Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Transtornos do plexo lombossacral.

Doença dos plexos
Um plexo distribui os nervos de forma semelhante ao que faz uma caixa de ligações eléctricas que distribui os cabos para as diferentes partes de uma habitação. As lesões nervosas nos plexos principais, que são como as caixas de ligações do sistema nervoso, causam problemas nos braços ou nas pernas que dependem dos nervos afectados. Os plexos principais do corpo são: o plexo braquial, localizado no pescoço, que distribui os nervos para os braços, e o plexo lombossagrado, localizado na zona lombar (zona inferior das costas) e que distribui os nervos para a pelve e para as pernas.
Causas
Muitas vezes, a lesão de um plexo deve-se a que o organismo produz anticorpos que atacam os seus próprios tecidos (reacção auto-imune). Será provavelmente uma reacção auto-imune a responsável pela nevrite braquial aguda, uma disfunção repentina do plexo braquial. No entanto, as lesões do plexo são mais frequentes por causa de lesões físicas ou de um cancro. O plexo braquial pode ser afectado por um acidente que produza o estiramento ou o arrancamento parcial do braço ou por um trauma grave na axila; da mesma maneira, uma queda pode lesionar o plexo lombossagrado. O crescimento de um cancro na parte superior do pulmão pode invadir e destruir o plexo braquial, e um cancro do intestino, da bexiga urinária ou da próstata pode invadir o plexo lombossagrado.
Um plexo nervoso é uma rede de nervos entrecruzados semelhante a uma caixa de distribuição eléctrica numa casa. No tronco do corpo existem quatro plexos nervosos. O plexo cervical leva as ligações nervosas à cabeça, ao pescoço e ao ombro. O plexo braquial leva ao peito, ao ombro, ao braço, ao antebraço e à mão. O plexo lombar leva às costas, ao abdómen, à virilha, à coxa, ao joelho e à perna. O plexo sagrado leva à pelve, às nádegas, aos órgãos sexuais, à coxa, à perna e ao pé. Devido à interligação dos plexos lombar e sagrado, por vezes são designados como o plexo lombossagrado. Os nervos intercostais estão localizados entre as costelas.
Sintomas e diagnóstico
As perturbações do plexo braquial causam dor e debilidade no braço. A debilidade pode afectar só parte do braço (como o antebraço ou o bicípite) ou a totalidade do mesmo. Quando a causa é uma perturbação auto-imune, a debilidade do braço verifica-se no decurso de um dia a uma semana; a força recupera-se lentamente em alguns meses. A recuperação a partir de uma ferida tende também a ser lenta, ao longo de vários meses, embora algumas feridas graves possam causar uma debilidade permanente. A disfunção do plexo lombossagrado provoca dor na zona inferior das costas e na perna, assim como debilidade de parte da perna ou de toda ela. A debilidade pode estar limitada aos movimentos do pé ou da barriga da perna, ou pode provocar a paralisia total da perna. O grau de recuperação depende da causa. A lesão do plexo como consequência de uma doença auto-imune pode resolver-se de forma lenta no decurso de vários meses.
Conforme a combinação das perturbações motoras e sensitivas, o médico determina se existe um compromisso de um plexo e, pela sua localização, qual é o plexo afectado. Um electromiograma e os estudos de condução nervosa podem ajudar a localizar a lesão do plexo. (Ver secção 6, capítulo 60) O exame do plexo braquial ou lombossagrado mediante uma tomografia axial computadorizada (TAC) ou uma ressonância magnética (RM) pode determinar se a perturbação do plexo se deve à presença de um cancro ou a outro tumor.
Tratamento
O tratamento depende da causa da perturbação do plexo. Um cancro localizado próximo do plexo pode tratar-se com radioterapia ou quimioterapia. No caso de um tumor ou de uma hemorragia estarem a lesar o plexo, pode ser necessária a sua extirpação cirúrgica. Por vezes, o médico prescreve corticosteróides quando se trata de uma nevrite braquial aguda ou de outras perturbações dos plexos em que a causa seja auto-imune, embora não se tenha demonstrado a sua eficácia. Quando a causa é uma lesão física, provavelmente só terá de se deixar passar o tempo.

2 comentários:

  1. É possível também que estas perturbações tenham origens não apenas por questões físicas (lesões, tumores ) mas também biológica como é o caso de ataques de virus , em especial a condição de neuralgia pós herética , causada por um variante da catapora , como o Herpes Zooster e Herpes Simples .

    ResponderExcluir
  2. The fibres between L/5S/1&2 are activated when the body is in the horizontal position & then the blood acesses the penis and all female's genitalia. According w/ Giuliano Ballarin this bothers the PATIENT (let's say) as it is feeled like an involuntary erection disturbing the REST due too also PAINS (UNFORTUNATLY most of the EXPERTS know nothing about this and then the treatment is not wellpractioned or is frequently "malpratica". (THIS is just known chez le patiente himself.

    ResponderExcluir

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.