Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

COLUNA CERVICAL PODE AFETAR A LABIRINTITI.

Este é uma estrutura encontrada na parte interna de cada um dos ouvidos, formada por dois componentes: a cóclea, que está relacionada com a audição e o vestíbulo, responsável
1 - Como se desenvolve a labirintite?
Antes de falarmos sobre como ela se manifesta é importante definir que labirintite é um termo popular, utilizado por leigos, para designar qualquer tipo de tontura e/ou zumbido, bem como algumas alterações de audição. Na verdade, o termo ideal seria labirintopatia, que significa doença do labirinto. Este é uma estrutura encontrada na parte interna de cada um dos ouvidos, formada por dois componentes: a cóclea, que está relacionada com a audição e o vestíbulo, responsável pelo equilíbrio corporal.
Em alguns casos surgem sintomas de tontura em suas diversas formas, principalmente do tipo rotatória, uma falsa sensação de estarmos rodando, caindo, flutuando, podendo ou não vir associados com zumbido e baixa de audição. Isso é o resultado de informações erradas recebidas pelo nosso cérebro, provenientes do labirinto doente.
2 - Quais os fatores que mais contribuem para o surgimento da doença?
Dentre os mais comuns, podemos citar doenças pré-existentes, tais como hipertensão e diabetes, entre outras. A utilização de drogas ototóxicas, que podem afetar o sistema coclear ou o sistema vestibular ou ambos, também podem causar alterações das funções auditivas, como é o caso de alguns antibióticos e antiinflamatórios. Modificações no metabolismo orgânico (colesterol, triglicérides), doenças próprias do ouvido (otites),
problemas na coluna cervical, estresse, alimentação inadequada, abuso de cafeínas, refrigerantes, doces e ingestão de bebidas alcoólicas são ainda causas que podem levar ao surgimento da labirintopatia.
3 - Quem é mais propenso a ter o problema?
Mulheres e pacientes acima de 60 anos.
4 - Uma vez feito o diagnóstico, como se dá o tratamento?
Inicialmente controlamos os sintomas, principalmente a tontura e outros associados como náuseas e vômitos. Em seguida partimos para o tratamento da causa, pesquisada através de exames clínicos e laboratoriais, associado ao afastamento de agentes deletérios ao labirinto. Nesse momento é fundamental uma orientação alimentar e o estímulo para a prática de atividade física, quando possível. Tudo visando uma melhoria na qualidade de vida do paciente. Também podemos utilizar a reabilitação labiríntica, o tratamento fisioterápico da tontura, que atualmente muito tem contribuído muito.
5 - Quais as limitações ou restrições para quem sofre de labirintite?
Vai depender muito da causa. Se for diagnosticado que a labirintite está associada a doença de coluna cervical, indica-se evitar determinadas posturas, se por estresse, melhorar a qualidade de vida e assim por diante.

5 comentários:

  1. OBRIGADO MUITO UTEIS AS INFORMAÇÕES..

    ResponderExcluir
  2. prezados,
    Bos tarde!

    Tenho protusão cervical na C5/6/7 há alguns anos, e tenho algumas queixas labirintopáticas, como tontura, pressão nos ouvidos, irritabilidade, dificuldades de concentração e mal estar geral.

    Gostaria de saber se existe uma relação direta, ou posso ter outros tipos de problema que causem o que estou sentindo.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Tô com tonturas e vertigem já vai fazer dois meses.ja tomei remédio pra labirintite e não adianta. Tenho problema de ansiedade é exrresse.o que eu faço

    ResponderExcluir

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.