A luta da dona de casa Silvana Linhares Silva Santos e do metalúrgico José Carlos dos Santos, de ver o filho Thiago Henrique Linhares Santos, 10 anos, com os movimentos do corpo totalmente recuperados está apenas começando. Porém, após quatro aplicações de célula-tronco de derivados de sangue do cordão umbilical nas pernas, o garoto já apresenta sinais de recuperação.
Morador do bairro Ideal, o ipatinguense Thiago convive com uma doença degenerativa rara, a Distrofia Muscular de Duchenne, como é chamada, ocasionada pela perda progressiva da força muscular. O problema de Thiago é provocado por uma mutação genética e acomete cerca de um em cada três mil meninos.
Acompanhado do pai e da mãe, Thiago faz tratamento no Hospital Universitário, por meio da Beike Biotecnologia, na província de Guangdong, na China. As injeções de célula-tronco começaram a ser aplicadas no último dia 25 de outubro, conforme Silvana Santos. A previsão é que o garoto seja liberado para retornar ao Brasil no início do próximo mês. Depois disso, a família inicia o processo de revisão médica, com novas viagens à China.
“O Thiago está reagindo bem ao tratamento. A novidade é que os médicos chineses chegaram ao nosso apartamento, após a terceira aplicação, e pediram para ele levantar as pernas. Graças a Deus, nosso filho conseguiu fazer o movimento, o que não acontecia há muito tempo. Os médicos deram muitas risadas com a nossa reação”, relata Silvana Santos, que concedeu a entrevista pela internet e forneceu fotos do filho sendo atendido na China. Ela informou que Thiago é submetido diariamente a sessões de fisioterapia e acupuntura.
Campanha
O drama de Thiago - e agora a sua recuperação no país asiático - emocionou as pessoas que se envolveram na campanha de arrecadação de recursos iniciada pela família no início deste ano. “O tratamento com célula-tronco é caro (cerca de R$ 100 mil), e ainda não conseguimos todos os recursos”, revelou Silvana Santos.
alguem sabe o endereço desse menino? enviar rayanasouzasilva@hotmail.com
ResponderExcluir