Excessiva exposição solar
Embora tenhamos ouvido um milhão de vezes que a excessiva exposição solar acelera o envelhecimento da pele, nós precisamos de alguma radiação solar para poder produzir vitamina D. Contudo, o bronzeado é muito destrutivo para a pele, bem como para o sistema imune. O excesso de sol causa foto-envelhecimento, daí resultando:
Perda da elasticidade cutânea
Pele mais fina, e mais translúcida
Rugas
Pele seca, rugosa e com aspecto envelhecido
Destruição de capilares na face
Sardas, e manchas dispersas
De todas as forças destrutivas, pró-inflamatórias e pró-envelhecimento que eu tenho visto, nada se compara aos efeitos negativos do stress. O stress causa alterações hormonais, que rapidamente alteram a função das células e dos órgãos vitais. Não surpreende, que isto seja reflectido na aparência da sua pele. O stress causa a libertação de cortisol. Quando há grandes quantidades desta hormona em circulação por longos períodos isto torna-se extremamente tóxico. Quanto em grandes quantidades causa a morte de células cerebrais, destrói o sistema imune, a musculatura e causa que a pele fique fina e envelhecida, acelerando o aparecimento de rugas e o envelhecimento.
O fumo dos cigarros danifica e envelhece a pele. Quando inalado provoca a formação de triliões de radicais livres que despoletam uma resposta inflamatória que percorre todo o corpo, pele incluída. Para alem disso diminui o fluxo sanguíneo à pele e também um decréscimo acréscimo de oxigénio e de nutrientes vitais como a vitamina C. Fumar causa uma aparência acinzentada, pálida, sem vida e sem luminosidade, para além de promover uma pele seca e com rugas à volta da boca.
As pessoas geralmente pensam que o álcool é mau para a pele por ele ser desidratante. Assumem, incorrectamente, que aumentando a ingestão de água podem minimizar o problema. Infelizmente, o álcool cria inflamação sistémica, pele incluída, cujos resultados excedem e perduram muito para lá da desidratação. Os metabolitos do álcool (subprodutos da sua transformação) conhecidos como aldeídos são destrutivos por causarem dano às membranas celulares, bem como a outras partes da célula. O álcool faz com que as vénulas da pele aumentem de tamanho, permitindo um maior fluxo de sangue na superfície da pele. Isto causa uma tez avermelhada típica e aumento da temperatura local com desidratação e o consequente aparecimento de rugas e linhas finas. Pele com aspecto pardacento, descorada, caída e sem resistência é o resultado a longo termo. Um copo, ocasional, de bom vinho tinto pode trazer benefícios para a saúde, mas a moderação é a chave do sucesso.
Uma boa noite de sono assugura que acorda fresca, com uma aparencia radiosa e jovem. Um sono adequado é importante para evitar os papos à volta dos olhos e para proporcionar uma pele vibrante. Durante a noite, desde que haja um sono profundo e em quantidade, predominam as hormonas rejuvenescedoras estando praticamente ausente o cortisol. Para alem da hormona do crescimento é libertada a melatonina que tem um efeito positive na imunidade e na pele. Também é durante o sono que os tecidos se regeneram.
Falta de Exercício
Há muitos estudos a provar que o exercicio pode ajudar a emagrecer e a retarder o envelhecimento. O exercício também proporciona uma pele bela e radiosa. O exercício aumenta a espessura da pele e o conteúdo em colagénio.
Este
As gorduras saudáveis, especialmente os omega-3 e o azeite têm podrosos efeitos anti-inflamatórios aumentando a hidratação da pele, a sua textura, a sua flexibilidade e macieza. Aposte em peixes como o salmão selvagem, a sardinha e outros peixes de água fria; avocados, frutos secos, sementes e azeite extra-virgem são escolha acertada.
Lembre-se que a maior parte do nosso corpo é formada por água – do restante 72% é proteína. Sem ela as células não funcionam e a desintoxicação torna-se impossível. Um corpo desidratado promove o envelhecimento precoce e a inflamação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
esterfeliz12@yahoo.com.br