Diagnóstico
Existem várias e diferentes causas para a radiculopatia. O diagnóstico correto da causa de seus sintomas inicia com um exame físico completo do pescoço, braços e extremidades inferiores. Seu médico examinará seu pescoço quanto à flexibilidade, à abrangência do movimento e à presença de certos sinais que sugerem que uma raiz de um determinado nervo está sendo afetada. Isto, muitas vezes, requer seja testada a força de seus músculos e checados seus reflexos para certificar-se de que ainda estão trabalhando normalmente. Você será solicitado, muitas vezes, a preencher um questionário que pergunta onde estão ocorrendo seus sintomas de dor, dormência, formigamento e fraqueza.
Um conjunto de raios-X será normalmente solicitado quando um paciente com dor na nuca vai consultar um médico. Uma RM ou TC também pode fazer parte da avaliação para as causas da radiculopatia. Uma RM é muito útil para determinar onde as raízes dos nervos estão sendo comprimidas, porque esse tipo de exame foi desenvolvido para mostrar as estruturas dos tecidos macios, como nervos e discos. Uma TC é muitas vezes usada para avaliar a anatomia óssea da coluna cervical, que pode mostrar quanto espaço ainda existe disponível para as raízes dos nervos e para a medula espinhal dentro do canal espinhal. As raízes dos nervos saem do canal espinhal através de um túnel ósseo denominado neuroforâmem, e é nesse ponto que as raízes dos nervos estão especialmente vulneráveis à compressão.
Em muitas instâncias, uma TC ou um RM não são solicitados antes de se haver tomado a decisão de fazer uma cirurgia. Procede-se assim porque estudos científicos mostram que muitas pessoas tidas como portadoras de colunas "normais", quando submetidas a uma RM, revelam uma coluna com hérnias de disco cervicais, que podem ser responsáveis pela compressão da raiz dos nervos, embora não apresentem nenhum sintoma de dor na nuca. Por conseguinte, uma RM, normalmente, só é solicitada quando o diagnóstico não está claro ou depois que se torna claro que o paciente não terá melhoras se não se submeter a uma cirurgia. Nessa hipótese, o cirurgião recorre a uma RM para determinar que tipo de cirurgia é a mais indicada para aliviar os sintomas do paciente.
Seu médico será capaz de analisar com você o significado de seu diagnóstico em termos de opções de tratamento. Para a maioria das pessoas que não tem certeza de que a compressão exercida sobre a raiz dos nervos está relacionada com a fraqueza nos músculos, a terapia começa por drogas não-esteróides, antiinflamatório e fisioterapia. Um colar cervical leve é, muitas vezes, prescrito para que a nuca tenha uma chance de repouso.
Cirurgia para radiculopatia é indicada como opção preventiva para pessoas que têm certeza de que a sua fraqueza muscular é causada pela compressão exercida sobre a raiz, sobre os nervos ou sobre a medula espinhal, porque a fraqueza muscular é um sinal definitivo de que os nervos estão sendo mais seriamente lesados do que quando só aparece o sintoma da dor. Em outras situações, a cirurgia só é indicada depois de a fisioterapia, o repouso e os medicamentos terem falhado na tentativa de aliviar adequadamente os sintomas de dor, dormência e fraqueza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
esterfeliz12@yahoo.com.br