Crises de dores abdominais, por vezes intensas, flatulência e frequentes distúrbios do trânsito intestinal, que podem ser do tipo prisão de ventre ou, pelo contrário, diarreia.
Uma
Os distúrbios do cólon irritável (ou cólon espástico) resultam de alterações do peristaltismo (as contracções do intestino delgado e do cólon acentuam-se), de distúrbios da sensibilidade digestiva (o limiar da dor diminui) ou de um desequilíbrio da flora microbiana intestinal.
A dor está ligada à distensão das alsas intestinais e ao seu estado espasmódico, provocado pelo abrandamento do trânsito intestinal. Este abrandamento é muitas vezes camuflado por uma falsa diarreia causada pela estagnação das fezes no cólon ascendente, que se encontra irritado e que desencadeia uma hipersecreção de líquido a este nível.
- No momento da crise, deite-se com um saco de água quente sobre o abdómen.
- Ingira líquidos regularmente e em quantidade suficiente para amolecer as fezes e ajudar à sua progressão. Tome uma bebida fresca ao acordar.
Podem ser utilizados medicamentos não-irritantes (parafina, mucilagens, macromoléculas, lactulose). Podem também ser prescritos supositórios não-irritantes no caso de prisão de ventre terminal.
Para ter a certeza de que se tratam de perturbações funcionais, é necessário fazer alguns exames, que variam em função da idade e dos sintomas: radiografia de contraste do cólon (o chamado dister opaco) ou uma colonoscopia.
São indicadas e eficazes, uma vez que têm em conta o stress, que está frequentemente associado ao problema. Como complemento de uma alimentação saudável e equilibrada, podem assegurar uma cura satisfatória.
Auriculoterapia
Feitas as necessárias alterações na alimentação, a auriculoterapia tem sucessos notáveis.
Fisioterapia, sofrologia e hipnose.
Pode recorrer-se a estas medicinas com vantagem.
Naturopatia
Evite os alimentos que causam acidez, pois contribuem para a inflamação do tubo digestivo (carnes, sobretudo se forem muito assadas ou grelhadas), e aumente a ingestão de legumes, mas de uma forma muito progressiva, em especial os que come crus.
No caso de crise, coma apenas legumes cozidos. Assim que melhorar, reintroduza gradualmente os alimentos crus.
Osteopatia visceral
Pode ser utilizada em complemento da acupunctura e da homeopatia.
Psicoterapia
Em alguns casos, pode ser necessária para reduzir a tensão nervosa. Está indicada no caso de fracasso de todas as terapêuticas ou associada a elas.
- Tenha uma alimentação equilibrada, com uma dose de fibras suficiente mas sem ser excessiva, de preferência sob a forma de legumes (cenouras, feijão-verde, brócolos cozidos, alho-francês); suplementos alimentares sob a forma de farelos são por vezes úteis (pão integral, preparados de cereais).
- Pratique desporto e faça exercícios para fortalecer os músculos abdominais.
- Faça refeições a horas certas e tente evacuar com regularidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
esterfeliz12@yahoo.com.br