“Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!
IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Translate

Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PORQUE O MEDICO PEDE RESSONANCIA DO PANCREAS, FIGADO, BACO.

   Cirrose hepática e problemas no fígado
Na cirrose hepática o tecido fibroso substitui o normal e saudável do fígado, bloqueando o fluxo sanguíneo através do órgão e o impedindo de trabalhar apropriadamente. A cirrose hepática é a décima-segunda causa de morte por doenças nos Estados Unidos, matando em torno de 26 mil pessoas por ano. Os custos da cirrose são altos em termos de sofrimento humano, despesas hospitalares e perda de produtividade.
Importância do fígado
O fígado, maior órgão do corpo, é essencial para manter o organismo funcionando apropriadamente. Ele remove ou neutraliza venenos do sangue, produz agentes imunológicos para controlar infecções, e remove germes e bactérias no sangue. O fígado fabrica proteínas que regulam a coagulação sanguínea, e produz bile para ajudar a absorver gorduras e vitaminas liposolúveis. Não é possível viver sem o rim funcionando.
Causas da cirrose hepática 
A cirrose hepática tem várias causas, sendo que as principais são alcoolismo crônico e hepatite C.
Problemas no fígado decorrentes do álcool.
Para muitas pessoas a cirrose hepática é sinônimo de alcoolismo crônico, porém ele é apenas uma das causas. A cirrose hepática devido ao alcoolismo geralmente desenvolve-se depois de mais de uma década de muito consumo de bebidas. A quantidade de álcool que pode lesionar o fígado varia bastante de pessoa para pessoa. Nas mulheres somente três drinks por dia poderiam ocasionar cirrose, já em homens esse número costuma ser de três a quatro drinks. O álcool parece causar problemas no fígado ao bloquear o metabolismo normal de proteínas, gorduras e carboidratos.
Hepatite C crônica.
O vírus da hepatite C é, juntamente com o álcool, a maior causa de problemas crônicos no fígado e cirrose hepática no ocidente. A infecção pelo vírus causa inflamação e danos ao fígado, que ao longo de décadas pode ocasionar em cirrose hepática.
Hepatite B e D cônica.
O vírus da hepatite B é provavelmente a maior causa de cirrose hepática no mundo, porém é menos comum no ocidente. A hepatite B, assim como a C, causa inflamação no fígado e lesão ao longo de várias década que podem ocasionar a cirrose hepática. Hepatite D é outro vírus que infecta o fígado, porém somente em pessoas que já tiveram hepatite B.
Hepatite auto-imune.
Essa doença parece ser causada pelo ataque do sistema imunológico ao fígado e resulta em inflamação, danos e eventualmente fibrose e cirrose.
Doenças hereditárias.
Algumas doenças hereditárias podem interferir na forma pela qual o fígado produz, processa e armazena enzimas, proteínas, metais e outras substância que o organismo precisa para funcionar apropriadamente.
Esteatohepatite não alcoólica.
Na esteatohepatite não alcoólica gordura acumula-se no fígado e eventualmente causa cirrose. Esse tipo de hepatite parece estar associada com diabetes, falta de proteínas, obesidade, doença na artéria coronária, e tratamento com medicamentos corticosteróides.
Dutos biliares bloqueados.
Quando os dutos biliares que levam a bile para fora do fígado são bloqueados, ela retorna e danifica o tecido do fígado.
Medicamentos, toxinas e infecções.
Reações severas a medicamentos, exposição prolongada a toxinas do ambiente, infecção parasítica esquistossomíase, e ataques repetidos de insuficiência cardíaca e congestão do fígado também podem ocasionar cirrose.
Sintomas da cirrose hepática
Muitas pessoas com cirrose não apresentam nenhum sintoma nos estágios iniciais. Entretanto, à medida que o tecido fibroso substitui as células saudáveis, as funções do fígado começam a falhar e a pessoa experimenta os seguintes sintomas:
* Exaustão.
* Fadiga.
* Perda de apetite.
* Náusea.
* Fraqueza.
* Perda de peso.
* Dor abdominal.
* Vasos sanguíneos em forma de aranha que se desenvolvem na pele.
À medida que a doença progride complicações podem aparecer, mas os sintomas descritos acima devem ser os primeiros sinais.
Complicações da cirrose hepática
A perda das funções do fígado afeta o corpo de varias formas. A seguir os problemas e complicações mais comuns decorrentes da cirrose hepática.
Edema e ascite.
Quando o fígado perde a capacidade de produzir albumina, água se acumula nas pernas (edema) e abdômen (ascite).
Sangramento.
Quando o fígado diminui ou interrompe a produção de proteínas necessárias à coagulação, a pessoa sangrará facilmente. As palmas da mão podem ficar vermelhas.
Icterícia.
A icterícia é o amarelamento da pele e olhos que ocorrer quando o fígado doente não absorve bilirrubina suficiente.
Coceira.
Os produtos da bile acumulados na pele podem causar coceira intensa.
Cálculos biliares.
Se a cirrose hepática impedir a bile de alcançar a vesícula biliar, cálculos biliares podem se desenvolver
Toxinas no sangue ou cérebro.
Um fígado danificado não pode remover as toxinas da corrente sanguínea e elas se acumulam no sangue e eventualmente no cérebro onde podem interferir no funcionamento mental e até levar à morte.
Sensibilidade à medicação.
A cirrose hepática diminui a capacidade de filtrar os medicamentos no sangue. Já que o fígado não consegue remover os medicamentos no sangue na taxa normal, eles agem por mais tempo do que o comum e acumulam-se no organismo. Isso faz a pessoa a ter mais sensibilidade aos remédios e seus efeitos colaterais.
Hipertensão portal.
Geralmente o sangue do intestino e baço é levado ao fígado através da veia portal. Porém, a cirrose hepática diminui o fluxo normal através dessa veia, o que eleva a pressão dentro dela.
Varizes.
Quando o fluxo sanguíneo através da veia portal diminui, sangue do intestino e baço volta aos vasos sanguíneos do estômago e esôfago. Esses vasos sanguíneos podem ser alargados por isso, tornado-se varizes, as quais têm parede fina, pressão mais elevada e maior probabilidade de romper. Se houver rompimento, o resultado pode ser sangramento sério no estômago superior ou esôfago.
Resistência à insulina e diabetes tipo 2.
A cirrose hepática causa resistência à insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que propicia o uso da glicose no sangue como energia pelas células. Se a pessoa tem resistência à insulina, a gordura corporal e células do fígado não usam insulina apropriadamente. Então, o pâncreas tenta compensar produzindo mais insulina. Eventualmente o pâncreas não consegue mais produzir as necessidades do organismo de insulina, então a pessoa desenvolve diabetes tipo 2 e o excesso de glicose acumula-se na corrente sanguínea.
Câncer de fígado.
Hepatocellular carcinoma é um tipo de câncer de fígado comumente causado pela cirrose hepática. Ele tem uma alta taxa de mortalidade.
Problemas em outros órgãos.
A cirrose hepática ocasionar problemas no sistema imunológico que levam a infecções. O fluido no abdômen (ascite) pode ficar infectado com bactérias normalmente presentes nos intestinos. Cirrose hepática também pode ocasionar disfunção erétil, insuficiência renal e osteoporose. 
Diagnóstico da cirrose hepática
O médico pode diagnosticar a cirrose hepática baseado nos sintomas, testes laboratoriais, histórico médico e exame físico. Os testes laboratoriais podem incluir tomografia computadorizada, ultrasom, ressonância magnética ou rastreamento do fígado por radioisótopo. O médico também pode examinar o fígado usando um laparoscópio, que é inserido no órgão através do abdômen. Biópsia do fígado pode confirmar o diagnóstico.
Tratamento da cirrose hepática
Os danos ao fígado decorrentes da cirrose hepática não são reversíveis, porém tratamento pode parar sua progressão e reduzir as complicações. O tratamento depende da causa da cirrose e das complicações que a pessoa está sofrendo. Por exemplo, cirrose causada pelo abuso do álcool pode ser tratada com abstinência da bebida. O tratamento para a cirrose relacionada à hepatite envolve medicamentos usados para tratar os diferentes tipos de hepatites. O tratamento também inclui remédios para as complicações relacionadas à cirrose hepática. Por exemplo, em caso de ascite e edema o médico pode receitar dieta com pouco sódio ou diuréticos. Para hipertensão portal o médico pode prescrever medicamentos para a pressão, como beta-bloqueadores. Quando as complicações não podem ser controladas, ou se o fígado ficar tão danificado que pare de funcionar, o transplante será necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo,com.br

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

EMTr.

Estimulação Magnética

Transcraniana repetitiva(EMTr.

http://www.emtr.com.br


Campanha Nacional de Doação de Órgãos.

Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br e saiba mais. Divulgação: entre em contato comcomunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

free counters
CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Frases célebres.

Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço. (Dave Weinbaum)

Não há melhor negócio que a vida. A gente a obtém em troca de nada. (Provérbio judaico)

Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar. (Francis Bacon)

Uma mentira pode dar a volta ao mundo... enquanto a verdade ainda calça seus sapatos. (Mark Twain)

Nunca se ache demais, pois tudo o que é demais sobra, tudo o que sobra é resto e tudo o que é resto vai para o lixo. (Anônimo)

Nunca se explique. Seus amigos não precisam, e seus inimigos não vão acreditar. (Anônimo)

A televisão é maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana. (A. Torelly -Barão de Itararé)

A imaginação é mais importante que o conhecimento.(A. Einstein)

Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos. (Erasmo de Rotterdam)

O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por aquelas que permitem a maldade. (Albert Einstein)

Depois da derrota, o pior resultado é o empate.(Galvão Bueno)

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.(Luiz Fernando Veríssimo)

Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio. (Provérbio indiano)

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência. (Henry Ford)

Se alguém está tão cansado que não possa te dar um sorriso, deixa-lhe o teu. (Provérbio Chinês)

Amizade é como dinheiro: mais fácil de conseguir do que de manter. (Samuel Butler)

Não chame de honesto um homem que nunca teve a oportunidade de roubar. (Ditado judaico)

Visite os amigos com frequência. O mato cresce depressa em caminhos pouco percorridos.(Provérbio Escandinavo)

Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma. (George Bernard Shaw)

Há pessoas tão chatas que nos fazem perder um dia inteiro em cinco minutos. (Jules Renard)

Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher? (Bertrand Russel)

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. (Sócrates)

Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la. (Carlos Drummond de Andrade)

Se você se sente só é porque construiu muros em vez de pontes. (autor anônimo)

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros. (autor desconhecido)


Aprendi silêncio com os falantes, tolerância com os intolerantes, e gentileza com os rudes; ainda, estranho, sou ingrato a esses professores... (Kalil Gibran)

A felicidade é um hóspede discreto, do qual só se constata que ele existe quando está de partida.(autor anônimo)

Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é. (John Wooden)

Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias. (Harry Benjamin)

Não é digno de saborear o mel, aquele que se afasta da colméia com medo das picadas das abelhas (W. Shakespeare)

Se uma pessoa te enganar ela merece uma surra, se esta mesma pessoa voltar a te enganar quem merece a surra és tu. (provérbio chinês)


É muito mais fácil reconhecer o erro do que encontrar a verdade. O erro está na superfície e, por isso, é fácil erradicá-lo. A verdade repousa no fundo e não é qualquer um que consegue chegar até ela.(Goethe)

A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota diz o que vai fazer. (Barão de Itararé)

Amizade é como café, uma vez frio nunca volta o sabor original, mesmo aquecido. (Kant)

Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons. (Cícero)

Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que já possuímos. (provérbio chinês)

Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. (Guimarães Rosa)

Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.

Tenha cuidado ao emprestar dinheiro a amigos. Você pode perder as duas coisas. (S. Brown)

Quem não se ocupa, se preocupa. (Otto Lara Resende)

A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar. (John L. Beckley)

Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência. (Albert Einstein)

A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio. (Martin Luther King)

Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia. (Provérbio árabe)

Felicidade é igual a uma borboleta: quanto mais você corre atrás, mais ela foge... Daí um dia você se distrai e ela pousa em seu ombro!

O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas. (Oscar Wilde)

Postagens populares

Loading...
Loading...