la e ter uma boa qualidade de vida.

8 comentários:

  1. gostei da informação, pois estou passando por isso no momento e não sabia como proceder, parabens valeu.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela informação...

    ResponderExcluir
  3. gostei das enformação que li pois tenho todos os sintomas de angina ja fui em alguns medicos mais todos me dizem não ser nada mais so eu sei o que sinto e sei que é serio pois a dor e forte e de um mes pra ca estou tendo dores mesmo sem esforço fisico mesmo estando de boa estou sentindo dores não consigo lavar calçadas muito memo esfregar tapetes pois canço muito rapido a respiração fica curta e tenho fortes dores no peito que durar no maximo de dois a trez minutos mais esses minutos são terriveis a dor é forte e me tira o ar ai depois que a dor vai embora fico mole bem cansada espero que algum medico possa me ajudar !!!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de saber? fiz uma utrason das varizes-no diagnostico deu refluxo da veia safena femoral. O que é isso? e qual é a causa disso?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de saber? fiz uma utrason das varizes-no diagnostico deu refluxo da veia safena femoral. O que é isso? e qual é a causa disso?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de saber? fiz uma utrason das varizes-no diagnostico deu refluxo da veia safena femoral. O que é isso? e qual é a causa disso?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria muito de saber? fiz uma utrason das varizes-no diagnostico deu refluxo da veia safena femoral. O que é isso? e qual é a causa disso?

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito de saber? fiz uma utrason das varizes-no diagnostico deu refluxo da veia safena femoral. O que é isso? e qual é a causa disso?

    ResponderExcluir

esterfeliz12@yahoo,com.br

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

EMTr.

Estimulação Magnética

Transcraniana repetitiva(EMTr.

http://www.emtr.com.br


Campanha Nacional de Doação de Órgãos.

Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br e saiba mais. Divulgação: entre em contato comcomunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

free counters
CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Frases célebres.

Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço. (Dave Weinbaum)

Não há melhor negócio que a vida. A gente a obtém em troca de nada. (Provérbio judaico)

Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar. (Francis Bacon)

Uma mentira pode dar a volta ao mundo... enquanto a verdade ainda calça seus sapatos. (Mark Twain)

Nunca se ache demais, pois tudo o que é demais sobra, tudo o que sobra é resto e tudo o que é resto vai para o lixo. (Anônimo)

Nunca se explique. Seus amigos não precisam, e seus inimigos não vão acreditar. (Anônimo)

A televisão é maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana. (A. Torelly -Barão de Itararé)

A imaginação é mais importante que o conhecimento.(A. Einstein)

Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos. (Erasmo de Rotterdam)

O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por aquelas que permitem a maldade. (Albert Einstein)

Depois da derrota, o pior resultado é o empate.(Galvão Bueno)

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.(Luiz Fernando Veríssimo)

Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio. (Provérbio indiano)

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência. (Henry Ford)

Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu. (Provérbio Chinês)

Amizade é como dinheiro: mais fácil de conseguir do que de manter. (Samuel Butler)

Não chame de honesto um homem que nunca teve a oportunidade de roubar. (Ditado judaico)

Visite os amigos com frequência. O mato cresce depressa em caminhos pouco percorridos.(Provérbio Escandinavo)

Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma. (George Bernard Shaw)

Há pessoas tão chatas que nos fazem perder um dia inteiro em cinco minutos. (Jules Renard)

Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher? (Bertrand Russel)

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. (Sócrates)

Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la. (Carlos Drummond de Andrade)

Se você se sente só é porque construiu muros em vez de pontes. (autor anônimo)

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros. (autor desconhecido)


Aprendi silêncio com os falantes, tolerância com os intolerantes, e gentileza com os rudes; ainda, estranho, sou ingrato a esses professores... (Kalil Gibran)

A felicidade é um hóspede discreto, do qual só se constata que ele existe quando está de partida.(autor anônimo)

Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é. (John Wooden)

Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias. (Harry Benjamin)

Não é digno de saborear o mel, aquele que se afasta da colméia com medo das picadas das abelhas (W. Shakespeare)

Se uma pessoa te enganar ela merece uma surra, se esta mesma pessoa voltar a te enganar quem merece a surra és tu. (provérbio chinês)


É muito mais fácil reconhecer o erro do que encontrar a verdade. O erro está na superfície e, por isso, é fácil erradicá-lo. A verdade repousa no fundo e não é qualquer um que consegue chegar até ela.(Goethe)

A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota diz o que vai fazer. (Barão de Itararé)

Amizade é como café, uma vez frio nunca volta o sabor original, mesmo aquecido. (Kant)

Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons. (Cícero)

Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que já possuímos. (provérbio chinês)

Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. (Guimarães Rosa)

Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.

Tenha cuidado ao emprestar dinheiro a amigos. Você pode perder as duas coisas. (S. Brown)

Quem não se ocupa, se preocupa. (Otto Lara Resende)

A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar. (John L. Beckley)

Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência. (Albert Einstein)

A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio. (Martin Luther King)

Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia. (Provérbio árabe)

Felicidade é igual a uma borboleta: quanto mais você corre atrás, mais ela foge... Daí um dia você se distrai e ela pousa em seu ombro!

O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas. (Oscar Wilde)

Postagens populares

Loading...
Loading...