Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

domingo, 26 de setembro de 2010

Quando sentimos quando uma artéria esta semi entupida.

Sabemos, quando os sintomas são: dores muito fortes no peito, onde se espalha para os ombros, pescoço ou braços. E quando isso acontece, temos que logo chamar alguém que possa ajudar, antes que qualquer coisa grave aconteça. Além desse sintoma, há também o sinal de tonturas, suor, náusea, respiração curta, falta de ar e sensação de plenitude gástrica.
Acontece devido à falta de sangue no músculo cardíaco, isso só quando uma artéria coronária está apertada ou entupida parcialmente ou completamente, e essa falta no sangue pode acontecer de diversas maneiras, um exemplo é quando a gordura vai se acumulando nas paredes da artéria, e com o passar do tempo se essa artéria tem algum estresse, acaba entupindo a artéria completamente, fazendo acontecer um infarto.
Mas nem sempre esses sintomas acontecem em cada ataque, as vezes vem e voltam. E foi comprovado através de uma pesquisa em 1600 hospitais americanos, que de três pessoas, uma não sente o sintoma de dor.
O suprimento de sangue para o músculo cardíaco é feito pelas artérias coronárias. Modificações nesse suprimento, geralmente causadas por entupimento nas artérias coronárias, podem lhe causar problemas.
Você já conhece um deles: a angina. Vamos falar de outros, para não haver confusão.
Infarto, enfarte, enfarto ou ataque cardíaco
Como a angina, também está ligado à diminuição de suprimento de sangue para o músculo cardíaco. Contudo, na angina este suprimento é reduzido temporariamente, levando à dor no peito. No infarto, ocorre uma interrupção abrupta do fluxo de sangue para o músculo cardíaco, porque a artéria coronária foi completamente entupida. Nessa situação, a dor é mais intensa e dura mais tempo.
Como uma regra geral, a angina não provoca danos permanentes no músculo cardíaco, o infarto sim.
Muitas pessoas que têm angina nunca tiveram um infarto.
Angina instável
Quando as crises de angina se tornam mais freqüentes, intensas ou passam a ocorrer com exercícios mais leves ou até mesmo em repouso é que algo mais grave, como o infarto, está por perto.
Ameaça de infarto
Não é um termo médico; em geral é usado pela população para se referir à angina instável.
Circulação colateral
Seu organismo pode encontrar uma maneira de aumentar o suprimento de sangue para o músculo cardíaco, quando uma artéria coronária está parcialmente obstruída. Outras artérias vizinhas podem se expandir e alguns ramos finos podem se alargar, para levar mais sangue à área afetada; é a chamada circulação colateral. Se ela se tornar bem desenvolvida, a angina pode diminuir ou mesmo desaparecer.
O que causa o entupimento das artérias?
A aterosclerose é a causa dos entupimentos nas artérias coronárias que existem na angina e no infarto. Ela provoca um estreitamento nas artérias, devido ao depósito de gorduras como o colesterol. Esse processo começa na infância e muitos de nós o temos em algum grau por volta dos 40 anos.
Como é feito o diagnóstico?
Os médicos podem chegar ao diagnóstico de angina pela descrição do que você está sentindo. Algumas vezes, apesar do diagnóstico de angina, o eletrocardiograma feito em repouso é normal, por isso o médico pode solicitar um teste ergométrico (teste de esforço). Neste teste é feito exercício em bicicleta ou esteira para aumentar as necessidades de sangue e oxigênio. Seu médico pode ainda decidir que um cateterismo cardíaco (ou cineangiocoronariografia) é necessário. É realizado através da introdução de um cateter pelo braço ou pela perna, chegando até o coração. Irá mostrar se suas artérias estão entupidas e qual a gravidade da obstrução. O exame é filmado para que os médicos possam analisá-lo mais tarde.
Como é feito o tratamento?
Existem 3 formas de tratamento: a clínica, a angioplastia e a cirurgia de revascularização do miocárdio.
Tratamento clínico ou medicamentoso
Você já deve ter ouvido falar de um medicamento colocado embaixo da língua, que alivia os sintomas da angina; são os nitratos.
Eles também podem ser engolidos ou usados sob forma de emplastros sobre a pele.
O nitrato sublingual é o que age mais rápido; em até 10 minutos a dor desaparece. Caso isto não aconteça, procure um Pronto-Socorro. Ele também pode ser usado preventivamente em situações onde a dor apareceria. Por isso quem tem angina deve ter sempre à mão alguns comprimidos. Mas é importante que isso seja feito sob orientação médica e só para quem tem angina.
Algumas pessoas sentem dor ou peso na cabeça toda vez que usam este medicamento. Na maioria das vezes, esse sintoma desaparece com o tempo.
Seu médico pode prescrever outros medicamentos para reduzir suas crises de angina, por vários motivos; os mais freqüentes são os bloqueadores de canal de cálcio e os betabloqueadores.
Se as crises de angina persistirem, apesar da medicação, ou se as obstruções nas artérias coronárias forem graves, poderá ser indicada a angioplastia ou cirurgia.
Angioplastia
Como na cineangiocoronariografia, um cateter especial com um balãozinho na ponta é levado até o local do entupimento, na artéria coronária. Neste local, ele é expandido, esmagando a placa de ateroma contra a parede da artéria, desentupindo-a.
Este procedimento envolve uma internação de 2 a 3 dias, após o que você retorna às atividades normais.
Cirurgia de revascularização do miocárdio ou ponte de safena
Nesta operação uma veia retirada da perna é colocada sobre a artéria entupida, ultrapassando o local do bloqueio. Se houver várias artérias entupidas, cada uma receberá uma ponte. Um tipo de ponte especial poderá ser feito, utilizando-se uma artéria chamada mamária interna.
Este procedimento requer uma internação de aproximadamente 8 a 10 dias, e o retorno às atividades normais levará no mínimo 30 dias.
O que você pode fazer para se ajudar?
Você é a pessoa que melhor pode conhecer a sua angina. Evite situações em que normalmente ela aparece e informe o médico sobre modificação e aparecimento de novos sintomas.
Alguns hábitos devem ser modificados:
bullet
Refeições pesadas, que exigem digestão mais demorada, sobrecarregam o coração e podem causar angina. Além disso, a obesidade e o excesso de colesterol na alimentação podem agravar a angina e contribuir para a aterosclerose coronária.
bullet
O fumo freqüentemente faz com que a angina piore. Se você fuma, PARE
bullet
Pressão alta aumenta o risco de desenvolver a aterosclerose coronária e pode agravar a angina. Portanto, o controle da pressão arterial é essencial.
Angina é um problema comum. Muitas pessoas que a compreendem conseguem conviver com ela, podem controlá-la e ter uma boa qualidade de vida.

52 comentários:

  1. gostei da informação, pois estou passando por isso no momento e não sabia como proceder, parabens valeu.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela informação...

    ResponderExcluir
  3. gostei das enformação que li pois tenho todos os sintomas de angina ja fui em alguns medicos mais todos me dizem não ser nada mais so eu sei o que sinto e sei que é serio pois a dor e forte e de um mes pra ca estou tendo dores mesmo sem esforço fisico mesmo estando de boa estou sentindo dores não consigo lavar calçadas muito memo esfregar tapetes pois canço muito rapido a respiração fica curta e tenho fortes dores no peito que durar no maximo de dois a trez minutos mais esses minutos são terriveis a dor é forte e me tira o ar ai depois que a dor vai embora fico mole bem cansada espero que algum medico possa me ajudar !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça o teste ergometrico...

      Excluir
    2. Nesse exato momento estou internada pela segunda vez
      Em quatro anos.
      Em 2012 fiz cateterismo e em seguida angioplastia estava com 90% induzida a orla
      Hj após um mês passando por hospitais tomando medicações para infiltração pulmonar,depois sendo diagnóstica com zika, prescrições de remédios que por ter insuficiência cardíaca e diabetes não poderia tomar retornei ao meu cardiologista.
      Bom agora sai ontem do exame de cateterismo 3 artérias entupida e agora aguardando outra angioplastia
      Muitos médicos descrevem quem está tendo uma crise de angina, como se fôssemos neuróticos tendo crises emocionais. Porque nós exames de eletrônica, enzimas cardíacas,ecocolordople aparecem com tudo normal..
      Descobri q tendo os sintomas de angina somente o cateterismo realmente é eficaz.

      Excluir
    3. A 4 dias sente uma pulsação na mão esquerda e mais uma vez com 5 minutos depois e em seguida a palma da minha mão ficou roça quase preta eu fiquei com uma fadiga na cabeça tinta com intalo na garganta e ânsia de vômito, pouco tempo depois vomitei,desde então está pulsão ainda da na minha mão e em seguida uma tontura ânsia de vômito e dor de barriga um calafrio enorme e a dor na cabeça um pouco de formigamento no rosto e dor do ombro esquerdo para as costas!



      Eu já fui ao médico já fiz um eletro e deu ECG anormal fiz outro e não deu nada!
      Quero muito saber oq isso pode ser.

      Excluir
  4. Gostaria muito de saber? fiz uma utrason das varizes-no diagnostico deu refluxo da veia safena femoral. O que é isso? e qual é a causa disso?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de saber? fiz uma utrason das varizes-no diagnostico deu refluxo da veia safena femoral. O que é isso? e qual é a causa disso?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de saber? fiz uma utrason das varizes-no diagnostico deu refluxo da veia safena femoral. O que é isso? e qual é a causa disso?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria muito de saber? fiz uma utrason das varizes-no diagnostico deu refluxo da veia safena femoral. O que é isso? e qual é a causa disso?

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito de saber? fiz uma utrason das varizes-no diagnostico deu refluxo da veia safena femoral. O que é isso? e qual é a causa disso?

    ResponderExcluir
  9. olha gente to cansada destya historia os medicos nao sabem de nada tenho dores no braço e muito pequeno no peito mas eles dizem que nao e nada .pois so depois que vem o infarto que eles tentam fazer alguma coisa dai e tarde demais bom e so se apegar a deus nao confio em nenhu,m medici ta dificil mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os médicos se baseiam nos exames, mas nem todos somos iguais, os sintomas variam de pessoa para pessoa. Uma coisa que percebi, é que se vc insistir e pedir com firmeza mais exames, eles acabam fazendo, mesmo achando desnecessario.

      Excluir
  10. Achei muito clara as explicações , pois é muito difícil , principalmente para quem depende da saúde publica , encontrar um medico que tenha paciência de responder as nossas duvidas , as vezes que precisei de atendimento em pronto socorro , quase me mataram , pois a gente chega com a pressão muito alta e eles querem abaixar de uma vez , estou sentindo os sintomas de angina , tomo captopril e as , alguns médicos diagnosticaram como ansiedade . Tenho duvidas do diagnostico .

    ResponderExcluir
  11. E gente tava passando po isso enquanto eu nao fiço um caterismo nao descobriram as veias entupida...tem que ser tudo pago que o sus nao fazem esses exame.

    ResponderExcluir
  12. FIZ UM DOPPLER DA DA ARTERIA CAROTIDA E VERTEBRAIS , E O RESULTADO FOI OCLUSÃO TOTAL DA ARTERIA CAROTIDA INTERNA DIREITA , SO QUE TENHO SENTIDO DORES NO PESCOÇO DO LADO DIREITO DOR DE ESTOMAGO E NO PEITO QUERO SABER SE ISTO É NORMAL ?

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito das informações. Sou revascularizada (duas safenas e uma mamária), tenho síndrome do pânico e isso agrava um pouco mais. Quando sinto qualquer incomodo na região do lado esquerdo peitoral já fico grilada e me apavoro. A pressão aumenta os batimentos cardíacos também daí vem as extra sistoles e ai vai... fui parar no pronto socorro várias vezes com esses sintomas, já fiz até cateterismo pois, os médicos ficam inseguros em me mandar pra casa pois tenho um histórico preocupante (3 irmãs e um irmão enfartaram e morreram) então me assusta qualquer sintoma referente a ataque cardíaco. Sofro muito com isso, agora vou procurar um psiquiatra pois meus exames mostram tudo normal.

    ResponderExcluir
  14. olá,tenho sintomas assim sinto um desconforto peito e em vez enquanto da uma pontada também,e no ombro até respirando as vezes dói, sou hipertensa fiz ecocardiograma tem uns 7 meses e 2 meses fiz eletrocardiograma e ñ deu nada a pressão quando medir sempre tha normal e os batimento também, faço regularmente atividade física e ñ sinto nada pois fui ao médico ele disse que estava tudo normal i eu pergunto será que isso tem ave q estou com refluxo to tomando medicamento para combater mais eu quero saber se isso é normal?

    ResponderExcluir
  15. olá,tenho sintomas assim sinto um desconforto peito e em vez enquanto da uma pontada também,e no ombro até respirando as vezes dói, sou hipertensa fiz ecocardiograma tem uns 7 meses e 2 meses fiz eletrocardiograma e ñ deu nada a pressão quando medir sempre tha normal e os batimento também, faço regularmente atividade física e ñ sinto nada pois fui ao médico ele disse que estava tudo normal i eu pergunto será que isso tem ave q estou com refluxo to tomando medicamento para combater mais eu quero saber se isso é normal?

    ResponderExcluir
  16. Ola gostaria de saber meu pai esta com a coronariana entupida ele realizou o catecismo e foi indentificador que o coraçao esta fraco para a colocaçao do stents isso e uma condição temporária ou depois ele pode colocar o stens

    ResponderExcluir
  17. Fabio, é possivel que mas é necessário falar com o medico dele, pois ele tem em mãos os resultados de exames e as condições visiveis do teu pai, e para cada pessoa é diferente.

    Que dê tudo certo!

    ResponderExcluir
  18. Olá boa noite sinto também um grande incómodo no lado esquerdo do peito e as vezes no meio fico tonto e fraco quando me da e geralmente dor de cabeça tenho 28 anos fui ao cardiologista fiz eco, holter, ergométrico, elétro e os exames deram todos normais fiz exames de sangue também deram todos normais o medico disse q eu estaria com transtorno de ansiedade tomei uma caixa de alprazolam e nada NAO melhorei nada continuo do mesmo jeito acontece mas anoite vc acha que devo fazer um cateterismo ou sou muito novo para ter arterias entupidas. tenho muito medo de sofrer um enfarto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz to nessa barca sua... To com o cu na mao...

      Excluir
    2. Ola robson... isso pode ser sindromedopanico eu tenho isso tambem eu sou muito ansioso... tem vez que da crise em mim ate parece que eu to tendo um infarto... e muito ruim isso... eu tenho 22 anos...

      Excluir
    3. Ola robson... isso pode ser sindromedopanico eu tenho isso tambem eu sou muito ansioso... tem vez que da crise em mim ate parece que eu to tendo um infarto... e muito ruim isso... eu tenho 22 anos...

      Excluir
    4. Oi Robson, se os exames cardiologicos deram negativos, voce tem aí uma contração involuntária da musculatura torácica, se vc tomar um relaxante muscular quando a dor começa, podes ter alívio. se nao melhorar, é bom ir para emergencia, mas veja também, se vc tem fibromialgia.Na fibromialgia, espasmos musculares no peito pode ocorrer, levando a dor no peito.

      Excluir
  19. Acabei de sair, do hospital, quase aos prantos eu estava com muita sudorese, ansiedade, palpitaçao,tontura e um excelente medico me diagnostico apos o eletro má circulaçao no coraçao... Me medicou mando eu suspender o fumo bebida alcolica e má alimentaçao. Estou desesperado... Nao sei o qie fazer

    ResponderExcluir
  20. Acabei de sair, do hospital, quase aos prantos eu estava com muita sudorese, ansiedade, palpitaçao,tontura e um excelente medico me diagnostico apos o eletro má circulaçao no coraçao... Me medicou mando eu suspender o fumo bebida alcolica e má alimentaçao. Estou desesperado... Nao sei o qie fazer

    ResponderExcluir
  21. Tive um enfarte a oito meses,e fiz cateterismo descobriram doença de três vasos,já fiz mais dois cateterismos para desobstruir as artérias,as minhas artérias obstruem como muita facilidade.

    ResponderExcluir
  22. Tive um enfarte a oito meses,e fiz cateterismo descobriram doença de três vasos,já fiz mais dois cateterismos para desobstruir as artérias,as minhas artérias obstruem como muita facilidade.

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Minha mãe fez uma angioplastia a 1 ano e desde então sente dores fortíssimas no peito que corre ao braço falta de ar excessiva resposta ao mínimo esforço que for.
    Já fizemos todos os exames necessários ecocardiograma,exames de sangue, urina 24hs, us pulmão, eletrocardiografia, exame de esforço e nada consta tudo normal o médico cardiologista dela disse que não ira mais pedir nenhum exame pois tem convicta certeza de que o problema dela é psicológico coisa que achamos algo extremamente controverso pois minha mãe é uma professora que ama sua profissão e não vê a hora de voltar a trabalhar ela tenta se esforçar mas nos que estamos juntos com ela vemos que realmente ela não consegue e que a dor é real e não psicológica.
    Há momentos que ela chega a chorar de tanta dor fica pálida e tudo mais
    Gostaria de saber oque fazer nesse caso pois já estamos nesse sofrimento a 1 ano e não sabemos mais oque fazer já passamos pelo médico do SUS eles só pedem exames simples e nada consta já pagamos médico particular e eles alegam que não há mais oq ser feito não sabemos mais ao que recorrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua mãe pode esta sofrendo de Fibromialgia e uma doença psicológica muitas gente não conheci essa doença tem que fazer tratamento

      Excluir
    2. Correção dores psicológica minha professora tem pesquisa no Google

      Excluir
  24. Obrigado pelas informações, estou nessa situação para uma cirurgia, pelo que percebi vai ser uma angioplastia. Tenho 73 anos com 70 por cento lesionada.

    ResponderExcluir
  25. Fiz um exame de ecocardiograma e cintilografia que indicaram que tinha uma artéria 100% obstruída ( causando infarto). Porém no cataterismo indicou 40% , existe a possibilidade disso acontecer:?

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é Wellington tenho 15 anos e todas as vezes que eu como algo ou corro faço esforço sinto dores no lado esquerdo do peito pq?

    ResponderExcluir
  27. Olá meu esposo já tá a quase um ano c fortes dores,no peito,ombro,costas anciãs,falta de ar.
    Já pagamos tres cardiologista e nenhum deles acham nada,todo tipo de exame ele tem feito e a dor persiste
    Me ajude como podemos saber se é veia entupida,temos 2 filhos pq me ajudem por favor se alguém poder

    ResponderExcluir
  28. Eu tive todas essas dores a cinco dias atrás , tive angina saiu do 24 horas sem a dor forte no peito mas ainda estou muito cansada não sei mais o q fazer , pois não tenho condições financeiras e tenho q esperar pelo SUS , a dr. Pediu um ecocardiograma e um eletrocardiograma , sabe Deus quando iram me chamar .

    ResponderExcluir
  29. sinto muita dor fima no peito o que pode ser

    ResponderExcluir
  30. Comecei a sentir umas pontadas proximo ao calcanhar na lateral do meu pe, quando isso acontece gera um arrepio por todo corpo, poder ser sinal de arteria entupida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser inicio de trombose, minha mãe sentiu essa dor e quando foi ao medico fez uma ultrasom com Doople Tava com 3 veias rompidas na perna

      Excluir
  31. gente façam um tratamento com limão puro sem agua ele limpa tudinho as veias que estão congestionadas mas faça o tratamento correto são 15 dias a fiu comece com 1 limão no segundo dia esprema dois limões no terceiro dia 4 e conforme os dias serão o tanto de limões usado no decimo quinto dia 15 limões dai espete 3 dias e repita o processo novamente so que agora vai ser de forma retrogado vc recomeça com 15 limões depois 14, 13, 12, 11, 10 ate chegar em um novamente dai vc estara com as arterias limpinhas novqmente dai é só se cuidar comer menos gorduras e evitar frituras faça teste e voces sentir a diferença tai a dica Ass: Andre Marchesini

    ResponderExcluir
  32. gente façam um tratamento com limão puro sem agua ele limpa tudinho as veias que estão congestionadas mas faça o tratamento correto são 15 dias a fiu comece com 1 limão no segundo dia esprema dois limões no terceiro dia 4 e conforme os dias serão o tanto de limões usado no decimo quinto dia 15 limões dai espete 3 dias e repita o processo novamente so que agora vai ser de forma retrogado vc recomeça com 15 limões depois 14, 13, 12, 11, 10 ate chegar em um novamente dai vc estara com as arterias limpinhas novqmente dai é só se cuidar comer menos gorduras e evitar frituras faça teste e voces sentir a diferença tai a dica Ass: Andre Marchesini

    ResponderExcluir
  33. gente façam um tratamento com limão puro sem agua ele limpa tudinho as veias que estão congestionadas mas faça o tratamento correto são 15 dias a fiu comece com 1 limão no segundo dia esprema dois limões no terceiro dia 4 e conforme os dias serão o tanto de limões usado no decimo quinto dia 15 limões dai espete 3 dias e repita o processo novamente so que agora vai ser de forma retrogado vc recomeça com 15 limões depois 14, 13, 12, 11, 10 ate chegar em um novamente dai vc estara com as arterias limpinhas novqmente dai é só se cuidar comer menos gorduras e evitar frituras faça teste e voces sentir a diferença tai a dica Ass: Andre Marchesini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso e serio? to querendo fazer mas to com medo porque o limão afina o sangue cara

      Excluir
  34. Então minha história e longa tivi um susto de medo depois disso nao fui mas a Mesma pessoas cismei que meu coração iria para fui pro hospital durante uma semana fiz 3 hemogramas completos do sangue fiz enzima e nada fiz raio x do torax 4 eletrocardiograma 1 ecocardiograma consultas com cardiologista onde mim avalior e nada costa nos exame conclusão o último clinico que mim atendeu disse que tudo que eu estava sentindo era tudo da minha mente que eu estava com síndrome do panico so que agora eu estou sentindo visgadas pelo corpo chega arde isso e normal? Ou pode ser tensão muscular ?

    ResponderExcluir

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.