Tiques nos olhos, piscar nos olhos, olhos piscando demasiadamente, tremor nos olhos são queixas frequentes nas pessoas. Muitos mitos circundam estes sintomas, muita culpa se coloca no estresse (stress), ansiedade, preocupação, depressão, realmente eles podem interferir nestas queixas, mas existem diversos diagnósticos distintos.
Tiques nos olhos, piscar os olhos excessivamente pode ser do quadra da síndrome de Tourette.
A síndrome de Tourette é uma doença neurológica que cursa com tiques motores e fônicos além de alterações comportamentais como coprolalia, compulsões, e outros.
Existem vários tipos de tiques motores, simples ou múltiplos. Há uma variação periódica no número, na freqüência, no tipo e localização dos tiques; também a intensidade dos sintomas tem um caráter flutuante. Os sintomas podem chegar até a desaparecer por semanas ou alguns meses. O início ocorre geralmente antes dos 18 anos de idade
Os tiques são vivenciados como algo irresistível (como por exemplo a necessidade de espirrar) e que precisa por fim se manifestar. Os tiques são piorados (porém não causados) por estresse e ansiedade e diminuem com o relaxamento ou com a concentração em uma tarefa prazeirosa.
Os tipos de tiques são motores ou vocais, simples ou complexos, os tiques simples são:
Motores – piscar os olhos, repuxar a cabeça, encolher ombros, fazer caretas, tensão abdominal ou de outras partes do corpo.
Vocais – pigarrear, grunhir, estalar a língua, fungar e outros ruídos.
Os tiques complexos são:
Motores – pular, tocar as pessoas ou coisas, cheirar e retorcer-se
Vocais - palavras ou frases fora do contexto; ecolalia (repetição de um som, palavra ou frase); coprolalia (dizer palavras de baixo calão, insultos, obscenidades).
PISCAR DE OLHOS DE UM LADO SÓ
O piscar excessivo de um lado só dos olhos pode ser uma doença chamada blefaroespasmo, ou também uma doença chamada espasmo hemifacial, que são doenças neurológicas que pertencem ao grupo dos distúrbios do movimento. O chamado Blefaroespasmo essencial benigno é uma distonia focal caracterizada por espasmos involuntários progressivos do músculo orbicular dos olhos e músculos da região superior da face (corrugador e procerus). As contrações forçadas e crônicas dos músculos perioculares tornam o paciente debilitado e levam a alterações funcionais e cosméticas das pálpebras. O tratamento inclui uma variedade de modalidades e medicações orais que apresentam eficácia limitada. Injeções de toxina botulínica tipo A, botox, têm apresentado bons resultados temporários, enquanto a cirurgia no músculo dos olhos (miectomia periocular) tem demonstrado bons resultados. em longo prazo.
MIOQUIMIA
A mioquimia representa tremores finos em um lado do olho, é um disparo rítmico e agrupado de potenciais motores, clinicamente pode ser difernciada em mioquimia facial, geralmente ocular, podendo ser raramente originada de esclerose múltipla, glioma, glioma do tronco cerebral, paralisia facial, sindrome de guillain barre, siringobulbia, comumente está relacionada a privação de sono, insonia.
PROCURE UM NEUROLOGISTA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
esterfeliz12@yahoo.com.br