O mais certo é chegar ao local do acidente e estar imensa gente chocada à volta da vítima. Saiba manter a calma e, se for o caso, ajude os seus acompanhantes.
2- Local do acidente
Depois de seguir o ponto número 1, afaste as pessoas. Muita gente em cima do acontecimento pode provocar mais agitação e maior desconforto para a vítima.
3- Serviço de emergência
Antes de prestar os primeiros socorros, telefone para o serviço de emergência. Descreva a situação, pergunte quanto tempo demoram a chegar ao local e diga-lhes que tem conhecimentos básicos para prestar um pré-socorro.
4- Vítima
Deixe o paciente calmo e aquecido com roupas quentes. É possível que este esteja
5- Observe os sinais
Se o peito da vítima não se mexer ou se os lábios, face, língua e unhas ficarem azulados, certamente houve paragem respiratória.
6- Preste primeiros socorros
No caso de ter havido um acidente de carro e a vítima ainda permanecer dentro da viatura, retire-a com muito cuidado. Deve agarrá-la pelas costas, para o seu peito servir de apoio ao deitá-la. Coloque-a de costas no chão com a ajuda de mais uma ou duas pessoas, evitando lesar a medula, caso a vértebra esteja partida. Verifique se há alguma coisa na boca da vítima que impeça a respiração.
7- Respiração
Após o paciente estar deitado no chão, incline a cabeça do mesmo para cima. Aproxime o seu ouvido do nariz, para perceber se está a respirar. Inicie o processo de respiração boca-a-boca. Sobre o peito, coloque uma mão sobre a outra e procure a extremidade inferior do osso vertical que está no centro do peito. Faça pressão sobre o mesmo em curtos intervalos de tempo. Em seguida, coloque a boca sobre a boca do paciente, tapando o nariz e sopre o seu ar para o pulmão da vítima. Repita este procedimento até o paciente recuperar a consciência.
8- Ajuda médica
Assim que a ajuda médica chegar, relate todo o procedimento e cuidados que teve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
esterfeliz12@yahoo.com.br