Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

sábado, 23 de outubro de 2010

OS EFEITOS DA CAFEINA NO CORAÇÃO, Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla.

 Ele já foi de mocinho a bandido do cardápio, mas acaba de ser considerado tão benéfico que cientistas admitem: o consumo moderado da bebida faz bem ao coração, é capaz de prevenir diabetes, melhorar quadros de depressão e ainda ajudar a acelerar o metabolismo
Para os amantes de uma boa xícara de café, não há nada melhor do que saboreá-lo logo ao despertar, como um estímulo para começar bem o dia.
 Assim como não é difícil encontrar pessoas que não passem mais de duas horas sem ele durante o trabalho. Por conta do seu efeito energético e também do paladar, a infusão tornou-se a bebida mais consumida do mundo. Tamanha popularidade sempre atraiu a atenção dos cientistas em várias partes do mundo, que se debruçaram a pesquisar os benefícios do alimento para a saúde. 
   Este ano, duas novíssimas pesquisas avaliam a questão e desfazem alguns mitos, como o de que, ao agir no sistema cardiovascular, o café poderia trazer prejuízos ao coração. Um dos trabalhos, da Universidade de Harvard, (EUA), avaliou, durante quatro anos, em 44 mil homens e 84 mil mulheres, a associação entre o consumo habitual da bebida e os riscos de doenças cardiovasculares. Nenhum dos indivíduos estudados apresentava história prévia de males do coração. Chegouse à conclusão que não existem evidências para responsabilizar o café pelo aumento do risco de doença coronariana. De acordo com os dados levantados, outros fatores como a ingestão de gorduras, o fumo e o sedentarismo, esses, sim, afetaram a saúde cardíaca do grupo analisado. Já o estudo realizado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, focou a relação do consumo de café com o diabetes - que atinge cerca de 50% dos pacientes coronarianos. O resultado apontou que tomar a bebida proporciona redução do risco de diabetes tipo 2 em homens e mulheres, não importando os níveis de atividade física, índice de massa corporal e utilização de álcool. Segundo a nutricionista Rosana Perim Costa, do Hospital do Coração, (SP), esse levantamento associa os ácidos clorogênicos, polifenóis com ação antioxidante, de concentração significativa no café e que reduzem o nível de glicose na circulação, promovendo uma ação antidiabética. "As pesquisas mostram que as substâncias presentes no café podem retardar a absorção da glicose, prevenindo diabetes tipo 2", considera. 
   Segundo Rosana Perim, o consumo moderado do pequeno grão traz outros benefícios como, por exemplo, diminuir a depressão. "Várias análises apontam ainda que a cafeína é capaz de amenizar quadros de doenças crônico-degenerativas, como o mal de Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla", afirma. "Por ser estimulante, o fruto do cafeeiro, pode induzir ao aumento do metabolismo, auxiliando na queima de calorias", justifica. "Mas nada substitui a alimentação balanceada e a atividade física regular", complementa a especialista. 

Uma xícara, mas coado, por favor! 
Os efeitos do café na saúde podem estar relacionados ao modo de preparo por causa do cafesol e do kahweol contidos no alimento, como demonstrou Rosana Perim Costa, em sua tese de mestrado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo ela, a concentração dessas substâncias varia de acordo com a forma como a bebida é feita, o que determina o aumento dos níveis de colesterol total e do mau colesterol", explica. "O cafesol e kahweol são eliminados durante o preparo da bebida em água fervida, mas são removidos pelo filtro de papel ou de pano. Porém, o café turco e o expresso contêm índices altos. 

Destruindo Mitos
Nos últimos dez anos, pesquisas médicas sobre o alimento buscam provar se ele é seguro e deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Um artigo publicado pela Universidade de Brasília (de origem no British Journal of Nutrition) descreve efeitos positivos do café nas respostas psicoativas e neurológicas, bem como em desordens metabólicas como o diabetes.
A cafeína, no entanto, é o maior foco de atenção da ciência, pelo impacto que pode causar na hipertensão. "Porém, as evidências indicam que, embora esta substância eleve a pressão arterial logo após a ingestão, não se pode dizer que o café causa hipertensão. A Universidade John Hopkins, (EUA), comprovou o fato em estudo que considerou o consumo moderado de café - até cinco xícaras pequenas por dia. Por isso, é recomendado que se evite tomá-lo em demasia", orienta Rosana Perim. 

Só faz mal em excesso
A
endocrinologista Ellen Simone afirma que não há malefício algum no consumo moderado de café. "A ingestão exagerada pode causar estimulação do sistema nervoso central, levando à insônia e irritabilidade, em pessoas sensíveis à cafeína. Com relação ao trato gastrintestinal, ele pode agravar gastrites e úlceras. Também tende a interferir na absorção do ferro alimentar, dificultando a recuperação de anemia", orienta.

Um comentário:

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.