Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

A Odontologia e o desafio atual frente às dores da boca e da face.

por: - Prof. Dr. José Tadeu Tesseroli de Siqueira*
As dores da boca e da face são conhecidas atualmente pela denominação genérica de dores orofaciais. Essa região do corpo humano nem sempre reflete para a população em geral, e também para muitos profissionais da área da saúde, a complexidade de algumas doenças e dores que alberga ou que nela se manifestam. É motivo de reflexão o fato de que muitos pacientes relatam dores consideradas banais ou corriqueiras em suas bocas, mas que se tornaram crônicas; e que afetam suas vidas de forma incompreensível para eles mesmos, seus familiares e até para os profissionais da área da saúde.
Dois desafios sobre dor nos esperam neste avançado estágio de conhecimento e tecnologia. Comecemos pela dor de dente, provável motivo da existência da profissão de cirurgião-dentista. A dor de dente em uma pessoa saudável pode ter implicações completamente diferentes daquela que acomete um hemofílico ou um doente com doenças sistêmicas graves. Complica-se o panorama quando deixa seqüelas, o que aumenta o nível de complexidade dos pacientes acometidos, incluindo necessidades médicas, internações hospitalares e equipes multiprofissionais especializadas.
Muitos profissionais da área de saúde desconhecem a variabilidade de dores que acometem a boca e a face. Nem sequer conhecem o impacto, psicológico e social, na vida dos doentes: dor de dente, neuralgia do trigêmeo, ardência bucal, dores faciais atípicas e as dores de cabeça provenientes dos músculos da mastigação ou da articulação da mandíbula (disfunção da ATM). O câncer bucal causa dores fortes e  pode ser causado pela cárie dentária; pode ser a manifestação atípica de uma enxaqueca, uma dor cardíaca, um tumor ou expressão de um quadro psiquiátrico importante. A dor na boca pode ser provocada pela leucemia, com intensidade leve ou excruciante; pode ser localizada em um dente ou espalhar-se pela cabeça, pescoço, tórax e corpo. Mulheres na menopausa queixam-se de terrível ardência bucal e são desacreditadas por seus maridos, filhos e, muitas vezes, por seus médicos ou cirurgiões-dentistas.
Diante disso, com toda a excepcional e importante tecnologia a nosso dispor, temos ainda dois grandes desafios na área de dor: entender essas dores desconhecidas e resolver as velhas e já conhecidas dores da boca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.