Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

domingo, 31 de outubro de 2010

Traumatismo craniano atrapalha um cordenaçao motora.

Traumatismo craniano: Reabilitação precoce diminui danos
Quanto mais precoce e adequado o atendimento prestado a uma vítima de traumatismo craniano, maiores as chances de se evitar lesões irreversíveis. A partir daí entra em ação uma outra etapa: a reabilitação. Essa fase consiste em avaliar a pessoa que sofreu o trauma (craniano ou medular), ver qual é a incapacidade dela e tentar torná-la o mais independente possível apesar do limite. Para isso, o profissional indicado é o fisiatra, o médico de reabilitação - que envolve a parte física e neurológica. Saber o prognóstico de cada caso, o desejo mais legítimo da família do paciente, é talvez o maior desafio para os médicos.
A pessoa tem um potencial de recuperação que o médico desconhece, porque ela está em coma. A reabilitação é como uma corda que o médico joga para tentar puxar esse potencial mais rápido. Na verdade, essa corda é um conjunto de técnicas de prevenção de complicações e de estimulação de aquisição do potencial de melhora. O objetivo é facilitar e acelerar uma espécie de melhora neurológica espontânea. O prognóstico depende basicamente da idade, da lesão (se a área lesada for muito extensa o cérebro não consegue suprir o que ficou comprometido) e do tempo que o paciente ficou e coma (o prognóstico piora à medida que o tempo aumenta).
Quanto mais novo o paciente melhor o potencial de recuperação motora. Depois de um traumatismo craniano grave, 90% das crianças voltam a andar (podem ter alguma dificuldade motora como arrastar um pé). Isso se deve ao fato de que os jovens têm maior plasticidade cerebral (conceito de que o cérebro nunca deixa de aprender se estiver recebendo estímulos eficientes). A criança tem uma reserva neuronal não utilizada que pode suprir as áreas lesadas. Tem história de criança que fica seis meses em coma e que volta a andar. Quanto à cognição (habilidade de pensamentos, raciocínio e aprendizagem), no entanto, acontece o inverso. O impacto é maior nos mais jovens.
Importante
Há 10 anos os especialistas acreditavam que havia um tempo certo para a recuperação. “No caso de traumatismo crânio-encefálico, a maioria dos médicos imaginava que não haveria mais grandes melhoras depois de 18 a 24 meses”, diz a médica fisiatra Linamara Battistella, diretora da divisão de medicina de reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo. Hoje, há uma convicção de que a taxa de melhora diminui com o tempo e de que as grandes evoluções acontecem nos dois primeiros anos. Mas existe a certeza de que os ganhos continuam acontecendo, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.