A carência de vitaminas, chamada de avitaminose (carência total) ou hipovitaminose (carência parcial), é a maior causadora de cegueira em crianças nos países em desenvolvimento, além de doenças como: beribéri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia.
A anemia perniciosa é uma anemia macrocítica megaloblástica causada por uma deficiência de vitamina B12. Mais comumente, a deficiência de vitaminas é secundária a uma falta do fator intrínseco, uma glicoproteínas no suco gástrico que é necessária para a absorção da vitamina B12 na dieta.
Patogenia
A deficiência de B12 é mais comum em vegetarianos mal nutridos, em pessoas parasitadas pelo Diphyllobothrium latum (parasita de peixes), nas que sofrem de má absorção no intestino delgado e nas que têm divertículos intestinais ou obstruções parciais onde haja pouca oferta de B12 para muita demanda de vermes e/ou bactérias.
Tratamento
O tratamento consiste geralmente de injeções subcutâneas ou intramusculares de 50 a 100 mcg/dia de vitaminas B12 durante 1 a 2 semanas. Após uma reação, a freqüência de administração é reduzida até que a cura possa ser mantida de modo indefinido com injeções mensais de 100 mcg.
Recomendações dietoterápicas: a dieta deve ter proteínas de alto valor biológico, com suplementação de ferro, vitamina C e outras vitaminas do complexo B, além do cobre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
esterfeliz12@yahoo.com.br