Elisany Silva (Elizane Cruz Silva) é uma jovem brasileira nascida em 27 de setembro de 1995, em Ajurutena no Pará, Brasil. A bela garota mede 2,06 metros e está na lista das jovens mais altas do mundo. Ser tão alta assim, não deve ser fácil, mas no momento ela está aproveitando a fama e já até recebeu convite para ser modelo. Elisany de apenas 14 anos, chama atenção com sua altura por onde passa e poderá ser considerada oficialmente a adolescente mais alta do mundo. A média brasileira para garotas dessa idade é de 1,51 metro e o quadro de Elisany é preocupante, pois ela continua crescendo e ultimamente tem se queixado de dores de cabeça e nas pernas, que podem estar relacionadas ao seu crescimento fora do comum. De família humilde, os pais se preocupam com o futuro, pois não podem pagar um tratamento adequado para a filha que não para de crescer. A linda garota Elisany Silva que mora em Ajuruteua, no Pará, tem o conhecido mal dos gigantes, o gigantismo acromegálico, que é causado pela produção excessiva do hormônio de crescimento, o GH (sigla do inglês growth hormone), pela hipófise, uma glândula que controla as principais funções vitais. Elisandy que só tem 14 anos, mede 2,06 metros de altura, o que lhe converte na adolescente mais alta do mundo. Título que, penso eu, ela não gostaria de ter.
A grande quantidade do GH é provocada pelo aparecimento de um tumor –com tamanho variando geralmente de um a quatro centímetros– e que se estende da região da hipófise até o nervo óptico.
Além de desencadear o crescimento de todo o organismo, o tumor pode provocar a diminuição da capacidade de visão do indivíduo, levando à cegueira. Dependendo do caso o tumor deve ser extirpado para que não resulte em crescimento de ógãos que poderia causar danos ainda mais graves.
Na literatura científica médica só foram identificados até hoje 200 casos de gigantismo acromegálico. Já os registros específicos de acromegalia somam 800.
Apesar do exagerado tamanho para sua idade, ela é bem bonita e pretende seguir carreira de modelo. Inclusive em setembro vai estrear nas passarelas, em um desfile de noivas em Belém. Quem sabe esta fama repentina possa ajudá-la a fazer um tratamento e então parar de crescer. Já está bom, se não for modelo, pode pensar em ser jogadora de basquete ou vôlei, quem sabe? Vamos ver o que o título de adolescente mais alta do mundo, pode trazer de bom para ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
esterfeliz12@yahoo.com.br